CEO do Clara Resorts, Taiza Krueder iniciou sua trajetória administrando os restaurantes de sua família. Após anos à frente da rede gastronômica, a executiva optou por seguir carreira solo, tirar um ano sabático e recalcular sua rota profissional.

Taiza poderia ter seguido muitos caminhos, mas a hotelaria estava no seu destino. Por sugestão do marido, a executiva passou a administrar o Santa Clara Eco Resort, localizado em Dourado (SP), e o primogênito da Clara Resorts. Aquela seria a semente que germinaria para a rede ser o que conhecemos atualmente.

Formada em Administração, Negócios e Marketing pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), Taiza ainda possui pós-graduação em Gestão Hoteleira e de Restaurantes. Em 2023, a rede investiu alto em suas propriedades e agora gesta o primeiro hotel localizado dentro do museu de Inhotim.

Três perguntas para: Taiza Krueder

Hotelier News: Em 2023, o Clara Resorts investiu alto em infraestrutura. Qual a expectativa de incremento de diária média e receita para 2024 após as melhorias?

Taiza Krueder: Atualmente, considerando o momento econômico do Brasil, é difícil repassar custos e aumentar o valor da diária. Quando fazemos investimentos no Clara, especialmente na área de lazer e infraestrutura, nosso foco é a retenção e aumentar os diferenciais em relação à concorrência. Logicamente, quando aumentamos o número de acomodações por resort, incrementamos a receita, mas os demais aportes refletem de forma indireta no faturamento.

HN: Uma das grandes expectativas para 2024 é a abertura do hotel em Inhotim. Tratando-se de um empreendimento dentro de um museu, quais serão os desafios operacionais e como agregar a experiência de hospedagem ao portfólio cultural?

TK: O objetivo será proporcionar experiências exclusivas, aproveitando o máximo de Inhotim. Tudo ainda é novo, mas sabemos que essa deve ser uma relação benéfica para os dois lados: museu e hotel. Já estamos desenhando horários exclusivos e aberturas para os hóspedes em dias em que Inhotim estará fechado, por exemplo. A curadoria das obras de arte que ocuparão o hotel será feita pelos profissionais do museu. O Clara estará à disposição para ajudar Inhotim no que necessitarem.

Além disso, estamos construindo um Clara com tudo o que oferecemos de melhor em todos os nossos resorts. Uma ampla área de lazer, com shows ao vivo, comidas deliciosas, piscinas, academia, spa. Será a nossa infraestrutura dentro de Inhotim. Acredito que a arte deve ser aproveitada com calma, de forma orgânica e, por isso, Inhotim deve ser visitado aos poucos. Com o nosso hotel isso será possível: os hóspedes poderão ir e vir, intercalando as visitas com o entretenimento do empreendimento. O Clara será um refúgio para as famílias aproveitarem ao máximo o lugar.

HN: No ano passado, o segmento de eventos corporativos ganhou mais força dentro do share da rede. Qual a estratégia para esse crescimento? E quais as expectativas para esse nicho de mercado em 2024?

TK: Eu gosto de atrelar os públicos, mas não quero virar um hotel exclusivamente de eventos. A pandemia nos ensinou que não podemos apostar em apenas em um tipo de público. Gostamos de um público misto, respeitando os espaços exclusivos para cada um. Considerando isso, temos investimentos previstos em Inhotim, que também contará com um salão de eventos, assim como o Santa Clara Eco Resort, em Dourado, que neste ano também ganhará seu próprio centro de eventos, sempre respeitando a acústica e tomando todos os cuidados necessários para que tanto as experiências corporativas quanto as pessoais continuem inesquecíveis.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Clara Resorts