Fundada em 2019, a HotelCare vem aproveitando as oportunidades que o mercado vem oferecendo para expandir. Recentemente, mais três propriedades passaram a integrar o portfólio da empresa, enquanto outras três acabaram deixando. Com isso, a rede paulista passa a ter sob sua administração oito unidades, somando 599 apartamentos.

Foram integrados à HotelCare o ibis Arapiraca (AL), a Pousada Terramare, em Guapé (MG) e a Pousada Recanto dos Pássaros, na Ilha Grande (RJ). Eles se somam ao ibis Campina Grande (PB), ibis Montenegro (RS) e o ibis Palmas, além do César Park e do Cesar Inn, ambos em Juiz de Fora (MG) e pertencentes a Tempus Hotelaria.

“As operações da Tempus em São Paulo voltam à auto-gestão dos investidores”, revela Ronaldo Albertino, diretor da HotelCare, referindo-se ao Excelsior São Paulo, Marabá São Paulo e Timbiras Inn. “A realidade de São Paulo motivou a mudança na gestão, haja vista o fluxo instável e a tímida retomada das atividades corporativas não atingirem o patamar que entendemos viável para a manutenção de uma gestora profissional”, acrescenta Albertino.

A parceria com a Tempus, entretanto, segue sólida. “A decisão conjunta, minha e da HotelCare, se deu pela situação drástica que as operações enfrentam em São Paulo, tanto é que continuamos com a gestão da HotelCare em Juiz de Fora. Ter bons profissionais ao nosso lado sempre é a forma mais saudável de enfrentar adversidades”, ressalta Valéria Coelho Borges, dona da Tempus.

HotelCare: mais mudanças

Adicionada ao portfólio no ano passado, o Ecoresort & Golfe Clube dos 500 foi outra propriedade que a HotelCare deixou a gestão – os proprietários reassumem o negócio. “Ainda que o segmento de lazer tenha demanda maior neste momento, o segmento corporativo ainda é muito importante para compor o volume de receita ideal para atingir o ponto de equilíbrio”, explica Jeferson Munhoz diretor da HotelCare.

Neste contexto, avalia o executivo, era natural os proprietários do resort paulista buscarem enxugar custos para minimizar os impactos gerados pela pandemia no segmento corporativo. “Foram seis meses intensos de trabalhos em várias áreas, sobretudo na divulgação massiva do empreendimento”, argumenta Munhoz.

Para Albertino, apesar dos grandes desafios impostos pela pandemia, a crise atual deixa valiosos ensinamentos. “A grande lição que todos nós estamos aprendendo é a adaptabilidade e rapidez na tomada de decisão. Vimos no passado recente o anúncio da saída de São Paulo do Four Seasons, marca inquestionável, mas que soube a hora de recuar quando necessário”, acredita.

“Nossa empresa é jovem, tem apenas dois anos e já alcançou um patamar invejável, principalmente se levarmos em consideração que foram praticamente 12 meses de pandemia em nossa curta história de dois anos. Iniciamos o ano de 2020 com três hotéis e 329 apartamentos sob nossa operação. Agora, em janeiro de 2021, temos oito e 599 quartos, crescimento de mais de 80%. Não é de se desprezar”, finaliza Albertino.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Accor

(**) Crédito da foto: Divulgação/HotelCare