O entrevistado de hoje (2) no Três perguntas para é um velho parceiro do Hotelier News, que faz sua segunda participação na seção. A primeira aconteceu em 2020. Pedro Cypriano, fundador e managing partner da Noctua|Inteligência em Hospitalidade e Entretenimento, tem como hobbies a gastronomia (comer e cozinhar), viagens e esportes como ciclismo, corrida e natação.

O executivo é graduado em Turismo pela Universidade de São Paulo, tem MBA executivo em Administração pelo Insper, mestrado internacional em Turismo e Hospitalidade pela Universidad de Alicante e especialização em Investimentos Hoteleiros pela Cornell University.

Em sua trajetória profissional, Cypriano passou por grandes consultorias globais, como a norte-americana HVS e a THR, na Europa. Ao todo, liderou mais de 500 projetos em mais de 10 países. Entre os mais emblemáticos estão o valuation e direcionamentos estratégicos da rede GJP, plano de expansão do Grupo Tauá, plano de negócios do Fasano Itaim, planejamento estratégico do Transamerica Comandatuba, além de diversos hotéis corporativos na América do Sul.

Cypriano ainda produziu dezenas de estudos setoriais, como pesquisas sobre a recuperação hoteleira no Brasil e, mais recentemente, o primeiro estudo nacional do setor de parques, atrações turísticas e entretenimento. Também é conselheiro de três importantes grupos de hotelaria, multipropriedade e timeshare.

No bate-papo, Cypriano fala das expectativas para o Hotel Trends Orçamentos, que acontece no dia 21 de agosto no Novotel Morumbi, em São Paulo. As inscrições podem ser realizadas no link. Confira!

Três perguntas para: Pedro Cypriano

Hotelier News: No Hotel Trends Orçamentos, a Noctua Advisory, em parceria com o Hotelier News, lançará o estudo “Orçamentos Hoteleiros 2024”. Além de sinalizar aos hoteleiros sobre expectativas diversas, quais os outros objetivos da pesquisa?

Pedro Cypriano: Nosso principal objetivo é fazer uma leitura setorial sobre o potencial de resultado dos nossos hotéis em 2024. Para isso, além de analisar os dados disponíveis (economia, turismo e hotelaria), conduziremos entrevistas em profundidade com dezenas de executivos do país, e coletaremos respostas de um questionário junto a centenas de hotéis.

Queremos ouvir não apenas o c-level das empresas, mas também as lideranças operacionais, que estão na ponta do nosso negócio e conhecem em profundidade os mercados em que atuam.

HN: Estudos como esse garantem maior previsibilidade para o setor, além de insights valiosos. Hoje, a importância de se antecipar ao atual cenário para tomar decisões assertivas é ainda mais evidente?

PC: Com informações de mercado, tomamos decisões mais assertivas em nossos negócios e aproveitamos melhor as oportunidades de resultados. O processo de elaboração de orçamentos requer um olhar para dentro (operação dos nossos hotéis) e para fora (mercado). Queremos ajudar a trazer insights que possam oxigenar as discussões internas dos grandes e pequenos grupos hoteleiros do país. E não apenas à tradicional ocupação e diária média, mas sim envolvendo outras receitas e importantes linhas de despesas. E o faremos para diferentes perfis de meios de hospedagem e destinos.

HN: Por fim, qual sua expectativa para o Hotel Trends Orçamentos?

PC: Que seja um espaço rico de diálogo e muitos direcionamentos estratégicos à hotelaria. Traremos ao evento executivos e alguns dos principais especialistas do setor. Nomes de peso abordarão tendências econômicas, distribuição, gestão de receitas e de custos… Juntos, traremos temas e análises que ajudarão a fundamentar com solidez os orçamentos hoteleiros pelo país.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal