Após várias empresas divulgarem seus resultados referentes ao quarto trimestre de 2021, chegou a vez da Decolar. A empresa – que anunciou recentemente a compra da Stays.net – teve EBITDA Ajustado de US$ 9 milhões no período. O resultado supera em 9% o resultado do quarto trimestre de 2019. Por outro lado, as reservas brutas da OTA permanecem abaixo do nível pré-pandemia, atingindo 75% do obtido naquele período. O indicador arrecadou US$ 958,8 milhões, ficando 46% acima do trimestre anterior, segundo o Phocuswire.

As receitas, por sua vez, aumentaram 49% em relação ao trimestre anterior, chegando a US$ 124,6 milhões, ou 86% dos níveis do quarto trimestre de 2019. No acumulado ano a ano, o avanço foi de 134%.

De acordo com Damian Scokin, CEO da Decolar, afirma que a melhora na lucratividade é impressionante. Segundo ele, o EBITDA poderia ter alcançado a cifra de US$ 16,3 milhões, se fossem excluídas as despesas extraordinárias da empresa.

As transações no período tiveram alta de 22% em relação ao trimestre anterior. Os dispositivos móveis respondem por 47% das transações feitas quarto trimestre. Na base anual, o aumento foi de 86%, mas o indicador permanece 18% abaixo de 2019. As diárias também avançaram, com 32% acima do terceiro trimestre, mas atingindo apenas 71% dos níveis pré-pandemia.

Outros indicadores

O lucro bruto da Decolar avançou 73% em relação ao terceiro trimestre, chegando a US$ 73,3 milhões. O programa de fidelidade da OTA também fechou o ano de 2021 com resultados positivos, chegando a 2,8 milhões de clientes.

Os investimentos em vendas e marketing subiram 163% no período, frente ao trimestre anterior, alcançando a cifra de US$ 34,6 milhões. A empresa afirma que o resultado reflete o desempenho dos investimentos em países com fortes tendências de recuperação.

“Os resultados encorajadores da Decolar no quarto trimestre refletem os esforços que fizemos nos últimos dois anos para reduzir nossa estrutura de custos, capturar sinergias de aquisições, diversificar nossos fluxos de receita e aumentar a lucratividade”, completa Scokin.

“Essas iniciativas aumentaram significativamente o poder de lucro de nossa empresa, que está crescendo com a melhoria das condições de demanda que nos beneficiamos neste trimestre. Embora a Ômicron ainda esteja atenuando as tendências de viagens no trimestre atual, prevemos uma recuperação nas compras de viagens no próximo trimestre e esperamos nos beneficiar de uma demanda reprimida substancial durante o restante do ano”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Decolar