Uma marca reconhecida do brasileiro e pioneira na região. Uma OTA que nas Américas, da linha do Equador para baixo (e até um pouquinho para cima também), incomoda as gigantes globais. E muito, é bom ressaltar. A Decolar atravessou a pandemia com as mesmas dificuldades dos concorrentes, já se aproxima dos níveis de 2019 e planeja um ano positivo.

Para chegar a esse objetivo, a estratégia da Decolar passa por diversificação e olhar mais atento à oferta de hospedagem e ao mercado de viagens no Brasil. “O Brasil já vem muito bem e, dentro do nosso planejamento, é uma das alavancas de crescimento para 2022”, afirma Tiago Lopes, diretor de Sourcing Non-Air da Decolar. “O não-aéreo é outra alavanca”, completa.

Questionado pela reportagem sobre como seria possível colocar as vendas do não-aéreo em patamar próximo do aéreo (carro-chefe de vendas da Decolar), Lopes disse que aposta em uma palavrinha mágica. “É relacionamento. Queremos estar mais próximos dos hotéis, reconhecer esses parceiros”, acrescenta.

Dentro da oferta do não-aéreo, o short-term rentals também é prioridade, como mostra a recente aquisição de uma participação majoritária da Stays.net, que possui um portfólio de 17 mil imóveis localizados principalmente no Brasil. Outra vertical estratégica é a venda de bilhetes para atrações e transfers, iniciativa que se integra à operação de compra da HotelDo, em 2020.

Reconhecimento

Decolar - estratégia não-aéreo_ interna

Compra da Stays.net reforça estratégia do não-aéreo

Para ampliar o relacionamento com hotéis, a Decolar anunciou o lançamento do Programa de Reconhecimento. Idealizado pela equipe de Sourcing Non-Air, a ação visa reconhecer e premiar os hotéis parceiros. Ao todo, são quatro categorias: Top de Vendas Hotéis; Top de Vendas Grupos Hoteleiros; Hotel Preferente; e Tempo de Relacionamento.

“Nossa ideia é reconhecer e agradecer. Saímos de um momento muito difícil em nossa indústria, então nada mais justo do que retribuir a esses parceiros que estiveram conosco ao longo de toda essa caminhada”, comenta Lopes. “Então, esse reconhecimento tem relação com performance de produção, mas também com tempo de parceria e relacionamento”, completa.

Na WTM-LA, encerrada ontem (7), a Decolar anunciou alguns dos hotéis contemplados nas categorias. Ao todo, a equipe de Sourcing Non-Air reconheceu 1.082 propriedades, entre elas Rio Othon Palace, Serhs Natal Grand Hotel & Resort, Hotel Nacional Rio de Janeiro, Jurerê Beach Village e WZ Jardins, além de Accor, Atlantica e Laghetto.

Investimentos ganham corpo

Com os resultados financeiros avançando a cada trimestre, a Decolar faz como as suas grandes concorrentes globais. Sem detalhar números, Lopes contou à reportagem que vem ampliando os gastos em marketing. “Esses investimentos ainda não estão, no geral, no patamar de 2019, mas em alguns canais já estão próximos. O online é nossa veia principal, mas vamos apostar no offline também”, destaca.

Outra área prioritária é a parte de tecnologia. Com os DEVs concentrados na Argentina, a Decolar nunca parou os investimentos na plataforma, garante Lopes. “Não perdemos o foco na experiência de compra do cliente nem mesmo durante a pandemia. Ainda vem muita coisa nova para sair nesta frente estratégica”, assegura.

O consumidor (e os parceiros) latino-americano agradece!

(*) Crédito da foto: Divulgação/Decolar