Gramado é, por si só, um grande atrativo turístico. A cidade gaúcha atrai milhares de visitantes todos os anos — o que fez do destino uma escolha acertada para investimentos hoteleiros. Com uma vasta oferta de hospedagem e concorrência ferrenha, a Gramado Parks se diferencia com empreendimentos temáticos e uma gastronomia alinhada com a experiência completa de seus hotéis.

O Hotel In Loco desta vez é um combo três em um: nossa reportagem viajou ao Rio Grande do Sul para conhecer o trio de empreendimentos de multipropriedade da Gramado Parks que tem a gastronomia como um dos pontos altos das estadas na Serra Gaúcha — o Buona Vitta, Bella Gramado e Exclusive Gramado. Vale lembrar que o grupo também opera dois parques no destino — o Snowland e o Acquamotion.

Buona Vitta

Começando pelo filho caçula, o Buona Vitta foi inaugurado em julho de 2021. Recentemente, o resort inspirado na região italiana da Toscana entregou uma nova ala de apartamentos, chegando a 583 acomodações, com capacidade para receber até seis pessoas por quarto.

“Nossa maior proposta na Gramado Parks é proporcionar experiências únicas e exclusivas. E fazemos isso em cada empreendimento. O Buona Vitta é o nosso hotel mais recente, com temática toscana que pode ser percebida nos detalhes em pedra, nos tetos abobadados e em nossa enogastronomia”, explica Denis Mioli, diretor de Hospitalidade do grupo.

Em sua estrutura, o Buona Vitta também oferece duas piscinas aquecidas, hidromassagem, spa, área kids, academia e espaços para eventos. Todos os quartos remetem à região da Toscana e são equipados com lareira elétrica, entre outras funcionalidades de última geração.

Bella Gramado

No início do ano passado, entrou em operação o Bella Gramado — com características germânicas. Com arquitetura semelhante ao restante das construções da cidade, o empreendimento de 261 apartamentos está localizado na Av. das Hortênsias, onde antes funcionava o Café Colonial Bela Vista.

“É um hotel com um tom regional, localizado onde a Gramado Parks nasceu, o Café Colonial Bela Vista. Preservamos o restaurante e a roda d’água, enquanto o empreendimento foi se desenvolvendo em seu entorno”, continua Mioli.

Os quartos com decoração clássica também recebem até seis pessoas, com opções de cama de sofá cama. Dentre as facilidades do Bella Gramado, podemos destacar o kids club, academia, salas de spa, duas piscinas aquecidas e serviço de concierge.

Exclusive Gramado

Primeiro empreendimento operado pela própria Gramado Parks, o Exclusive Gramado é outro exemplo de hotel que abriu as portas durante a pandemia. Em atividade desde novembro de 2020, a propriedade chegou ao mercado com um conceito mais moderno e operação mais enxuta.

“O Exclusive é um hotel mais despojado, moderno e muito contemporâneo. Sua oferta é menor, como o próprio nome propõe. Entretanto, é um produto com uma ocupação sólida, em sua maioria composta por casais”, acrescenta o diretor de Hospitalidade.

Com 187 UHs, o empreendimento tem capacidade para acomodar até quatro pessoas por quarto, o que reforça o conceito de exclusividade. Sua estrutura ainda conta com piscina aquecida, hidromassagem, academia, lobby bar, spa e kids club.

Gastronomia temática

No caso dos hotéis da Gramado Parks, vale destaque para a gastronomia. Assim como a estrutura, serviços e hospedagens, os empreendimentos levam a sério a temática de seus restaurantes. Com menus diferenciados e refeições que conversam diretamente com o restante da experiência, o grupo ganha pela diversidade de pratos, inspirações e entrega.

No Hotel In Loco, vamos falar sobre o Dom Milo, Dona Lira e Opiano — cada um com suas particularidades e características próprias. Localizado nas dependências do Buona Vitta, o Dom Milo segue o padrão toscano do empreendimento, dando espaço para massas, pizzas, antepastos, burratas e a famosa bisteca fiorentina.

Já o Dona Lira respeita suas origens germânicas, trazendo receitas tradicionais como o joelho de porco, entre outros pratos com sotaque alemão. Entre as sobremesas, a cuca reforça as características regionais do Bella Gramado.

O restaurante do Exclusive Gramado — o Opiano — vem com uma proposta de gastronomia design, mais moderna e contemporânea. Aqui, tudo é possível. Desde carnes, sanduíches e massas até pratos inspirados na culinária oriental.

“O café da manhã dos restaurantes contam com uma grande variedade de itens. Procuramos sempre priorizar os produtores locais da Serra Gaúcha, trazendo pães de fermentação natural, pão sovado, tortas, bolos, estação de frios e frutas. Todos possuem cozinha show para o preparo de omeletes e tapiocas”, exemplifica André Galvão, diretor de Gastronomia da Gramado Parks. “Também sempre lembramos das restrições alimentares dos nossos clientes e temos o espumante no café da manhã que é um diferencial”.

Embarque em mais uma viagem com o Hotelier News e conheça os detalhes e sabores da Gramado Parks:

(*) Crédito das imagens: Peter Kutuchian e Nayara Matteis/Hotelier News