Geração Z - Selo_promo

Um tema bastante abordado pelo turismo e hotelaria é sobre como a Geração Z está transformando (e irá transformar ainda mais) o panorama dos setores. Os jovens nascidos mais ou menos entre a segunda metade da década de 90 e 2010 estão chegando em peso ao mercado de trabalho e de consumo. Por isso, é necessário conhecer o perfil desses novos clientes.

Diferente das outras gerações, a Z, em sua maioria, já nasceu na era digital e possui novas referências, inclusive quando o assunto são viagens. A busca por experiências únicas, maior preocupação com a sustentabilidade e a realização de todo o planejamento online são alguns exemplos de pontos valorizados pela Geração Z, e que já impactam a hotelaria.

“Todas as principais análises sobre os valores cultivados pela Geração Z citam como um dos mais fortes a vontade de viver momentos diferentes. No turismo, isso fica bastante claro, e já era visto na geração anterior, a dos millenials“, diz Cláudio Cordeiro, diretor de Produtos de Hotelaria da TOTVS.

“Claro que estamos sempre fazendo generalizações e as gerações não são tão homogêneas mas, de maneira geral, já há uma tendência forte no turismo de saturação de um tipo de experiência “pasteurizada”, em que, não importa em que região do mundo estamos, tudo parece meio igual. Algo bem evidente na decoração e design dos hotéis, aliás”, completa.

Mudança de comportamento

O viajante de hoje quer sentir que está em um lugar de verdade, com uma história que reflita uma cultura. Nos destinos, isso significa que eles procurarão hotéis, pousadas e hostels com atendimento mais próximo e descontraído, assim como viver experiências gastronômicas e culturais com a população local. Um levantamento global da YouGov, de 2022, mostrou que 45% dos integrantes da Geração Z buscam viagens com oportunidades originais, além de priorizar o contato e o gasto de dinheiro com pessoas e empresas locais (40%).

“Essa busca por experiências autênticas está intimamente relacionada a outra tendência que observamos há algum tempo, e só se intensifica: a de um turismo mais sustentável. Inclusive, a agenda ESG deve ser um grande tema para o ano de 2024 no segmento”, acrescenta Cordeiro.

Nesta linha, devemos ver o crescimento do ecoturismo, turismo comunitário, turismo de aventura e viagens para prestar trabalho voluntário, por exemplo. Segundo a mesma pesquisa, 38% procuram por meios de hospedagem ecológicos, 34% buscam ofertas de viagens sustentáveis e 21% priorizam voos com menores emissões de CO2″, ressalta.

Planejamento 100% online

Não é novidade dizer que a Geração Z faz todo o planejamento e gestão de viagem online, na palma da mão, pelo celular. Atualmente, os aplicativos e sites das OTAs são o principal meio de pesquisa e compra de passagens aéreas e estadas, mas as gerações mais antigas ainda recorrem aos agentes de viagem tradicionais para terem atendimento mais personalizado.

Por isso, para se conectar aos novos consumidores que chegam ao mercado, é necessário investir na presença online, inclusive com canais de distribuição próprios, oferecendo também diferentes vias de contato com os clientes, como Whatsapp e chatbots, para sanar todas as dúvidas.

Geração Z - Cláudio_Cordeiro

Cordeiro fala do potencial da Geração Z

“E, quando o assunto é internet e conexão digital, especialmente com relação a Geração Z, vale ficar atento aos influenciadores digitais de turismo. Com perfis em redes sociais, como Instagram e TikTok, esses influenciadores vêm conquistando uma audiência cada vez maior e assumindo uma posição importante para a escolha de destino, hospedagem e passeios. Portanto, vale ficar atento a estes perfis, e até estudar possíveis parcerias com estes profissionais para divulgação de seu negócio”, comenta o executivo da TOTVS.

Outro ponto que vale ser destacado é que a Geração Z tem pouca fidelidade às marcas e está mais atenta aos preços e percepção de valor nas suas pesquisas. Isso é uma vantagem para hotéis que não são de grandes redes ou com marcas estabelecidas. Porém, para garantir que o potencial hóspede encontre e se interesse pelo empreendimento, é preciso fazer boas campanhas de marketing digital e divulgação, com boas fotos, vídeos, descrições, além de estar atento às avaliações e o que falam sobre o hotel nas redes sociais.

Além disso, essa geração é a que mais está percebendo que nem sempre o aluguel de curto prazo é a melhor opção no custo benefício, e que a comodidade e privacidade de um hotel ou pousada podem ser bem superiores por um preço não muito mais alto.

“Os casos de violação de privacidade de hóspedes em unidades alugadas nessas plataformas tiveram um impacto considerável, assim como as decisões de muitos dos principais destinos turísticos, como Nova York e Barcelona, de regular e limitar os aluguéis. Se você prestar atenção nos comentários nas redes e nos influenciadores, muitos dos mais jovens estão divulgando uma tendência de ‘hotel vale mais’. Esta é uma excelente janela de oportunidade que se abre para os hotéis anunciarem”, aponta Cordeiro.

“Enfim, o mercado está em constante transformação, e a chegada de novas gerações deve continuar impactando o setor. Há muitas oportunidades para quem souber atingir e se comunicar com esse público, mas para isso é preciso entender profundamente suas aspirações, acompanhando as mudanças da sociedade”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Freepik

(**) Crédito da foto: Divulgação/TOTVS