Divulgado hoje (20), o balanço anual do IHG (InterContinental Hotel Group) aponta crescimento substancial nos principais indicadores. O faturamento total foi de US$ 4,62 milhões, 19% maior que o alcançado em 2022. Já o RevPar global apresentou alta de 16,1% em igual base comparativa, e 10,9% na comparação com 2019, ano anterior à pandemia.

Foi uma honra assumir como CEO do grupo IHG em julho e gostaria de agradecer às nossas equipes por entregarem um excelente conjunto de resultados. A demanda por viagens estava forte em todos os mercados, com o RevPar subindo, tanto em relação ao ano anterior, quanto em relação ao ano pré-pandêmico”, diz Elie Maalouf, CEO do grupo, em reunião sobre os resultados.

O lucro operacional em 2023 foi de US$ 1.066 milhões, um aumento de 70% em relação aos US$ 628 milhões registrados em 2022. A diária média, por sua vez, apresentou alta de 5% em relação ao ano anterior e 13% em relação a 2019, enquanto a taxa de ocupação ficou 6% acima do atingido na comparação anual e está 1% abaixo do alcançado durante o ano pré-pandêmico.

Pipeline e portfólio

Foram abertos 47,9 mil quartos em 275 hotéis, um aumento de 16% em relação ao ano anterior. O portfólio total agora é de 946 mil UHs em cerca de 6,3 mil hotéis. Além disso, foram assinados contratos para 79,2 mil quartos em 556 hotéis), um aumento de 26% na comparação anual.

O pipeline global agora conta com 297 mil quartos distribuídos por 2 mil hotéis, um aumento de 5,5% em relação a 2022. No quarto trimestre, foram abertos 19,2 mil quartos em 117 hotéis e assinados contratos para 28,3 mil apartamentos em 194 empreendimentos, um dos trimestres mais produtivos já registrados.

Todos os números são ajustados excluindo a entrada dos hotéis Iberostar no portfólio da rede. “Ajustando o efeito dos hotéis Iberostar se juntando ao sistema da IHG, as aberturas do quarto trimestre cresceram 27% ano a ano e as assinaturas aumentaram 50%, representando um dos nossos maiores trimestres de atividade de desenvolvimento”, comemora o CEO.

^(*) Crédito da foto: Divulgação/IHG