A expectativa era alta devido a retração dos índices de Covid-19 e avanço da normalidade no país ao longo do ano. Até a última matéria publicada pelo Hotelier News, a hotelaria do Rio de Janeiro esperava 81,61% de ocupação entre os dias 30 de dezembro e 1º de janeiro. Contudo, dados divulgados hoje (3) pela HotéisRIO apontam que o resultado foi ainda melhor.

Um dos destinos mais procurados para o Réveillon no mundo, a Cidade Maravilhosa chegou a 98% de ocupação hoteleira na noite do dia 31 de dezembro de 2022 para 1º de janeiro de 2023. O número confirmou o desempenho esperado pelo mercado, alcançando níveis pré-pandêmicos.

“Já esperávamos um bom desempenho, graças ao arrefecimento da pandemia e ao trabalho de promoção que os players do turismo fizeram ao longo deste ano, promovendo a retomada do turismo no estado do Rio de Janeiro”, afirma Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, reeleito em dezembro do ano passado.

Turistas estrangeiros

Além dos números elevados, outro motivo de comemoração foi o retorno dos turistas estrangeiros — com destaque para norte-americanos e europeus. “Foi uma surpresa agradável, observamos que 25% dos visitantes eram estrangeiros – no Réveillon anterior representaram somente 10%. Isso é muito expressivo, voltamos a níveis pré-pandemia”, celebra Lopes.

Anunciado pela Riotur como a maior celebração da virada de todos os tempos, este Réveillon animou as projeções de recuperação do setor para esta temporada. Segundo divulgado pela prefeitura no dia 1º, cerca de 3 milhões de pessoas comemoraram a chegada de 2023 na capital fluminense. Somente em Copacabana, o público foi superior a 2 milhões, em uma festa que marcou a retomada da festa em seus moldes tradicionais, com queima de fogos e shows após dois anos de pandemia.

Penha, Flamengo, Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Paquetá, Ilha do Governador, Ramos, Guaratiba, Sepetiba e Madureira também receberam público para brindar a virada do ano.

(*) Crédito da foto: Pedro Kirilos/HotéisRIO