Na hotelaria, avaliações boas ou ruins podem definir os rumos e resultados dos empreendimentos. Afinal, são elas que influenciam na decisão do hóspede. Neste cenário, o Guia Michelin, famoso por avaliar restaurantes, anunciou no ano passado sua entrada também no setor de hospitalidade. Mas quais critérios serão utilizados? É o que iremos descobrir.

As equipes da companhia selecionaram mais de 5 mil propriedades e acomodações em 120 países e, com isso, cfoi criada a Chave Michelin, distinção especial que destaca os estabelecimentos que oferecem as melhores experiências hoteleiras. Os empreendimentos começarão a ser premiados ainda no primeiro semestre deste ano e, assim como acontece com os restaurantes, o Guia Michelin pretende recomendar de forma independente hotéis que constituam verdadeiros destinos.

Em uma indústria já saturada de recomendações, muitas vezes pouco confiáveis, o Guia Michelin chega ao mercado hoteleiro para oferecer sua expertise aos viajantes para orientá-los apenas nas melhores experiências. Assim, respondendo à atual padronização de acomodação em termos de design, decoração de interiores, toques especiais, entre outros pontos, a empresa irá apelar para as emoções dos viajantes, recomendando empreendimentos que ofereçam uma experiência completa.

Principais critérios

A nova seleção do Guia Michelin recomenda hotéis em uma ampla gama de preços e estilos. A seleção é baseada em cinco critérios:

  • O destino em si, no qual o hotel contribui para a experiência local
  • Excelência em design de interiores e arquitetura
  • Individualidade, refletindo personalidade e autenticidade
  • Qualidade e consistência no serviço, conforto e manutenção
  • Coerência entre o nível de experiência e preço pago

Assim, essa seleção hoteleira dirige-se aos viajantes que já confiam no Guia Michelin e também àqueles que procuram conselhos verificados e bem informados. O objetivo dessa nova abordagem é permitir que os hóspedes precedam ou sigam uma experiência gourmet com estada memorável, orienta-los para acomodações que ofereçam muito mais do que apenas um quarto para dormir, e também proporcionar a oportunidade de escolher, reservar e compartilhar suas experiências em uma única plataforma independente.

Nesta seleção, o Guia Michelin procurou destacar os estabelecimentos que elevam a hospitalidade, criando experiências únicas. “A Chave Michelin é uma indicação clara e confiável para os viajantes. Assim como a Estrela distingue os restaurantes que estão no auge da sua arte, a Chave reconhece os hotéis mais excepcionais do mundo. É também um reconhecimento do trabalho em equipe dos profissionais de hospitalidade comprometidos e entusiasmados”, diz Gwendal Poullennec, diretor Internacional dos Guias Michelin.

Todos os anos, a Chave distinguirá estabelecimentos liderados por equipes com conhecimentos únicos, sendo atribuída após uma ou várias estadas realizadas anonimamente pelas equipes de seleção do Guia Michelin.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor