A nove dias do Réveillon, a hotelaria carioca registra vê reservas aumentarem exponencialmente. De acordo com a terceira prévia da pesquisa do HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro), divulgada hoje (23), a média de ocupação na capital fluminense registra, até o momento, 81,61% para o período de 30 de dezembro de 2022 a 1º de janeiro de 2023.

Ipanema e Leblon lideram a lista de bairros mais procurados da Cidade Maravilhosa (93,62%). Em seguida, aparecem Leme e Copacabana (93,10%), Barra da Tijuca e São Conrado (92,04%), Flamengo e Botafogo (87,35%) e Centro (78,30%).

O relatório da hotelaria carioca divulgado na semana passada pela entidade apontava ocupação de 80,75%. A expectativa dos hoteleiros para o Réveillon é de superar o registrado no ano passado, quando a taxa de ocupação foi de 92,10%. “As projeções de recuperação do setor são muito positivas para esta temporada e sinalizam que os números fiquem próximos ou superem os do Réveillon de 2020/2021. Esperamos chegar a 98% de quartos ocupados”, afirma Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO.

Barra da Tijuca se destaca com festa indoor

Se posicionando há alguns anos como o maior Réveillon indoor do Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca tem reservas concorridas. Mais de 92% dos quartos já estão reservados, e a expectativa da hotelaria é de que este número chegue a 100% na virada de ano.

Lopes afirma que a festa foi planejada no formado indoor porque não há programação na praia. “A queima de fogos de artifício é feita nos telhados dos hotéis, que organizam grandes festas, muito procuradas pelos turistas. As famílias também costumam receber convidados em seus condomínios, já que o bairro tem por característica prédios com varandas que convidam a confraternizar”, diz.

“Outros prestigiam a programação de ceias e atrações musicais dos hotéis vizinhos pela segurança e praticidade. Alguns shoppings também participam, garantindo um céu iluminado da Barra ao Recreio. É uma comemoração muito bonita e com demanda que cresce a cada ano”, finaliza.

Estão confirmados 12 pontos de queima de fogos: Windsor Marapendi, Wyndham Rio Barra, Quebra Mar da Barra, Radisson Hotel Barra Rio de Janeiro, VillageMall, Hilton Barra, Courtyard by Marriott Rio de Janeiro, Ilha Pura, Ramada Encore by Wyndham Ribalta, Barra World Shopping & Park, eSuites Hotel Recreio Shopping e CDesign Hotel.

(*) Crédito da foto: Fernando Maia/Prefeitura do Rio