Natural de São Paulo, Tiago Lopes aproveita quando não está em conversas com hoteleiros, locadoras de veículos, empresas de traslados e de entretenimento para ficar com a esposa e o filho. As funções de um diretor de Sourcing Non-Air da Decolar podem ocupar bem a rotina, mas o executivo concilia os desafios da carreira com viagens em família e muita música.

No lado profissional, Tiago Lopes está há mais de três anos na Decolar, sendo um na área de Sourcing. Antes, o executivo trabalhou como head de Planejamento Comercial. Antes, trabalhou como superintendente no Carrefour em Relacionamento com Clientes e BI (Business Intelligence).

O engenheiro mecânico formado pela USP (Universidade de São Paulo), com MBA pela The Wharton School, Universidade da Pennsylvania, no Estados Unidos, aceitou responder as questões da sessão Três perguntas de hoje (26).

Três perguntas para: Tiago Lopes

Hotelier News: Como responsável pelo relacionamento com fornecedores, o que têm sentido no mercado? A retomada já é sentida por vocês no contato com eles? Em que pé está o otimismo deles

Tiago Lopes: No mercado nacional, a recuperação já acontece de forma gradual e responsável, com rígidos protocolos de biossegurança. Já notamos um crescimento expressivo na procura por viagens nacionais nas nossas plataformas, inclusive alguns hotéis parceiros estão relatando, que em algumas localidades e datas específicas, os níveis de vendas já atingem o pré-pandemia.

Temos uma equipe de executivos de contas, que atua em várias regiões do Brasil, buscando com os nossos parceiros as melhores oportunidades de negócios para ajudar a impulsionar o setor, com mais opções de serviços e produtos para os nossos clientes.

Notamos também, por parte dos hotéis, um investimento em atrativos para os diversos perfis de hóspedes, com programação que inclui, cada vez mais, atividades ao ar livre, sem aglomerações, além de serviços ligados ao bem-estar e saúde e maiores infraestruturas para quem precisa de tranquilidade para o trabalho, com estação completa e uma boa conexão à internet.

HN: Quais são as estratégias Decolar para o lazer? Existe algum incentivo? Qual? O que foi planejado neste aspecto?

TL: Com o aumento da vacinação, as pessoas vão se sentindo mais confiantes com o cenário e começam a planejar a próxima viagem. Esse movimento já é observado nos nossos canais de vendas, onde os nossos clientes seguem buscando por produtos e serviços de turismo, principalmente para destinos nacionais que proporcionam contatos com a natureza e com a praia.

Na Decolar, seguimos ampliando nosso portfólio de produtos, recentemente incluímos mais de 100 opções de hospedagens no Brasil, além de mais formas de pagamento, como Pix e até Empréstimo Pessoal, via Koin, Fintech do Grupo Decolar. Estamos também estimulando que os clientes façam cadastro no nosso programa de benefícios Passaporte Decolar para que possam acumular pontos e trocar por descontos em qualquer viagem ao redor do mundo.

Um dos aspectos mais valorizados atualmente no planejamento da viagem é a questão dos protocolos sanitários adotados por hotéis, companhias aéreas e empresas de serviços. Esses protocolos são fundamentais na escolha de viagem dos clientes, assim como as tarifas flexíveis. Por isso, em parceria com os nossos fornecedores, disponibilizamos todas as informações necessárias sobre as medidas sanitárias e as políticas de cada fornecedor nos nossos canais de vendas (site e app).

HN: Em quais níveis a tecnologia ajudou o turismo na retomada? É uma parcela grande do retorno dos resultados? A tendência é que estes processos tecnológicos aumentem ainda mais no setor? O que baliza essa opinião?

TL: A pandemia trouxe novos hábitos de consumo, com aumento de pessoas que compraram pela internet pela primeira vez. Como uma empresa nativa digital, acreditamos que, ao digitalizar a experiência de turismo, entregamos mais poder e autonomia ao viajante, além de municiá-lo com informações, dados e condições diversas que facilitem suas escolhas. Continuaremos trabalhando na nossa plataforma, no nosso aplicativo, em nossos produtos e em nosso atendimento pós-venda para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, antes, durante ou depois de suas viagens.

Já temos disponíveis, por exemplo, práticas como: saber em que esteira de bagagens estará sua mala ao desembarcar; ou testar, via realidade virtual, se sua mala de mão está nas dimensões exigidas pelas companhias aéreas; ou ainda receber, no celular, uma sugestão de passeio assim que chegar no local da viagem e poder comprá-lo em poucos cliques.

Essas e outras opções estão disponíveis no nosso aplicativo ( Minhas Viagens) e juntas tornam a viagem cada vez mais fácil, intuitiva e prazerosa. Fomos pioneiros no desenvolvimento de um aplicativo de viagem, em 2012, e atualmente ele ainda é um dos mais baixados do setor, com mais de 60 milhões de downloads acumulados.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Decolar