Apostar em automação é uma das trends mais atuais do setor hoteleiro. Além de enxugar a mão de obra em determinadas áreas e processos, a tecnologia é ainda um fator de independência do hóspede dentro dos hotéis. Investindo forte em autoatendimento, o Clara Resorts injeta autonomia na experiência do cliente em suas propriedades.

Com o objetivo de oferecer uma estada mais prática e personalizada, a rede de resorts implementou máquinas de autoatendimento em suas duas propriedades, em Ibiúna e Dourado — ambas no interior paulista.

Escolher quando e como tomar aquele sorvete de massa com a sua combinação favorita agora é possível para os hóspedes do Clara Resorts. Aqueles que optarem pela unidade de Dourado, o Santa Clara Eco Resort, também terão a experiência com a máquina de vinho.

Em entrevista à reportagem do Hotelier News, Taiza Krueder, CEO do grupo, explica que faz parte da cultura do Clara Resorts inovar em sua experiência. “Desde o começo temos esse objetivo de deixar o hóspede muito à vontade. Assim como o sorvete e vinho, nossos sucos e refrigerantes não são servidos por garçons, mas estão disponíveis em máquinas”.

Taiza acredita que, muitas vezes, promover essa independência gera menos ansiedade no atendimento, gerando atrito na experiência de serviços. Vale destacar que os sorvetes não são cobrados à parte, já os vinhos retirados das máquinas são acertados no momento do check-out.

“É um sonho de infância ter uma máquina de sorvete, gera encantamento. Já o vinho, ao invés do cliente pedir uma garrafa, ele pode provar o quanto desejar de diferentes rótulos e escolher qual o agrada mais”, diz a executiva.

sorvete

Máquinas de sorvete estão disponíveis nas duas unidades

Como funciona

Cada um pode escolher o sabor favorito do sorvete e acrescentar os acompanhamentos, sem depender da disponibilidade dos garçons. Além disso, a quantidade e periodicidade de consumo ficam a escolha do hóspede. São três opções de massas que podem ser combinadas com coberturas, caldas, farofas e canudinhos de chocolate no melhor estilo “faça você mesmo”.

Para o bom apreciador de vinho, a liberdade de ter tempo durante a degustação é essencial na hora do consumo. Já que, o processo de conhecer a safra e entender suas “notas” gustativas podem variar conforme o momento e a vontade de cada um. A nova máquina de vinhos, disponível no Santa Clara Eco Resort, veio para colaborar nessa apreciação.

O Clara Resorts investe na excelência da “vivência de experimentações”, sempre em constante atualização de propostas inovadoras de atendimento. A ideia é proporcionar uma estadia cada vez mais personalizada. As opções de autoatendimento também incluem as máquinas We Proudly Serve da Starbucks durante todas as refeições.

Taiza pontua que a implantação das máquinas resultou em um pequeno avanço na diária média. “Fizemos uma conta para entender quanto precisaríamos cobrar a mais para ter o sorvete à vontade. Para evitar atritos no check-out, preferimos elevar a tarifa, assim como fizemos com outros elementos de nossa hospedagem”.

Da mesma forma que a tecnologia facilita o dia a dia do hoteleiro, ela também pode ser uma barreira em alguns casos. Hóspedes idosos e com pouca familiaridade com máquinas de autoatendimento e até mesmo problemas técnicos são alguns pontos a serem considerados.

“É uma curva de aprendizado. No início, nossa máquina do Starbucks também causava alguns empecilhos. Hoje, nosso time já sabe os possíveis problemas e como resolvê-los. São aparelhos muito intuitivos e sempre há algum colaborador por perto”, conta a CEO.

Com projetos em seu pipeline, como o aguardado hotel em Inhotim, o Clara Resorts pretende levar o autoatendimento para seus futuros empreendimentos. “Em Inhotim, temos 260 pessoas trabalhando na obra. Nossa expectativa de abertura é no início de dezembro deste ano e ainda estamos desenhando a experiência com o museu”, adianta Taiza.

1º trimestre

Os primeiros três meses de 2024 foram desafiadores por motivos como mão de obra e surtos de dengue, segundo a executiva. “Mesmo assim, foi um primeiro trimestre positivo. Como 2024 tem poucos feriados, apostamos nos calendários regionais e campanhas para terceira idade e famílias com filhos que não estão em idade escolar”.

O empreendimento em Ibiúna, com forte apelo para eventos, se destacou em ocupação no período, mas Taiza pondera que os indicadores variam de acordo com a época do ano. “Raramente fecho um hotel para evento. Tem que ser algo muito único e especial. Para o restante do ano, como não dependemos do aéreo, as reservas chegam com menos antecedência, porém estamos otimistas que 2024 será um ano bom”.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Clara Resorts