Foi aberta há pouco a segunda edição do Hotel Trends Orçamentos 2024, promovido pelo Hotelier News em parceria com a Noctua Advisory. O evento acontece ao longo do dia no Novotel Morumbi, em São Paulo, apresentando insights importantes para hoteleiros na construção de seus orçamentos. Na cerimônia de abertura, Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News, e Pedro Cypriano, managing partner da Noctua, deram as boas-vindas ao público.

O primeiro painel do encontro, intitulado Macroeconomia: perspectivas para 2024, foi apresentado por Mauricio Oreng, superintendente de Pesquisa Macroeconômica do Santander, falando sobre todo o contexto macroeconômico do Brasil para o próximo ano, visto que ele influencia diretamente os próximos passos do setor hoteleiro.

A demanda reprimida por viagens, conhecida pelo segmento hoteleiro desde o fim das quarentenas ao redor do mundo, está no fim. Conforme apontamentos de Oreng, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro apresenta desaceleração para 2024 e, em paralelo, a hotelaria deve ter o mesmo ritmo.

Hotel Trends Orçamentos - Mauricio_Oreng

Oreng falou das perspectivas macroeconômicas para o Brasil em 2024

 

Segundo dados do Santander, em julho, houve queda de 11% no setor terciário, que inclui Varejo e Serviços. De maneira sintomática, hotéis e demais empreendimentos do segmento devem sentir os reflexos dessa estagnação no próximo ano. Ainda de acordo com o palestrante em sua fala no Hotel Trends Orçamentos, o RevPar deve sofrer o maior impacto direto da desaceleração do PIB

Outros dados

Com projeção de crescimento em 1,9% para 2023 e 1% para 2024 acima da inflação, caindo 1% em relação ao PIB do ano passado, o cenário desenhado representa o fim do ciclo iniciado pela pandemia da Covid-19.

“A desinflação será mais lenta e os juros terão queda gradual. Estes são fatores de um mercado mais inflacionado e que atravessa mudanças macroeconômicas e fiscais, além de situações como Reforma Tributária e o estabelecimento do arcabouço fiscal”, finaliza.



O Hotel Trends Orçamentos 2024 é uma realização do Hotelier News, em parceria com a Noctua Advisory. Em sua 2ª edição, o encontro tem como patrocinadores o Grupo R1, Clima ao Vivo, APP Sistemas, Atlantica Hospitality International, B&B Hotels, Climber RMS, Laghetto Hotéis, Atrio Hotel Management, Aviva, BWH Hotels, Grupo Wish, Hot Beach Hotéis & Parques, Equipotel e OTA Insight.

Hotel Trends Orçamentos - Patrocinadores - matéria 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(*) Crédito das fotos: Bruno Churuska/Hotelier News

(*) Na capa: Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News