Nascida e criada em Salvador, Alinne Souza tem as cores, cheiros, sabores e música da Bahia em seu DNA. Em seu tempo livre, a coordenadora de Recepção & Experiência do Cliente da Bourbon Hospitalidade gosta de ouvir música para alegrar o coração e movimentar o corpo, pois também ama dançar. “Apesar de ter nascido em uma cidade super cantante, não sou capaz nem de gravar o nome da minha música preferida, entretanto sou muito boa em sentir as que ouço”, diz.

Desde criança, gosta de frequentar a praia, e para ela, não há nada melhor do que andar à beira-mar sentindo a areia entre os dedos e o cheiro do mar. “Troco o aroma mais caro do mundo pelo cheiro do mar da Bahia e, para quem não sabe, há uma diferença entre as regiões. Sentar, sentir a brisa fresca e comer um acarajé fresco não tem preço”, conta a executiva.

Campeã do Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional) deste ano na categoria Coordenação e Chefia de Recepção, função que exerceu até fevereiro deste ano, antes de assumir a gestão de Hospedagem da Bourbon, Alinne é formada em Turismo pela Faculdade Visconde de Cairu e, ainda na faculdade, foi trabalhar na hotelaria. Começou a carreira em 2002 como estagiária de Recepção no Hotel Tropical da Bahia, que na época era administrado pela Varig.

Em 2004, foi para o Sofitel Costa do Sauípe como recepcionista júnior. No destino baiano, atuou por nove anos, passando de júnior para sênior, e em seguida assumindo as funções de assistente e, logo depois, coordenadora da coordenadoria de Grupos e Transfer. Em 2010, saiu do complexo para abraçar a primeira implementação e abertura de hotel de sua carreira, em um empreendimento do Palladium Hotel Group, onde trabalhou como chefe de Recepção.

No mesmo ano, voltou para a Costa do Sauípe como supervisora de Recepção, função que exerceu até 2014. De 2014 a 2020, trabalhou na hotelaria independente. À época, precisou se conectar com sua nova fase: a maternidade. Após o nascimento do filho, teve a oportunidade de sair da Bahia e ir para o interior de São Paulo, atuando no Grupo Ferrasa de 2020 a 2022, primeiro como chefe de Recepção no Hot Beach Resort, e depois como coordenadora de Hospedagem no Hot Beach Suítes. Em sua carreira, teve uma breve passagem pelo Club Med, como Room Division manager, e chegou à Bourbon em 2022.

Convidada de hoje (11) do Três perguntas para, Alinne fala ao Hotelier News sobre sua atuação na rede, comportamento do consumidor, entre outros pontos. Confira!

Três perguntas para: Alinne Souza

Hotelier News: Você atuou na Bourbon Hospitalidade há pouco mais de um ano, como coordenadora de Recepção e Experiência do Cliente. Nesse período trabalhando na rede, quais estratégias você pôde desenvolver no sentido de elevar essa experiência?

Alinne Souza: Neste um ano em que estive na posição de coordenadora de Recepção e Experiência do Cliente, estudei as atividades que estavam em andamento e pudemos incrementar com novas experiências sensoriais, olfativas e também na gastronomia. Novas decorações foram desenvolvidas e agregamos ao menu de experiências na linha de bem-estar. O trabalho em conjunto entre hospitalidade, gastronomia e spa, a criatividade e flexibilidade, proporcionou este movimento de encantamento.

HN: O comportamento do consumidor e suas preferências são, hoje, o principal direcionador das estratégias? Como a empresa tem atuado para monitorar essas necessidades e entender um pouco mais sobre o cliente para oferecer uma experiência personalizada?

AS: Nosso posicionamento de mercado direciona o público nas unidades. Já sabemos quem queremos atingir e assim já posicionamos nossas operações para superar as expectativas quanto a nossa estrutura, serviços de hospitalidade e gastronomia.

A tecnologia sem dúvida ajuda muito no incremento das experiências e na tomada de decisão, com informações mais precisas. Todas as áreas na empresa estão em constante movimento para estudar o consumidor e assim atender cada vez mais às necessidades individuais e personalizar suas experiências. Entretanto, apesar da tecnologia ser uma excelente aliada, nada substitui um bom atendimento, o acolhimento humano e um sorriso no rosto. Nossos esforços também estão voltados para o treinamento, acompanhamento e aperfeiçoamento das equipes.

HN: Recentemente, você conquistou o Prêmio VIHP na sua área de atuação. Como foi, para você, receber essa premiação e como isso reflete na sua trajetória profissional?

AS: Durante o processo do VIHP pude revisitar muitos ciclos. Houve um momento em que fiquei sem saber como responder a uma pergunta. Então, percebi que a resposta não deveria ser dada por mim e sim por aqueles que participaram deste processo de desenvolvimento comigo, pois sem eles não existiria a Alinne profissional da hotelaria que sou hoje. Enviei a questão para algumas pessoas que trabalham comigo e ou que já trabalharam em algum momento no passado: “o que você mais se orgulha de ter aprendido comigo?”.

Em cada resposta pude perceber, sem dúvida, que compartilhar conhecimento importa. Tudo entra na equação da vida, e o que você menos espera (ou no seu conceito não tem tanta importância) faz total diferença para o outro. Liderar pelo exemplo, estar presente e se dedicar ao ser humano é o melhor caminho. Ter participado já foi muito bom, ser eleita me fez perceber que todas as escolhas na minha vida pessoal não foram em vão e que eu soube aproveitar cada momento dessa longa jornada, que ainda segue com novos desafios dia após dia.

(*) Crédito da foto: Arquivo Pessoal