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Se renovar e se reinventar faz parte da estratégia de empresas que entendem que a sociedade evolui e, obrigatoriamente, precisamos acompanhar seu ritmo. Contudo, algumas marcas já estavam na vanguarda em iniciativas ESG (Environmental, social, and governance) muito antes da sigla cair nas graças do mundo corporativo. Pioneira na fabricação de amenities hoteleiros, a Realgem’s tem a sustentabilidade em seu DNA e leva boas práticas para a operação dos clientes e para a experiência do consumidor final.

Há mais de 30 anos no mercado, a empresa liderada por Mauro Oliveira sabe que seu nicho de atuação pode ser extremamente nocivo ao meio ambiente. Seja pelo uso exacerbado de embalagens plásticas ou pelo descarte incorreto de substâncias na natureza. Logo, a Realgem’s transformou sua entrega nos últimos anos, contribuindo para uma cadeia produtiva mais sustentável.

Uma das iniciativas mais significativas da marca, os dispensers chegaram ao mercado em 2014, mas a solução só foi se popularizar alguns anos depois. Parece uma medida simples, mas da base de hotéis que utiliza as embalagens houve uma redução entre 300% e 600% na geração de plástico.

“Hoje, temos algumas redes como: Accor, Atlantica Hospitality International e Hilton, entre outras, que utilizam os dispensers em suas unidades. A redução do uso de plástico é expressiva, mas depende muito de como o cliente trata o produto”, pontua Oliveira — que também é diretor Comercial da empresa.

Com a hotelaria avançando em suas agendas ESG, muitos empreendimentos migraram dos amenities em miniatura para o dispenser. E muito além de mitigar o impacto e descarte de lixo sólido, os hotéis perceberam que a mudança significa também um ganho financeiro. “Você não só contribuiu com o meio ambiente, mas com o seu negócio. A operação gasta menos tempo de governança e pode economizar até dois colaboradores por mês”, salienta o executivo.

A economia pode ser sentida em espaço físico para o armazenamento dos produtos, bem como no balanço mensal. Segundo Oliveira, a redução no custo dos amenities pode variar entre 30% e 45%. “Isso sem mencionar a apresentação. Os hóspedes gostam de ter uma embalagem grande e ficam satisfeitos ao saber que estão se hospedando em um local com consciência ambiental”, salienta o diretor.

Realgem's - phytoervas

Phytoervas é sucesso em vendas

O feedback do cliente

Do hotel ao cliente final, o mercado teve uma boa aceitação dos produtos em dispensers. Tanto que a Realgem’s recebe feedbacks constantes em seu perfil do Instagram. “São mensagens falando sobre os produtos, sua apresentação e formulação. Esse retorno do hóspede é nosso maior aval de aprovação não só de qualidade, mas de propósito como empresa”, avalia Oliveira.

A durabilidade das embalagens é outro ponto a ser destacado. Uma vez que os produtos têm qualidade, reposições são desnecessárias — o que gera uma reação em cadeia. “Utilizamos uma válvula profissional de alta durabilidade. Temos clientes que estão com o mesmo produto há mais de três anos e nunca solicitaram troca ou reposição”, destaca o diretor. “Quando falamos de sustentabilidade, entendemos de forma abrangente, com benefícios para os negócios, para o hotel, para o hóspede para o meio ambiente e para nossa empresa”, complementa.

Um case já conhecido pelo setor é a parceria entre a Realgem’s e Accor de redução do uso de plástico. Aos poucos, as propriedades da rede francesa trocaram seus amenities para a versão de dispensers da linha Phytoervas — sucesso de vendas do portfólio da fabricante. Os hóspedes têm acesso a itens como shampoo, condicionador, shampoo 2×1, sabonete líquido e loção hidratante.

