Após os estados nordestinos expressarem seu otimismo em relação às festas de final de ano, é a vez da hotelaria de São Paulo e do Rio de Janeiro compartilharem suas expectativas. Hoje (14), a ABIH-SP e a HotéisRio divulgaram suas projeções para o desempenho hoteleiro para o Natal e o Réveillon.

No caso do estado de São Paulo, a ABIH-SP revela que, dependendo da previsão meteorológica, a taxa de ocupação dos hotéis oscila de 44% a 100% para o fim de ano, com tendência de alta. A projeção, no entanto, é maior para o Réveillon do que para o Natal, com demanda majoritariamente de lazer – e com destaque óbvio para o litoral.

Contudo, um dos principais fatores que garantem vantagem competitiva é a oferta de programação especial nas datas comemorativas. Prova disso é o fato de que os hotéis que investem nessas estratégias devem alcançar, na projeção da entidade, até 82% de ocupação para o Natal e 100% para o Réveillon em quase todos os segmentos.

Rio de Janeiro

Como já discutido no Hotelier News, a hotelaria carioca espera ansiosamente pela alta temporada de verão. A 15 dias do Réveillon, a HotéisRio já registra uma média de ocupação hoteleira de 80,75% para os final de semana da virada. O destaque fica para os bairros de Ipanema e Leblon, com 89,02% das reservas confirmadas, seguidos de Leme e Copacabana, com 88,99%. Atrás destes estão Barra da Tijuca e São Conrado (82,04%), Flamengo e Botafogo (72,55%) e Centro (61,35%).

A expectativa, no entanto, é de que seja a maior celebração da virada de todos os tempos, superando o resultado do Réveillon passado, quando a taxa de ocupação foi de 92,10%. “As projeções de recuperação do setor são muito positivas para esta temporada e sinalizam que os números fiquem próximos ou superem os do Réveillon 2020/2021. Esperamos chegar a 98% de quartos ocupados”, estima Alfredo Lopes, presidente do HotéisRio.

Na avaliação da entidade, o Réveillon indoor da Barra da Tijuca deve continuar sendo o maior da cidade, com a ocupação chegando até 100% nos dias de virada. Como não há programação de eventos na praia, a queima de fogos é realizada nos telhados dos hotéis, que organizam grandes festas muito procuradas pelos turistas e moradores da capital fluminense.

Com patrocínio da Riotur, a comemoração de fim de ano tem confirmada 12 pontos de queima de fogos. Entre eles, estão Windsor Marapendi, Wyndham Rio Barra, Quebra Mar da Barra, Radisson Hotel Barra Rio de Janeiro, VillageMall, Hilton Barra Rio de Janeiro, Courtyard by Marriott Rio de Janeiro Barra da Tijuca, Ilha Pura, Ramada Encore by Wyndham Rio de Janeiro Ribalta, Barra World Shopping & Park, eSuites Hotel Recreio Shopping (antigo Ramada) e CDesign Hotel.

(*) Crédito da foto: PublicDomainPictures/Pixabay