De acordo com números da Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro, o turismo na Cidade Maravilhosa teve faturamento de quase R$ 170 milhões em 2022. O valor representa aumento de 86% em relação a 2021 e 12% frente a 2019, ano pré-pandemia, período no qual a receita foi de R$ 151,5 milhões, aponta o Diário do Rio.

“O setor de turismo apresentou forte retomada nos últimos meses, dobrando a arrecadação de impostos. E as expectativas são altamente positivas para os próximos meses, com o verão, a temporada de cruzeiros, Carnaval e a realização do Web Summit em maio”, explica Antônio Mariano, secretário de turismo do Rio de Janeiro.

“Todos esses eventos vão movimentar bastante a economia e atrair mais visitantes para a cidade. Com isso, ganha o carioca, com mais emprego e renda no setor”, completa.

Números da hotelaria

Sem sombra de dúvida, o resultado positivo do turismo em 2022 foi alavancado pelo grande fluxo de turistas durante as festividades de fim de ano. Segundo dados do HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro), a ocupação nos hotéis da cidade chegou a 98% na noite de 31 de dezembro de 2022 para 1º de janeiro deste ano. O percentual confirmou o desempenho esperado pelo mercado, já alcançando níveis pré-pandêmicos.

“Já esperávamos um bom desempenho, graças ao arrefecimento da pandemia e ao trabalho de promoção que os players do turismo fizeram ao longo deste ano, estimulando a retomada do turismo em todo o estado”, afirmou Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, reeleito em dezembro do ano passado.

No período, 25% dos turistas que no Rio eram estrangeiros, superando os 10% do Réveillon anterior. De acordo com a prefeitura, cerca de 3 milhões de pessoas comemoraram a chegada de 2023 na capital fluminense.

(*) Crédito da foto: Unsplash