Gramado é, de fato, um dos destinos mais visados do momento. A prova disso é a quantidade de investimentos que o município gaúcho vem recebendo nos últimos anos. Empresa consolidada na região, a Gramado Parks reforçou sua presença com a abertura de mais uma unidade, desta vez em modelo de multipropriedade e pool hoteleiro. Inaugurado em dezembro, o Exclusive Gramado já opera com 95% de suas frações comercializadas.

Localizado entre Gramado e Canela, o projeto recebeu aporte de R$ 116 milhões da Gramado Parks Hospitalidade e Entretenimento, seguindo seus planos de expansão. Recentemente, a rede anunciou sua estreia no Nordeste, na Praia dos Carneiros, em Pernambuco.

Completando um pouco mais de um mês de atividades, o filho caçula do grupo abriu as portas a tempo do Natal Luz, uma das épocas mais aguardadas do destino e sinônimo de altas ocupações. Segundo Ronaldo Fagundes, sócio da empresa e vice-presidente de Hospitalidade, apesar do menor volume de turistas, o empreendimento ganhou em qualificação de público.

“Abrimos para os primeiros proprietários que já adquiriram suas frações e clientes do pool hoteleiro. Esse ano, o Natal foi diferente devido à pandemia, sem os shows de luzes e restrições. Chegamos a alcançar na rede 60% do volume de público registrado em dezembro e janeiro do ano passado. O turismo regional teve uma boa resposta em função da redução de viagens internacionais. Foi um perfil de público muito bom, mas em menor volume”, avalia Fagundes.

O empresário ainda reforça que o Exclusive Gramado segue as bandeiras que comandam a retomada no Rio Grande do Sul, que pode variar de semana para semana. “ Respeitamos as determinações do governo. Como estamos em soft opening, não chegamos à nossa capacidade máxima. Estamos testando as operações”.

exclusive gramado - ronaldo fagundes

Fagundes: não vemos mais a divisão entre lazer e corporativo

Exclusive Gramado: multipropriedade e pandemia

Sobre o momento escolhido para dar início às atividades, Fagundes confia na retomada, no potencial do destino e aposta nas demandas oriundas das mudanças de comportamento do consumidor observadas nos últimos meses.

“O mercado de lazer está em fase de restrições, mas acreditamos em um retorno forte para 2021. A pandemia transformou os modelos de trabalho e já é realidade a possibilidade de escolher de onde se quer trabalhar, ao mesmo tempo desfrutando do destino. Preparamos nossa estrutura e operações com lugares e espaços diferenciados para o home office, que vai além da mesinha no quarto. Não vemos mais essa divisão entre o lazer e corporativo, quem vem pode trabalhar e aproveitar com a família”.

Os proprietários das frações podem optar por utilizar os apartamentos, intercambiar sua unidade com outros hotéis e pela RCI, emprestar ou disponibilizar ao pool, recebendo uma renda alinhada às ocupações e diárias. Os outros 5% que ainda não foram comercializados, o sócio explica que, por hora, ficarão em estoque, com previsão de venda para os próximos dois anos.

Estrutura e sustentabilidade

Com 187 apartamentos no total, o Exclusive Gramado chega ao mercado focado em experiências e entretenimento. Ações culturais e gastronômicas ditam o perfil de hospedagem do empreendimento, como música ao vivo, degustação de vinhos e cervejas, jantes especiais com chefs renomados e workshops de azeites e drinks. “Entendemos que somos um grupo de entretenimento, é fundamental oferecer esse tipo de experiência dentro de um resort”, salienta Fagundes. Spa, piscinas aquecidas, academia, estações de trabalho e um piano no lobby completam a estrutura da propriedade.

Projetado e construído seguindo as premissas do Green Building para obter a certificação LEED que verifica esforços sustentáveis, o hotel usa tecnologias ecologicamente adequadas como a estação de tratamento de efluentes de altíssima eficiência; controle e captação de água da chuva; chuveiros e torneiras de alta performance e com baixo consumo de água; redução no consumo de energia através de sensores de presença em todas as áreas condominiais internas; paisagismo com vegetação adaptada ao microclima reduzindo o consumo de água e preocupação com a qualidade do ar interno e sua renovação permanente.

O empreendimento conta com uma equipe de 60 colaboradores treinados pela universidade corporativa da Gramado Parks. “Formamos nossa mão de obra com o espírito gramadense de servir, o que é um diferencial na entrega de experiência e que percebemos nos feedbacks dos clientes”, finaliza o executivo.

(*) Crédito da capa: Sergio Vergara/Gramado Parks

(**) Crédito da foto: Bianca Abreu/Gramado Parks