Após uma parada em Angra dos Reis (RJ) ontem (25), o Roadshow TOTVS Hotelaria 2023 seguiu sua perna fluminense com um evento encerrado agora há pouco em Paraty. Oportunidades no mundo digital, experiência do cliente, inovação e perspectivas do setor foram alguns dos temas abordados no encontro, realizado na Pousada Villas Paraty.

O time de palestrantes foi o mesmo da noite anterior. Além do nosso editor-chefe Vinicius Medeiros, Thais Abreu, gerente de Soluções de Negócios da TOTVS; Douglas Pires, head Comercial da Letsbook; e Isabella Ferreira, cofundadora da agência Cocrio, falaram durante o evento. A próxima parada do roadshow é semana que vem, no dia 3 de outubro, desta vez em Cabo Frio. Inscrições aqui.

Em sua fala, além de destacar a performance do setor no primeiro semestre, Medeiros falou das perspectivas para a hotelaria nacional até o final do ano. Embora a demanda do setor siga positiva, comentou o editor-chefe do Hotelier News, já é possível perceber uma desaceleração nas principais praças do país, como reforçam números divulgados hoje (26) pelo FOHB.

Ele também apresentou dados do estudo Orçamentos Hoteleiros, parceria do Hotelier News com a Noctua Advisory. Preparado para ser um guia para os hoteleiros prepararem os orçamentos do ano que vem, o estudo traz uma séria de informações sobre as expectativa para o mercado hoteleiro em 2024. Apesar dos desafios macroeconômicos, há otimismo no setor.

“Para 2024, o sarrafo está mais alto, mas ainda há boas oportunidades aos hoteleiros, que devem seguir focados no aumento de suas diárias, pois é improvável que a demanda cresça muito na comparação anual”, comentou Medeiros. “Um dos pontos positivos para o ano que vem é que a oferta de novos hotéis é muito baixa, o que protege as propriedades atualmente em operação”, complementou.

Inovação

Na sequência, Thais falou dos pilares da inovação em qualquer indústria. São eles: pessoas, tecnologia e processos. Para exemplificar como esses pontos são relevantes, ela mostrou um vídeo no qual um carro de F1 anda em uma pista de terra – e com extrema dificuldade.

“Fazendo uma analogia com o vídeo, não adianta ter um carro de F1 andando nessas condições. Aqui neste caso, o automóvel é a tecnologia e os processos são as pistas”, destacou a gerente de Soluções de Negócios da TOTVS. “Sem processos adequados, fica difícil tirar o máximo proveito da tecnologia”, completou. “Então, inovação não é apenas assinar uma ferramenta nova. Tecnologia é apenas um meio.”

Thais destacou ainda que, para ter bom desempenho, os pilares processos e pessoas precisam de um bom ambiente de trabalho. “Em relação à tecnologia, trata-se do pilar mais fácil, pois ela pode ser encontrada com facilidade. O desafio está mesmo em encontrar o processo adequado”, salientou.

Redes sociais

Na sequência, Isabella falou sobre o poder das redes sociais para atrair clientes. “Primeiro, é importante ter em mente que o hóspede vive em meio a mundo digital. Então, ter maturidade digital e usar bem esses canais é fundamental”, pontua. “Procurar marca para comprar é o terceiro principal motivo para uso das redes. Ou seja, é uma grande oportunidade para os hotéis”, completou.

No Brasil, segundo dados do estudo WeSocial, o top 4 das mídias sociais com maior número de usuários incluir WhatsApp, Instagram, Facebook e TikTok. “Ter presença digital é estar nos canais que importam para o seu cliente. É para estar em todos? Não, mas é preciso entender o comportamento do seu cliente para ficar bem posicionado onde realmente importa”, destacou Isabella.

A seguir, Douglas Pires, da Letsbook, apresentou tendências de mercado relacionadas ao e-commerce, o que inclui o setor de turismo. O executivo destacou que, para vencer no comércio online, é fundamental entender a jornada de compra do cliente. “Por meio disso, pode-se criar uma experiência personalizada.”

Para exemplificar, Pires mostrou alguns dados recentes da Comscore que reforçam a força do comércio online no Brasil.

  • 78% dos consumidores afirmam comprar online uma ou mais vezes por mês.
  • 78 milhões de unique visitors mensais em páginas de turismo no Brasil.

“São números extraordinários. Mais ainda, é muito dinheiro na mesa para a hotelaria captar. Agora, para realmente aproveitar e lucrar, é muito importante entregar uma experiência digital boa e de compra, sem fricção. Más experiências digitais resultam em até 8% de receita perdida, mostram estudos”, disse Pires.

“Como ter um nível de experiência que faça sentido ao usuário? Use os dados que você tem dentro da sua propriedade. Isso vai te permitir entender melhor o seu comportamento e preferências. Essas informações fornecem insights importantes para interagir mais e melhor com os clientes”, acrescenta.

TOTVS - Douglas_Pires

Pires apresenta dados sobre compras online

Business Performance

Para finalizar a noite, Thaís apresentou o modelo de business performance desenvolvido pela TOTVS ao lado de parceiros como Letsbook, RD Station e Tribuzana, um ecossistema que possibilita incremento da venda direta por meio da fidelização dos clientes.

Ela lembrou ainda que os custos de distribuição são despesas relevantes para os hotéis, e que é possível virar esse jogo com inovação. Entre outras coisas, ela pontuou que o setor hoteleiro brasileiro ainda enxerga soluções tecnológicas como custo, em vez de investimentos, ficando à mercê de canais terceirizados, como as OTAs.

“Quando o hóspede chega via OTA e o hotel não possui uma estratégia de fidelização, esse consumidor torna-se fiel ao terceirizado. O e-commerce tem um marketing muito adequado, caso você tenha um plano para direcionar para o canal direto”, finalizou.

Parceiros TOTVS no Business Performance:

  • Letsbook: motor de reservas + CRM + central de reservas
  • RD Station: automação de marketing
  • Tribuzana: agência marketing focada em hotéis

O Hotel Innovation Talk conta com o apoio e patrocínio da Intel.

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News