As grandes redes internacionais estão realmente atentas ao segmento all inclusive. E, depois de movimentos de concorrentes, chegou a vez do IHG (InterContinental Hotels Group). Hoje (20) pela manhã, o grupo britânico anunciou um acordo comercial de longo prazo com a Iberostar Hotels & Resorts. Pelo que prevê a aliança estratégica, que era negociada há quase dois anos, a rede espanhola se mantém como dona dos ativos, mas 70 resorts (24,3 mil apartamentos) serão distribuídas e se transformam em uma nova marca no guarda-chuva do IHG: Iberostar Beachfront Resorts.

Em uma única tacada, o acordo amplia em 3% o inventário global do IHG, com o grupo britânico ganhando sua 18ª bandeira. A aliança também eleva a penetração da rede inglesa em mercados onde não tem forte presença no segmento de lazer, como México, República Dominicana, Jamaica, Brasil e Ilhas Canárias (Espanha). Pelo que foi divulgado, as unidades localizadas nessas praças já entram no sistema de distribuição da empresa liderada por Keith Barr no mês que vem. Além disso, o negócio explica, de certa forma, a saída de Orlando Giglio da rede espanhola.

IHG - acordo com Iberostar

Barr e Fluxá (ao centro) assinam contrato

“À medida que continuamos a expandir, estamos sempre procurando oportunidades de crescimento sustentável ​​e em segmentos que possam aprimorar ainda mais nossa oferta para hóspedes e proprietários”, afirma Barr, CEO do IHG em comunicado divulgado na imprensa. “Nossos hóspedes deixaram claro seus desejos de que aumentássemos as opções de resorts all inclusive em nosso portfólio de marcas. Temos o prazer de fazer isso com um parceiro tão respeitado como a Iberostar, que desenvolveu com sucesso uma presença líder no Caribe, Américas, sul da Europa e norte da África ao longo de muitas décadas”, completa.

No comunicado, o IHG informou ainda que as demais propriedades da rede espanhola localizada na Espanha, sul da Europa e norte da África serão incluídas na plataforma de distribuição da empresa ao longo de 2023 e 2024. Esse conjunto de empreendimentos se soma aos 260 resort do grupo britânico ao redor do mundo que abrangem marcas como Six Senses (comprada em 2019), Regent, InterContinental, Holiday Inn e Holiday Inn Club Vacations, entre outras.

Inventário

A importância estratégica do acordo fica explícita quando se vê que o IHG tem menos de 20 propriedades nos países onde as unidades da Iberostar Beachfront Resorts estão localizadas. A aliança tem validade de 30 anos, com opção de extensão para mais 20 e exclui hotéis urbanos da Iberostar, bem como os empreendimentos localizados em Cuba. A divisão por país desse imenso portfólio, em número de quartos, fica assim:

  • Espanha: 40%
  • México: 22%
  • República Dominicana: 13%
  • Outros destinos EMEAA: 12%
  • Jamaica: 8%
  • Brasil: 5%

A receita bruta total desse portfólio foi de aproximadamente US$ 1,3 bilhão em 2019. Esse montante equivale a um acréscimo de 4% na faturamento total de US$ 27,9 bilhões do IHG. De acordo com o acordo, o grupo britânico receberá valores por taxas de marketing, de distribuição, de tecnologia e de outros fees de maneira semelhante aos contratos que fecha com proprietários espalhados pelo mundo.

Para o Iberostar, o acordo faz sentido pela grande capacidade de distribuição global do IHG, bem como pelo programa de fidelidade do grupo britânico, que tem milhões de usuários no mundo todo. “Esta aliança estratégica permitirá que o Iberostar Beachfront Resorts se beneficie da tecnologia, habilidades e escala global do IHG”, comenta Miguel Fluxá, Chairman do Iberostar Group. “Manter 100% de propriedade nos permite continuar gerando diferenciação na indústria hoteleira com uma visão de longo prazo para nossos funcionários, clientes, operadoras de turismo, parceiros de distribuição e comunidades locais que nos foram leais durante todos esses anos”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Iberostar Hotels & Resorts

(**) Crédito da foto: Divulgação/InterContinental Hotels Group