Foram mais de 120 anos classificando os melhores restaurantes pelo mundo, até que, em 2023, o Guia Michelin anunciou sua entrada no setor hoteleiro. Ainda que a chegada da publicação francesa tenha movimentado o mercado, o sistema de reconhecimento dos empreendimentos era um mistério.

Ontem (8), o Guia Michelin revelou suas classificações como Uma, Duas ou Três Chaves — relação semelhante às avaliações de restaurantes por estrelas. E os primeiros hotéis listados pela publicação já foram revelados.

As equipes do Guia Michelin selecionaram mais de 5 mil propriedades em 120 países que proporcionam muito mais do que um quarto para passar a noite. Os empreendimentos são avaliados em cinco categorias:

  • O destino em si, no qual o hotel contribui para a experiência local
  • Excelência em design de interiores e arquitetura
  • Individualidade, refletindo personalidade e autenticidade
  • Qualidade e consistência no serviço, conforto e manutenção
  • Coerência entre o nível de experiência e preço pago

Assim como as famosas Estrelas, as Chaves chancelam as propriedades com as experiências mais completas, tornando-se uma referência para os viajantes. “Com esta nova distinção, o Guia Michelin abre um novo capítulo no serviço que presta aos viajantes, que tem sido a sua força vital nos últimos 124 anos. Firmes na nossa abordagem no terreno, os inspetores elaboraram esta lista inédita para partilhar as suas melhores experiências hoteleiras na França”, comenta Gwendal Poullennec, diretor Internacional da publicação.

Uma, Duas ou Três Chaves

s estabelecimentos reconhecidos podem ser encontrados nas plataformas digitais do Guia Michelin a partir de filtros de pesquisa de acordo com a classificação por chaves.

  • Uma Chave: uma estada especial – a classificação recomenda hotéis com caráter e personalidade próprios. São propriedades que rompem padrões, oferecem diferenciais ou se destacam em sua categoria. O serviço vai além do esperado com preços próximos aos seus concorrentes.
  • Duas Chaves: uma estada excepcional – são lugares únicos, em todos os sentidos, que oferecem uma experiência memorável. Recebem a chancela os hotéis com caráter, personalidade e encanto, que unem design, arquitetura e simbiose com seus destinos.
  • Três Chaves: uma estada extraordinária – a classificação lista empreendimentos que reúnem o máximo de conforto, serviço, estilo e elegância. O reconhecimento lista as propriedades mais notáveis do mundo que são verdadeiros destinos por si só, que oferecem todos os elementos da hospitalidade com excelência.

Os primeiros da lista

A publicação ainda listou seus primeiros empreendimentos reconhecidos por chaves. No total, 189 hotéis franceses receberam a chancela do Guia Michelin. De acordo com a publicação, outros países entrarão para o seleto grupo em breve. Ou seja, hoteleiro, fique atento!

  • Uma Chave: 127 hotéis
  • Duas Chaves: 38 hotéis
  • Três Chaves: 24 hotéis

Todas as propriedades premiadas você encontra no link.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Guia Michelin