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Empreender e gerir negócios do ramo hoteleiro não é uma tarefa simples. Além de toda a expertise no setor, é necessário conhecer também o outro lado do balcão da recepção, e mergulhar profundamente no comportamento e preferências dos hóspedes. E, como parte deste trabalho, é fundamental estudar as últimas tendências e novidades do segmento do turismo. Quando pensamos em vendas online, o one stop shop aparece como um mecanismo promissor.

Recentemente, o Google Brasil divulgou uma pesquisa com alguns insights sobre o turismo no Brasil em 2024. O levantamento apontou que, em 2023, o setor ganhou 10% novos viajantes e que 79% dos consumidores que têm as viagens como parte de suas prioridades desejam viajar ainda mais. O estudo ainda mapeou importantes comportamentos, como o aumento da busca por viagens terrestres e a ausência de fidelidade com marcas turísticas específicas.

“No cenário desenhado pela pesquisa – que, convenhamos, é um tanto desafiador -, ficou evidente ainda uma tendência que acredito que merece especial atenção: a valorização de empresas one stop shop no setor, ou seja, que oferecem diversos produtos e serviços para a viagem de seus consumidores em uma única compra ganharão maior destaque”, avalia Claudio Cordeiro, diretor de Produtos de Hotelaria da TOTVS.

Esse modelo de negócio dialoga com importantes atributos valorizados pelas novas gerações, como conveniência, comodidade e boas experiências de compra. Ao oferecer maior valor agregado em uma única compra, estes estabelecimentos devem conquistar a preferência dos consumidores nos próximos anos.

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Tendência dialoga com as novas gerações, diz Cordeiro

Oportunidades para o setor hoteleiro

“Eu, particularmente, enxergo o one stop shop como uma enorme oportunidade para o setor hoteleiro, abrindo a possibilidade inclusive para a realização de novas parcerias e de expansão do portfólio de serviços. Na prática, estou falando, por exemplo, da oferta de experiências gastronômicas, parcerias com empresas de transporte, disponibilização de passeios turísticos e até mesmo programas de fidelidade. De maneira geral, o one stop shop na hotelaria oferece uma experiência ainda mais fluida e completa para o viajante, gerando maior satisfação e conforto, em poucos cliques”, continua Cordeiro

Para que essa estratégia seja efetiva nos empreendimentos hoteleiros, é necessário contar com uma boa infraestrutura tecnológica. É preciso investir em modernos canais de distribuição e sites responsivos, eficientes e seguros para os clientes fazerem suas compras. Além disso, robustos sistemas de gestão e motor de reservas são importantes para gerenciar processos contábeis, financeiros, de estoque e compras. O investimento em marketing digital também é essencial para tornar todo esse ecossistema atrativo para os consumidores. “Com tudo isso somado, este é o caminho para uma empreitada bem-sucedida”, diz o executivo.

A tecnologia também desempenha um papel fundamental na coleta e uso de dados, sempre de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). “Por meio da inteligência de dados, é possível oferecer pacotes e experiências customizadas para cada cliente, com opções de serviços de todo o portfólio. Também ajuda a apresentar as ofertas certas na hora certa: por que não anunciar uma oferta de massagem no SPA, caso o dia esteja chuvoso e o passeio na praia do viajante tenha sido cancelado? Este é apenas um de muitos exemplos que podem potencializar a oferta de produtos, com a inteligência agregada pela tecnologia”, acrescenta Cordeiro.

Diante da maior busca por comodidade e praticidade no momento do planejamento da viagem, e com a ascensão da jornada de compra no ambiente digital, a tendência é que empreendimentos hoteleiros que investirem na estratégia one stop shop ganhem espaço e se tornem mais competitivos no mercado de turismo. “E para que essa visão holística realmente dê certo, é fundamental contar com uma boa estratégia de negócios, considerando as melhores ofertas para compor o ecossistema de serviços do hotel, além, é claro, de contar com tecnologia para impulsionar resultados”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Preis_king/Pixabay

(**) Crédito da foto: Divulgação/TOTVS