A palestra de Pedro Cypriano, fundador e managing partner da Noctua Advisory, no Hotel Trends Orçamentos 2024, aberto há pouco, trouxe os principais dados e previsões para a hotelaria para o próximo ano, baseando-se em resultados do presente e do passado. O executivo foi responsável por comandar o segundo painel do encontro, O horizonte da hotelaria para 2024. Ele apresentou informações relacionadas ao setor hoteleiro e elaborou o que almejar para o próximo ano.

A apresentação de Cypriano começou pincelando sobre a turbulência causada pela quarentena durante a pandemia da Covid-19, que trouxe uma série de impactos negativos para o setor, que hoje segue se recuperando. “A diária média segue como indicador com mais espaço de crescimento, proporcionando balanceamento maior e aumento para voltar a níveis vistos há uma década. Ela também ajudou, nos últimos meses, a valorizar ações na bolsa de empresas do setor hoteleiro. De forma geral, a valorização ficou em 54% para OTAs e 28% para hotéis na Bolsa de Valores”, mostra o executivo.

Receita

Como previsto por alguns executivos e instituições à época, a demanda reprimida — apesar de estar no fim — foi responsável por reerguer números na hotelaria brasileira. Um dado importante trazido por Cypriano, por exemplo, é de que o RevPar de julho de 2023 já é 15% maior em relação ao registrado em 2019.

Em congruência ao dado apresentado sobre o RevPar, outros comparativos do mesmo retrospecto foram trazidos para ocupação e diária média. Para ambos, o crescimento foi de 2%, representando evolução geral para a hotelaria nacional. Por outro lado, Cypriano também traz contrapontos que reforçam a necessidade de inquietude neste momento.

“Apesar de bons números, devemos mirar para além de bater ou ultrapassar resultados de 2019. Olhando para anos anteriores, especificamente em 2012, percebemos que a diária média e o RevPar estão, respectivamente, 11% e 12% abaixo deste período. A ocupação, por outro lado, somente 1%”, diz o executivo.

Cypriano, mantendo a linha de raciocínio sobre os três principais indicadores do setor hoteleiro, reforça que ainda é preciso equilibrar tarifas se o objetivo é, de fato, crescer. “O foco precisa ser em fazer mais e evoluir de verdade”, complementa.

Segmentos

O sócio-fundador da Noctua Advisory, em sua explanação no Hotel Trends Orçamentos, trouxe dados sobre gerais sobre segmentos da hotelaria, além de alguns voltados ao turismo em si e que impactam no dia a dia dos empreendimentos. “Um dos pontos analisados é o das grandes cidades nos holofotes das diárias voltando a crescer, chegando até 34% — Brasília, neste caso — na comparação do início de 2023 até a data atual com mesmo retrospecto em 2022”, reforça.

Hotel Trends Orçamentos - Painel_Cypriano_Interna

Cypriano analisa crescimento da diária média em diversas praças

 

Entre os locais analisados e com aumento no mesmo quesito, os destaques, além da capital do país, incluem Rio de Janeiro (30%) e São Paulo (31%). De forma história, empreendimentos de lazer e eventos se encontram no melhor momento histórico. O primeiro cresceu 24% no RevPar em junho deste ano na comparação ano a ano.

O outro ocasionou aumento em diárias nos destinos que recebem mais encontros, como São Paulo, que recebeu 579 eventos no primeiro semestre e espera mais 700 para a segunda metade de 2023. O destaque também se aplica ao luxo, que se consolidou na busca por experiências renovadoras pós-pandemia e faturou, no ano passado, R$ 2,2 bilhões. Entre 2019 e 2021, o segmento cresceu 50%.

Aberturas no próximo ano

Entre os modelos hoteleiros e seus empreendimentos preparados para inauguração em 2024, Cypriano trouxe os seguintes dados:

  • Hotéis urbanos: abertura de 23 unidades (3.965 UHs);
  • Resorts: abertura 6 unidades (1.380 UHs);
  • Multipropriedade: 97 unidades.

“É claro a expectativa ímpar e mais positiva para empreendimentos de multipropriedade, dada a proporção do portfólio hoteleiro nacional para os outros dois segmentos citados”, explica, durante sua fala no Hotel Trends Orçamentos.

Pensamentos à hotelaria

Por fim, em pontos gerais trazidos durante a apresentação, Cypriano trouxe os seguintes insights:

Hoteleiros esperam seguir crescendo os resultados com algumas medidas a serem analisadas:

  • Controle de outros custos;
  • Baixa nova oferta de empreendimentos.

As principais oportunidades são:

  • Crescimento de diária (não de forma orgânica);
  • Aumento de receitas;
  • Inteligência de mercado e gestão de receitas;
  • Renovações podem acelerar;
  • Eficiência operacional.

Mesmo assim, ainda é importante prestar atenção em pontos como:

Corporativo ainda abaixo em números na comparação a 2019;

  • Folha crescendo até dois dígitos em 2024;
  • Economia em desaceleração;
  • Hotéis devem ser renovados;
  • Lazer internacional pode diminuir resultados no doméstico.


O Hotel Trends Orçamentos 2024 é uma realização do Hotelier News, em parceria com a Noctua Advisory. Em sua 2ª edição, o encontro tem como patrocinadores o Grupo R1, Clima ao Vivo, APP Sistemas, Atlantica Hospitality International, B&B Hotels, Climber RMS, Laghetto Hotéis, Atrio Hotel Management, Aviva, BWH Hotels, Grupo Wish, Hot Beach Hotéis & Parques, Equipotel e OTA Insight.

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(*) Crédito das fotos: Bruno Churuska/Hotelier News