Poucas ferramentas podem traduzir tão bem as mudanças de comportamento do consumidor e tendências de mercado como o Google. A gigante de tecnologia acompanha de perto as transformações do turismo de acordo com seus mecanismos de busca, gerando insights valiosos para empresas que desejam elevar sua relevância perante o público-alvo. Para a indústria de viagens, a companhia do Vale do Silício compartilhou o que seus executivos chamaram de “três verdades do turismo”, que ditarão as movimentações do segmento em 2024.

Com informações acumuladas ao longo de 2023, o Google consolidou algumas tendências que se perpetuarão este ano — começando pelo primeiro feriado de 2024: o Carnaval. Maurício Martiniano, líder de Negócios de Viagens; Fernando Luma, líder de Insights de Viagens; e Maria Clara Fleury, head de Marketing para Consumer Apps na América Latina, receberam a imprensa especializada na tarde de hoje (31), na sede da empresa, em São Paulo.

“Estudamos o comportamento de consumo em 2023 e na virada para 2024. De acordo com as análises, chegamos a três verdades do turismo que orientarão as viagens ao longo do ano”, inicia Martiniano. Os insights a seguir são baseados em:

  • Viajar é prioridade para os brasileiros
  • Turismo será predominantemente terrestre
  • Não há fidelidade com marcas específicas

De acordo com dados da empresa, em 2023 o turismo ganhou cerca de 10% de novos viajantes. Já 79% dos consumidores que têm as viagens como parte de suas prioridades desejam viajar ainda mais.

“Durante a pandemia, observamos a busca por malas de viagens, mesmo com as restrições. Ou seja, essa tendência apontava pelo desejo de viajar. Com o fim da crise, esse interesse se tornou realidade. E alguns dados corroboram com essa tendência”, continua o executivo.

Google - executivos

Executivos abordaram tendências e produtos

Mudanças estruturais

Para Martiniano, o turismo sofreu transformações estruturais significativas. O Google revela que a base das buscas atualmente são as acomodações — com avanço de 98% nas pesquisas frente a 2019. Já o interesse por viagens de ônibus subiu 28%, enquanto a procura por aluguéis de carro cresceu 45,4%.

“As pessoas querem viajar, mas esse movimento vai acontecer de outra forma. O turismo hoje é orientado por preço para chegar ao destino final”, salienta Martiniano.

Outro ponto relevante no estudo é a ausência de fidelidade de marca no segmento de viagens. O Google parte do princípio de análise de dois elementos: buscas genéricas (passagens aéreas, destinos, etc) e pesquisas orientadas por marcas.

“Existe mais impulsividade e menos planejamento. O termo ‘hotéis perto de mim’ cresceu 412% no ano passado frente a 2022. A hospedagem se tornou uma peça fundamental na jornada. Então, nós estamos pensando como o turista pode viajar mais e melhor”, complementa o executivo.

Martiniano explica que players do turismo devem refletir como criar novos modais, agregando serviços e produtos em um único ecossistema de compras. “Olhamos esse comportamento e vamos chegar ao momento do One Stop Shop. Existe uma grande oportunidade nesse movimento para as marcas não serem específicas, mas compreenderem esse novo comportamento de uma forma mais ampla e holística”.

Insights para o Carnaval

Enquanto parte da hotelaria se prepara para um fluxo intenso de turistas durante o Carnaval, o Google revela tendências para o feriado de acordo com insights de buscas. Até dezembro de 2023, as pesquisas para a folia apresentaram crescimento em relação ao mesmo período em 2019:

  • Hospedagem: 97,9%
  • Passagens de ônibus: 28%
  • Aluguel de carros: 42%

Destinos de praia, como manda a tradição, seguem no topo das pesquisas, com alta de 4% frente a 2022. Em seguida, estão as cidades do interior, com incremento de 15% nas buscas em relação ao Carnaval passado. “As buscas se concentram mais nos meses de janeiro e fevereiro, mas em dezembro já foi possível ver esse share crescendo”, pontua Luma.

Entre os destinos mais procurados para o Carnaval de 2023 estão:

  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Porto Seguro
  • Ubatuba
  • Fortaleza

Produtos em destaque

Para alavancar a relevância das empresas, além de oferecer uma jornada de planejamento customizada, o Google possui um hub de ferramentas em constante atualização. Um exemplo são os links gratuitos, que sofreram alterações no pós-pandemia. Antes da alteração, os links de reservas do Google Travel eram pagos. Agora, o consumidor tem opções orgânicas dentro do módulo de compra, além de anúncios.

Maria Clara deu destaque às ferramentas da empresa, como Google Trends e Bard — solução de IA (Inteligência Artificial) da companhia. “A partir do dia 2 de janeiro, a busca por Carnaval disparou, aumentando em três vezes em relação a dezembro”, conta.

Ao contrário dos dados do buscador, as informações do Google Trends são insights momentâneos, como recortes diários de determinados termos que estão em alta nas pesquisas.

A executiva também reforçou a importância do Google Voos, serviço online de pesquisa e reserva de passagens aéreas. “Você encontra informações que oferecem visibilidade de preços para economizar. Outra novidade que estamos desenvolvendo é um mecanismo semelhante para o transporte terrestre, com informações sobre ônibus intermunicipais e estaduais”.

E o grande destaque de 2023 ficou por conta do lançamento do Bard — solução de IA generativa do Google. O chatbot é a promessa de desenvolvimento de roteiros personalizados dentro do mecanismo de pesquisa da empresa.

“O Bard possibilita o desenvolvimento de roteiros com fotos, sugestões de pontos turísticos e informações organizadas. O planejamento pode ser adaptado de acordo com as necessidades dos viajantes, como o perfil de cada turista”, diz Maria Clara.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News