IHG - Promo

Naquela manhã de novembro com o céu encoberto, a temperatura em Atlanta, mesmo para os brasileiros menos acostumados, não era capaz de incomodar. No entanto, um casaco se mostrava necessário naquela região industrial afastada do centro da cidade onde nasceu Martin Luther King Jr. Logo na entrada do galpão renovado pelo IHG Hotels & Resorts, destino final desta reportagem, o frio deu lugar à recepção calorosa da equipe da rede britânica, que tem na capital do estado da Georgia seu headquarter nos Estados Unidos.

“Sejam bem-vindos ao nosso Centro de Design. É aqui que os sonhos se tornam realidade”, disse Meredith Moore, Head of Holiday Inn Guest Experience & Brand Design, ao receber a equipe de reportagem do Hotelier News no local, que tem mais de 4 mil metros quadrados de área construída. Inaugurado em 2019, o IHG Design Center foi concebido para ser um laboratório de testes onde a empresa avalia conceitos de design de interiores, novas tecnologias e outras ideias para os quartos das diferentes marcas da empresa (veja abaixo as bandeiras ali presentes).

“Aqui desenhamos e testamos os protótipos de quartos de algumas das nossas marcas, como Holiday Inn, Holiday Inn Express, avid, Atwell Suites, Candlewood Suites e Staybridge Suites, além da Garner, lançada no ano passado e focada em conversões”, explica Meredith, acrescentando o porquê de marcas de luxo não serem “testadas” no local. “Hotéis premium têm projetos de design mais autorais e únicos, mais alinhados ao gosto dos proprietários ou com as características do destino “, completa.

No amplo galpão do Centro de Design do IHG, é possível se sentir nas propriedades da empresa em qualquer lugar do mundo. Os protótipos dos quartos de cada marca estão alinhados lado a lado em uma passagem que simula o corredor de um hotel, reproduzindo perfeitamente o design de interiores, o enxoval, as amenidades, os equipamentos (ar condicionado, TV, frigobar e cafeteira, por exemplo) e a metragem de cada um deles, em diferentes formatações (single e double).

“Se não fossem o chuveiro e o vaso sanitário, que são peças decorativas, diria que você pode dormir aqui sem nenhum problema”, brinca Smita Claveria, diretora de Guest Experience para a marca Holiday Inn Express. “De fato, ele simula perfeitamente a experiência de hospedagem que oferecemos em nossos hotéis”, continua Smita, observando que o trabalho da equipe de design nunca cessa.

“Estamos sempre analisando as tendências de design e buscando novos materiais para manter nossos apartamentos sempre atualizados às preferências dos consumidores. Pesquisas com clientes, comparações com concorrentes e conversas frequentes com os proprietários nos ajudam a entender a direção certa a tomar”, comenta Smita. “Então, a cada dois anos sempre agregamos ajustes e novidades aos projetos, sendo que mudanças mais significativas nos protótipos ocorrem a cada sete ou oito anos”, acrescenta.

Um clássico para um clássico

Podemos dizer, então, que a reportagem do Hotelier News teve sorte, pois a visita aconteceu justamente em um período de novidades nos projetos de duas das marcas mais icônicas da IHG: Holiday Inn e Holiday Inn Express. No caso da primeira, como explica Meredith, o protótipo faz uma moderna releitura do design dos anos 1950, com destaque para o mobiliário em madeira aparente e nos acenos sutis em peças decorativas ou de arte, bem como no uso de cores que lembram as primeiras propagandas dessa bandeira que estabeleceu os padrões originais desta indústria.

“O proprietário pode optar por diferentes combinações de cores nas paredes, além de ter flexibilidade na escolha do piso (carpete ou piso frio). Agora, o que garantimos é custo mais competitivo do que marcas similares de nossos concorrentes”, assegura Marcelle Lacy, diretora de Brand Strategy & Commercial Performance da Holiday Inn, destacando que o primeiro hotel com o novo design está em Chicago, nos Estados Unidos.

Já o design da outra marca da família Holiday Inn, o Holiday Inn Express, segue um conceito relativamente semelhante, também fazendo bastante uso de madeira aparente. “Entendemos que o novo design se aplica bem a todo e qualquer mercado, mas especialmente em praças fora dos EUA”, acrescenta Marcelle.

IHG - Design Center - interna

Freire, à direita, foi o guia da reportagem do Hotelier News no IHG Design Center, em Atlanta

 

“No quarto, uma das prateleiras foi desenhada a partir do feedback dos hóspedes. Destaco ainda o mobiliário que integra armário, escrivaninha e um espaço para guardar a mala, o que proporciona uma economia interessante de espaço. Além disso, nos quartos single, temos uma chaise como diferencial para o relaxamento dos hóspedes”, destaca a diretora.

Conversões em foco

Marca mais recente do grupo britânico, a Garner também tem um espaço próprio no IHG Design Center. O conceito de design privilegia a fácil instalação, visto que a bandeira é focada em conversões no segmento midscale. Segundo Pedro Freire, diretor de Desenvolvimento do IHG para o Cone Sul, tudo foi pensado para que a propriedade rapidamente se adeque aos padrões da Garner.

“Nos futuros hotéis, as áreas comuns terão as maiores diferenças de layout, o que é compreensível, mas nos quartos será mais fácil encontrar uma consistência maior”, explica Freire, destacando que, em propriedades mais novas e conservadas, a conversão pode ser feita em apenas dois meses.

“Nem todos os quartos serão assim como vocês estão vendo, até por ser uma marca de conversão, mas, ainda assim, há uma metragem mínima estabelecida para os quartos e, claro, alguns padrões. Agora, é tudo flexível e modular, com fácil instalação e um custo baixo, já que há várias peças opcionais”, complementa Freire.

“As conversões estão em alta e se adaptam muito bem ao mercado brasileiro, mas também temos no segmento midscale uma opção recente e fabulosa que é a marca avid, equivalente à Garner, mas para os chamados new buildings, comenta Freire, que continua. “Vale destacar também a bandeira voco hotels, que também é orientado para conversões, mas no segmento premium. No total, temos 19 ótimas opções para o proprietário encontrar a que melhor se encaixa ao seu projeto.”

Bem, enquanto esses projetos de novos hotéis não são anunciados por Freire no Brasil, o Hotelier News já trouxe algumas das cartas na manga com os quais o IHG Hotels & Resorts liderará sua expansão no mercado brasileiro nos próximos anos. Esperamos ansiosamente por essas novidades!

* A reportagem viajou a convite do IHG Hotels & Resorts

(*) Crédito da capa: Divulgação/IHG Hotels & Resorts

(**) Crédito dos vídeos: Hotelier News