Mirando alçar novos voos no mercado nacional, a Intercity Hotels passa a olhar com mais atenção os contratos de franquias. Amplamente utilizado em outras cadeias hoteleiras, principalmente no segmento econômico, o modelo é a grande aposta da empresa para engrossar seu portfólio em 2023.

“Internamente, chamamos esse modelo de ‘uso da marca com serviços comerciais’, ou seja, todo o serviço comercial é feito com a nossa estrutura, só não fazemos a operação do hotel. Nessa modalidade, conseguimos desenhar melhor o produto, porque não tem a rigidez de uma franquia propriamente dita, e isso nos últimos anos foi um fator considerável no crescimento da Intercity”, destaca Sérgio Bueno, diretor de Desenvolvimento da rede, em entrevista ao Hotelier News.

Atualmente, o portfólio da Intercity conta com sete empreendimentos neste modelo, distribuídos nos seguintes destinos: Cabo de Santo Agostinho (PE), Anápolis (GO), Belo Horizonte, São Paulo Capital, São José do Rio Preto (SP), Florianópolis, e um último que será inaugurado no dia 6 desse mês em Itapema (SC), conforme adiantado pelo executivo a nossa reportagem.

Expectativas e desafios

Quanto ao crescimento, Bueno explica que é difícil definir uma meta exata de empreendimentos do modelo de franquias a ser atingida ao longo do ano. “Estamos sempre prospectando novos projetos para a empresa. Agora, a definição do modelo em que ele irá funcionar é algo que acontece durante o processo”, diz.

“Eu vejo bastante potencial nesse modelo, principalmente nesse momento de retorno à normalidade. Nossa marca passa credibilidade por meio do relacionamento mais próximo com o investidor, que gosta de ter maior controle sobre o que se passa nos empreendimentos”, completa.

Por outro lado, o executivo diz que o momento de instabilidade econômica, com projeção de crescimento da inflação, pode ser um dos desafios no processo de expansão da Intercity. “A pandemia veio para parar o mercado e a retomada está acontecendo agora. Mas acredito que à medida que os empreendimentos começarem a elevar seus resultados, a demanda hoteleira vai crescer e a expansão do portfólio acontecerá naturalmente”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Intercity Hotels