Aberta ontem (13), no centro de convenções do Golden Plaza Hotel, em Porto Velho, a Easy Conecta dá prosseguimento a sua programação. Media partner oficial da feira, promovida pela Easy Hotéis, o Hotelier News traz a cobertura completa do encontro, que termina hoje (14).

Confira abaixo um resumo do que está acontecendo no evento:


HSystem espera crescimento na Região Norte

A HSystem é uma das marcas presentes na feira de exposição da Easy Conecta, que termina hoje (14), em Porto Velho. Para Diego Corrêa, o evento é uma boa oportunidade para se aprofundar mais sobre as singularidades da hotelaria da região Norte, de forma que a empresa possa melhor atender às necessidades dos hoteleiros locais.

“Viemos para prestigiar a feira, promovida pela nossa parceria Easy Hotéis, e aproveitamos para conhecer pessoalmente o trade local e as demandas dos hoteleiros”, comenta o CMO da HSystem, em contato com a reportagem do Hotelier News.

Easy Conecta - resumo segundo dia - HSystem

Corrêa: região pode crescer mais no digital

Corrêa ressalta que a hotelaria de negócios tem uma presença robusta e consolidada no Norte do país, sendo o principal gerador de demanda para os hotéis da região. Ainda assim, o executivo vê grande potencial para o segmento evoluir no digital.

“Virtualmente, não conseguimos acessar essa região, por isso viemos conhecer pessoalmente. Queremos ampliar os canais digitais dos hotéis daqui”, comenta Corrêa, acrescentando que, no bate-papo com os hoteleiros presentes no evento, conseguiu identificar algumas necessidades.

“É comum o hotel já ter seu público mais cativo, mas existe uma oportunidade gigantesca para crescer pelos canais digitais. É isso que estamos apresentando aqui para os hoteleiros presentes”, pontua o executivo da HSystem, destacado que a empresa tem tecnologias que se encaixam bem com as necessidades da hotelaria independente, que é a grande maioria no Norte do Brasil.

“As grandes redes já estão bem equipadas. Oferecemos ferramentas simples e eficientes para hoteleiros independentes a um custo que cabe no bolso dele. Dessa forma, eles mesmos consigam operar as áreas de Distribuição e o e-commerce, tudo com apoio da automação”, explica. “Acho que, neste último caso, existe muito espaço para evolução entre os hotéis da região”, finaliza.


Easy Conecta: palestra mostra como aumentar a rentabilidade dos hotéis

Aumentar a rentabilidade de qualquer negócio requer planejamento e comprometimento com os detalhes. É o que ensinou Gisele Ruiz, diretora da HotelConsult, no primeira conteúdo da programação de palestras da Easy Conecta, que termina hoje (14), em Porto Velho.

Segundo Gisele, não existe receita de bolo para elevar a rentabilidade, até porque cada hotel tem uma característica e uma personalidade, cada região tem um tipo de demanda. Ainda assim, avalia a especialista, uma coisa é certa: melhores resultados requerem romper a zona de conforto. “Como diz a conhecida frase: para você ter algo que você ainda não tem, faça algo que ainda não fez”, brincou.

A executiva da HotelConsult destacou que o fator humano é primordial para levar o negócio a outro patamar, e ensinou: “As pessoas são a base de tudo. Sabe aquela atendente de reservas pouco valorizada? É ela quem vai fazer a diferença no seu negócio. Cuide de cada membro do seu time, pois eles são essenciais para elevar as margens do seu negócio”, comentou.

Easy Conecta - resumo segundo dia - Gisele Ruiz

Para Gisele, time engajado é receita de sucesso

Gisele também apresentou os fundamentos competitivos de um bom hotel, que são baseados em três pilares: marketing, tecnologia e pessoas.

“Na hotelaria atual, a tecnologia é muito importante. Os canais online são prateleiras de venda fundamentais. E o meu produto, para ser vendido, tem que estar no maior número possível delas”, destacou.

Por isso, ela recomendou aos hoteleiros presentes cuidar com muito carinho do site do hotel. “É onde temos a maior rentabilidade, já que nele não pagamos intermediários. É um dinheiro que entrada direto para a conta do hotel”, disse.