“Desenvolvemos o projeto de dispensers com mais afinco em 2018, quando atualizamos as embalagens para 500 ml, lançada na Equipotel. A partir daí, colocamos nossos produtos em diferentes hotéis e pousadas do mercado. De lá para cá, foi o grande boom das soluções de dispensers. A Accor, por exemplo, usa os produtos em unidades da família ibis em squeeze lacrado”, revela Oliveira. Hoje, os dispensers podem ser encontrados em embalagens de 500 ml, 400 ml e 300 ml.

Sustentabilidade como artigo de luxo

E muito se engana quem acredita que embalagens econômicas não convergem com empreendimentos de categoria superior, as embalagens da Bvlgari comprovam que o luxo também poderá ser encontrado nos dispensers. Hotéis de luxo como Suryaa Lifestyle Hotel e Qoya Hotel Curitiba — ambos da HCC Hotels — já utilizam os dispensers em suas operações.

“Existe um paradigma, mas nossos melhores produtos são encontrados neste formato. As UHs do Suryaa, por exemplo, dispõem de amenities da nossa linha Bvlgari — marca que é sinônimo de luxo. Já o Qoya oferece embalagens de 500 ml com formulação top de linha, gerando sustentabilidade e qualidade”, acrescenta Oliveira.

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Linha Bvlgari em versão dispenser

A Hilton optou pela linha vegana, reforçando seu compromisso com a responsabilidade ambiental. “Não são todas as nossas linhas que estão disponíveis em dispensers, mas muitos produtos de alto padrão são encontrados neste formato, como Le Labo, Phytoervas, Bvlgari e Blanc”, ressalta o diretor.

Outras linhas como Melão com Jasmim, Capim Limão e Pitanga são comercializadas em embalagens econômicas. E, vale ressaltar que a Realgem’s também atende a pedidos sob demanda, caso os produtos não estejam disponíveis em formato de dispenser.

Suporte operacional

A fabricante ainda se compromete a recolher o equivalente das embalagens fornecidas a sua base de clientes. Todos os produtos que geram lixo plástico são retirados do mercado. “Temos um acordo com empresas que fazem a coleta do equivalente que geramos em peso de lixo sólido. Se geramos 100 toneladas, retiramos as mesmas 100 por meio de parceiros”, revela Oliveira.

Em 2010, a empresa fundou sua própria fábrica de plástico polietileno — material de menor impacto no meio ambiente — e reduziu a gramatura de suas embalagens. “Um item que pesava 10g passou a pesar 7g. Foi uma maneira que encontramos de reduzir a quantidade de plástico utilizada. Tudo é fabricado por nós”, declara o executivo.

A medida ainda visa reduzir o tempo de decomposição do material na natureza, que vem de encontro com soluções sem o uso de plástico, como a inserção de tipos de papéis nas embalagens. “Estamos em constante renovação e desenvolvimento. A Accor, por exemplo, é a pioneira no uso de embalagens com PLA — também conhecido como bioplástico — de origem vegetal”, aponta Oliveira. E a sustentabilidade também é encontrada nas formulações dos produtos, todas biodegradáveis, o que para o diretor é uma obrigatoriedade.

Para levar novas soluções ao setor hoteleiro, a Realgem’s se mantém antenada nas tendências internacionais, pesquisas de mercado nacional, além de investir no desenvolvimento interno da empresa. “Detectamos as tendências e trabalhamos em laboratório. Muitos hotéis nos trazem novas demandas e necessidades, então, agilizamos o processo”, alega o executivo.

A Realgem’s inicia 2023 com muitos planos, com projeções de consolidar ainda mais os dispensers para a hotelaria. E o mercado pode esperar novas versões com novos materiais em breve. “Lançaremos acessórios e embalagens em PLA ainda este ano. Gosto de dizer que sustentabilidade não se trata apenas do ecologicamente correto, mas sim de soluções que tragam benefícios em todas as pontas. É uma integração entre fornecedor, hotel e hóspede para um mundo melhor que envolve toda uma cadeia produtiva”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Realgem’s