Dando continuidade à temporada de balanços do primeiro trimestre de 2024, a Marriott International divulgou seus resultados financeiros do período. Nos primeiros três meses do ano, a gigante hoteleira registrou aumento de 4,2% no RevPar global em comparação ao mesmo período de 2023. Nos mercados internacionais, o incremento do indicador foi de 11%, puxado principalmente pelo resultado positivo da Ásia-Pacífico, excluindo a China.

“Nos EUA e Canadá, a demanda se normalizou, com o RevPar aumentando 1,5%. O segmento de grupos foi o destaque no trimestre. O RevPar do Grupo na região aumentou quase 5% ano após ano”, aponta Anthony Capuano, presidente e CEO da Marriott. Em fevereiro, a rede comemorou o quinto aniversário do Marriott Bonvoy, programa de fidelidade da empresa. Com foco no crescimento da base de membros e no aumento do envolvimento, hoje o programa conta com 203 milhões de associados globais e é apontado pela companhia como uma vantagem competitiva importante.

“Estamos entusiasmados com o lançamento do MGM Collection com o Marriott Bonvoy durante o trimestre, que adicionou quase 37 mil quartos ao nosso sistema devido ao nosso acordo estratégico com a MGM Resorts International. Vimos um excelente ritmo de reservas iniciais e resgates de pontos de fidelidade em toda a coleção”, destaca o executivo.

“Nossos resultados no primeiro trimestre destacam a resiliência do nosso modelo de negócios asset-light e a força de nossas marcas. Estamos aumentando nossa orientação de lucros para o ano inteiro e agora esperamos retornar entre US$ 4,2 bilhões a US$ 4,4 bilhões aos acionistas em 2024”, complementa.

O lucro líquido reportado pela Marriott no primeiro trimestre foi de US$ 564 milhões, ficando abaixo do mesmo período do ano anterior (US$ 757 milhões). O Ebitda Ajustado, por sua vez, foi de US$ 1,1 bilhão, ficando acima do primeiro trimestre de 2023, que registrou US$ 1,098 bilhão. A empresa adicionou, nos três primeiros meses de 2024, aproximadamente 46 mil quartos. No final do trimestre, o pipeline global de desenvolvimento da Marriott contava com 3,4 mil propriedades e quase 547 mil quartos, incluindo 27 mil UHs.

Mais de 202 mil acomodações estavam em construção no final do primeiro trimestre. A Marriott recomprou 4,8 milhões de ações ordinárias por US$ 1,2 bilhão no período. No acumulado do ano até 26 de abril, a empresa retornou US$ 1,7 bilhão aos acionistas por meio de dividendos da recompra de ações.

Outros resultados

No primeiro trimestre, as taxas básicas de gerenciamento de franquia totalizaram US$ 1 bilhão, aumento de 7% em relação aos US$ 932 milhões registrados no ano anterior. A alta é atribuída principalmente ao crescimento do RevPar. As taxas de franquia não relacionadas ao indicador totalizaram US$ 208 milhões, também superando o primeiro trimestre de 2023 (US$ 197 milhões).

O aumento foi impulsionado, em grande parte, pelo crescimento de 10% nas taxas de cartão de crédito co-branding, parcialmente compensado por taxas mais baixas de marcas residenciais. As taxas de gestão de incentivos totalizaram US$ 209 milhões no primeiro trimestre, aumento de 4% na mesma base comparativa.

Os hotéis da Marriott geridos nos mercados internacionais contribuíram com quase dois terços das taxas de incentivos recebidas no trimestre. As receitas próprias, alugadas e outras, e líquidas de despesas diretas, somaram US$ 71 milhões no período, em comparação aos US$ 75 milhões do mesmo trimestre do ano anterior.

As despesas gerais, administrativas e outras chegaram a US$ 261 milhões, superando os US$ 202 milhões do mesmo período de 2023. A mudança ano a ano reflete, em grande parte, maiores investimentos com remuneração e litígios, bem como algum momento desfavorável durante 2024. As despesas líquidas com juros totalizaram US$ 153 milhões no período, superando os US$ 111 milhões na comparação anual.

Perspectivas

As perspectivas da Marriott para o ano de 2024 ainda pressupõem forte procura por viagens e uma continuação das tendências macroeconômicas atuais, segundo Leeny Oberg, diretora financeira e vice-presidente de Desenvolvimento da rede. Assim, espera-se que que o RevPar global cresça entre 4% e 5% no segundo trimestre e de 3% a 5% no ano inteiro.

A empresa tem a expectativa de que os grupos continuem a ser um forte impulsionador do crescimento do RevPar ao longo do ano, principalmente nos mercados internacionais, destaca a executiva. Entre os mercados que devem crescer no segundo trimestre, estão Ásia-Pacífico, Europa, Oriente Médio, África, e regiões do Caribe e América Latina.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International