Para Gisele, a comunicação é outro ponto-chave no ambiente virtual. “O conteúdo é muito importante quando falamos de reservas online”, comentou. Segundo ela, o hoteleiro precisa se perguntar sobre alguns pontos. “Como estou vendendo o meu produto? As minhas fotos estão bonitas? As informações estão corretas e claras? Tudo isso importa”, ensina.

A especialista lançou outras reflexões para indicar o caminho das pedras. “Como está o preço do seu hotel em relação aos concorrentes primários? Você está acompanhando o mercado?”. Ela ressalta que saber gerenciar as tarifas em determinados períodos é muito importante.

Distribuição e redes sociais 

Segundo a executiva da HotelConsult, apesar do custo mais alto, os parceiros de distribuição são importantes, porque atuam como ferramenta de marketing para levar clientes até o hotel. “Aí cabe a você e a sua equipe fidelizarem esse hóspede depois”, indica.

Gisele lembrou também que as redes sociais são canais importantes de vendas online e precisam ser avaliadas com atenção. “A comunicação precisa ser constante em todos os canais, pois estamos falando de relacionamento direto com o cliente”, comentou.

“Cuide também com atenção das informações e da reputação online do seu hotel. Peça ao cliente que o avalie ao fim da hospedagem e use essas informações para melhor cada vez mais a entrega da sua propriedade”, finaliza.


Easy Conecta debate rumos do turismo em Rondônia

A programação de palestras do Easy Conecta continuou com um debate sobre os caminhos do turismo em Rondônia. Participaram do painel Gilvan Pereira Júnior, superintendente estadual de Turismo de Rondônia; Tatiana Sadeck, diretora da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Velho; Cléris Jean, representante do Sebrae-RO; e André Carvalho, CEO da Easy Hotéis, idealizadora da feira, que foi aberta ontem (13), na capital rondoniense.

Easy Conecta - resumo segundo dia - fórum

Para os debatedores, conhecimento é tudo

“Estou em Rondônia desde 2016. No próximo ano, teremos outro evento ainda maior. É uma alegria muito grande ver o caminho que o estado está tomando, a nossa cidade, bem como o turismo como um todo”, iniciou Carvalho. Em seguida, o idealizador da Easy Conecta perguntou a Cléris: qual é o maior desafio do Sebrae pensando no desenvolvimento turístico da região?

Cléris pontuou que o Sebrae atende tanto à iniciativa privada, quanto entes públicos, pontuando ainda que não existe soluções fáceis, mas sempre muito trabalho. “Escutamos as necessidades e entendemos o que precisa ser feito. Entre nossas ações, acabamos de entregar o plano municipal de turismo de Porto Velho, que nos permitir conhecer melhor quem são os turistas que chegam à cidade”, comentou.

Já Pereira Júnior elencou as novas diretrizes do turismo no estado. “Quero destacar a importância desse evento para o turismo rondoniense. As oportunidades, como diz o cartaz da feira, estão ao Norte. A região vem ganhando uma visibilidade incrível. Hoje, estamos vendo hotéis sendo ampliados e reformados. O propósito do turismo é atrair investimentos e fazer negócios”, afirmou.

Tatiana, por sua vez, disse que a informação é uma base estruturante para o desenvolvimento do turismo na capital. “Desde a pandemia, começamos a debater os potenciais turísticos de Porto de Velho, bem como a organizar melhor o compartilhamento de conhecimento sobre o setor. Identificamos, por exemplo, que o turismo de negócios representa 37% dos visitantes da capital”, destacou.

Ela também destacou que, no lazer, o desenvolvimento dos atrativos e das experiências existentes na cidade foi realizado de modo integrado, envolvendo muitas comunidades e com colaboração decisiva de entidades representativas.

“É um trabalho de serviço e de mapeamento conduzido por etapas. Não existe uma fórmula mágica, precisamos fazer o que é necessário para chegarmos aonde desejamos. Não basta mostrar nossos atrativos, precisamos saber apresentar”, sublinhou a especialista.

* Zaqueu Rodrigues, especial para o Hotelier News

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News