Passado o pior da pandemia, a hotelaria brasileira acelera rumo a um novo momento. Para a parcela mais profissionalizada do mercado, esse ciclo de mudanças tem nome e sobrenome: franquias hoteleiras. Sim, o setor terá fatia representativa do seu crescimento futuro a partir desse modelo de negócio, que trará ao país marcas atualmente pouco presentes por aqui. Ao mesmo tempo, esse fenômeno só está virando realidade porque proliferam operadoras sérias e competentes no país, sendo a ICH uma das mais reconhecidas entre elas.

Atenta a esse momento de mudanças, a operadora vem acelerando seu projeto de franquias, que ganhou mais força a partir da parceria assinada com a Hilton. Esta, por sua vez, já rendeu frutos concretos (relembre aqui) – e vem mais por aí. Agora, a administradora liderada por Alexandre Gehlen dá novo passo nesta direção firmando acordo de licenciamento com a Hyatt Hotels, o que amplia e qualifica o leque de marcas que pode ser apresentado aos investidores.

“São 24 anos de ICH, período em que alcançamos presença nacional a partir de uma marca própria (Intercity). Há alguns anos, percebemos que era necessário deixar esse perfil monomarca e, na verdade, começamos esse movimento lá atrás, quando firmamos parceria com a Yoo2”, conta Sérgio Bueno, em entrevista exclusiva ao Hotelier News, referindo-se ao empreendimento aberto em 2016, no Rio de Janeiro. “Sempre aparecem projetos com características diferentes do que entendemos ser um hotel Intercity. Então, era importante fazer esse movimento para acelerar nosso plano de expansão”, completa o diretor de Desenvolvimento da ICH.

Vice-presidente de Desenvolvimento da Hyatt para América do Sul e Caribe, Cristiano Gonçalves conta que a empresa está com apetite para crescer no mercado brasileiro e fará isso de uma maneira diferente do que foi feito no passado, quando a rede norte-americana investiu em tijolo por aqui. “Neste novo momento, vamos expandir em um modelo asset light e, para fazer isso, precisamos de bons parceiros operadores”, afirma.

“Estamos conversando com as melhores administradoras do mercado brasileiro e, sem dúvida, a ICH é uma delas. Mais ainda, vemos muitas sinergias entre as duas empresas. Por enquanto, não temos ainda nada específico, mas vamos buscar projetos juntos e analisar as possibilidades”, acrescenta Gonçalves, em contato com a reportagem do Hotelier News.

Intercity segue firme

Mesmo avançando no projeto de ser tornar uma operadora multimarca, Bueno deixa claro que a ICH nunca deixará de lado sua marca mãe. “O que importa para nós é apresentar ao proprietário a bandeira que melhor se encaixa no projeto. Acabamos de assinar um contrato para um Intercity em Cascavel (PR), por exemplo”, conta.

ICH - projeto de franquias - Sergio Bueno -

Bueno: parceria eleva leque de possibilidades

“A marca Intercity é de perfil midscale e, com a Tru by Hilton, conseguimos ter um fit perfeito para os investidores que querem um projeto mais enxuto. Já com a Hyatt, passamos a ter boas opções para hotéis upscale para cima”, complementa.

Ainda segundo o diretor da ICH, converter propriedades de bandeira Intercity para marcas parceiras é uma possibilidade, mas ainda não existe nenhuma negociação neste sentido. “Antes de tudo, porque essa conversão exige investimentos elevados por parte do proprietário. Então, o que tem hoje em curso são projetos greenfield”, explica Bueno.

Além disso, pelo fato de a ICH ter assinado primeiro com a Hilton, o executivo destaca ter mais negociações em curso com a bandeira Tru by Hilton. “Na verdade, as conversas com a Hyatt são recentes, e elas incluem mais de uma bandeira do portfólio da empresa. Então, a definição da marca vai depender muito do projeto e do proprietário”, comenta. “Estamos ainda negociando com a Hilton para oferecer aos investidores outras marcas da empresa”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/ICH