A partir de 2024, a ideia de se hospedar em um museu será realidade. Anunciado recentemente pelo grupo Clara Resorts, o hotel localizado dentro do Instituto Inhotim já tem data para finalizar a primeira etapa: setembro do próximo ano.

A primeira etapa do hotel contará com 46 bangalôs, piscinas climatizadas e cobertas, sauna, spa e dois restaurantes. “Depois, serão construídas mais 60 acomodações, um spa cinematográfico no meio da floresta e a expansão do centro de eventos, em 2025. E para 2029 será inaugurado o resort completo, totalizando 150 acomodações, em uma área a 700 metros do museu”, diz Taiza Krueder, CEO da Clara Resorts.

Para dar continuidade ao projeto original, o grupo contratou o escritório Hemisfério Arquitetura. “O objetivo é preservar o que foi idealizado por Freusa Zechmeister, responsável pelo projeto original, finalizando apenas as modificações necessárias e ampliações na área molhada e na parte gastronômica. Queremos respeitar o seu legado, assim como o propósito do Instituto Inhotim. O hotel foi pensado para transmitir a essência do museu e proporcionar uma experiência única aos hóspedes”, continua a executiva.

O empreendimento

Cada bangalô foi projetado com o objetivo de refletir a essência artística e cultural do local. As duas suítes presidenciais contam com piscina e sauna. Além disso, todas as acomodações terão varanda com lareira, banheiras esculpidas em pedra-sabão, cama de casal, sofá e uma “Copinha da Mamãe”, equipada com cafeteria, água, micro-ondas, frigobar e adega.

As áreas de lazer, por sua vez, incluem piscina aquecida de 25 metros, piscina climatizada externa, sauna, sala de massagem, brinquedoteca e academia. “Levaremos toda a estrutura dos nossos resorts para dentro de Inhotim. Os hóspedes terão o privilégio de dormir e acordar dentro do museu, proporcionando uma imersão autêntica e profunda nesse ambiente singular, contando com todo o conforto e cuidado que o Clara oferece”, ressalta Taiza.

Os restaurantes oferecerão diversas experiências, sendo um à la carte à beira da piscina e outro com sistema de buffet, ambos focados em ingredientes orgânicos. Além disso, os apreciadores de arte e design serão contemplados com um interior elaborado pela arquiteta Marina Linhares, incorporando peças que representam o design brasileiro.

“Nosso objetivo é trazer a linguagem de Inhotim para o interior do hotel. Cada peça será escolhida para contar uma história e representar o design brasileiro, garantindo que os hóspedes se sintam imersos em um ambiente artístico e acolhedor”, pontua a CEO da Clara Resorts.

Medidas sustentáveis, como reciclagem de lixo e filtros de água nas acomodações, também estarão presentes no hotel desde a inauguração. “Queremos compartilhar toda essa riqueza deste lugar tão especial com as famílias e crianças, que poderão utilizar os espaços e seus jardins em horários que não são abertos ao público atualmente. E tudo isso com o nosso toque, oferecendo uma experiência inesquecível”, finaliza Taiza.

(*) Crédito da foto: William Gomes/Inhotim