André Carvalho é aquele tipo de pessoa que gosta de casa cheia, mesa farta e família grande. Com mais de 20 tios e tias, o paulistano de 37 anos é casado, pai de três filhos e cozinheiro nas horas vagas.

“Meu hobby é cozinhar e juntar os amigos e a família. Junto todos em casa e faço uma grande feijoada sempre que possível”, conta o co-fundador da Easy Hotéis ao lado da esposa, Natalia Belletato.

Criado na periferia da capital paulista, Carvalho começou a trabalhar aos 14 anos como empacotador no Armarinhos Fernando — empresa voltada ao setor de varejo. “Em pouco tempo fui promovido ao setor de Vendas e eleito o vendedor mais jovem da história da empresa. Na época, o Armarinhos Fernando tinha 25 anos de atividade e todos os vendedores tinham mais de 50 anos”, relembra.

Após quatro anos na empresa, passou a atuar como mensageiro no Campobelo Plaza, onde exerceu diferentes funções. Em seguida, trabalhou na rede Sonesta como recepcionista e, posteriormente, na Royal Hotéis. “Lá, fui descoberto pelo então gerente Comercial, Thiago Perea, que hoje é diretor Comercial da Easy. Fui gerente de Vendas e Comercial por quatro anos”, conta Carvalho.

Em sua carreira, acumula outras experiências no grupo Aldan e Oscar Hotel. “Observei a hotelaria ainda muito arcaica e vi a oportunidade de tirar a Easy do papel. Convidei minha esposa para morar comigo em Porto Velho e criamos a empresa em 2016. Foi um sucesso, pois logo de cara assumimos a gestão de vendas online. Chamei a concorrência para explicar a necessidade de trabalharmos juntos e com preços melhores”, explica o executivo.

“O resultado foi extremamente positivo. Logo no primeiro ano, observamos um aumento de 50% na diária média e crescimento positivo de receita não só nas nossas unidades, mas em toda a concorrência”, finaliza.

Três perguntas para: André Carvalho

Hotelier News: A Easy Hotéis tem a proposta de trazer resultados em curto, médio e longo prazo. De que forma o modelo de negócios da empresa será relevante para o momento de retomada do setor? Quais os benefícios dos serviços oferecidos?

André Carvalho: Sobre os nossos modelos de negócios e retomada, eu tenho imenso prazer de lhe afirmar que todos os nossos hotéis operaram no azul em 2020 (pior ano da pandemia), e em 2021 fechamos com números muito próximos aos de 2019 (ano que todos tiveram seus recordes históricos quebrados). Em 2022, já estamos batendo os números pré-pandêmicos em quase todas as unidades. O segredo? Treinamento de toda a equipe, metas, flutuação inteligente e tecnologia.

Temos cases de sucesso — como a Larison Hotéis — onde o faturamento líquido aumentou em 600% após três anos de parceria. Formamos profissionais nos hotéis administrados e os acompanhamos de perto, tornando cada um deles um vendedor, além de implementarmos a filosofia Easy. Não entregamos somente uma ótima estada, mas sim uma experiência excepcional — inclusive em setores que sempre são deixados de lado em treinamentos de vendas como governança, manutenção e restaurante. Esses profissionais são de extrema importância para um resultado positivo, e tê-los bem treinados e cientes de seu real valor é sinônimo de sucesso para cada empreendimento.

Após a entrada do meu sócio e amigo, Rubens Costa, a Easy ganhou muito em tecnologia, uma vez que além de hoteleiro, nosso CDO tem largo conhecimento na área de conectividade. Costa foi head em grandes empresas como Booking, Expedia e Agoda — e aceitou deixar um emprego sólido na Tailândia para assumir a Easy comigo. De 13 meses para cá, ganhamos em avanço tecnológico, criamos um BI próprio, temos nosso PMS, além de um programa de fidelidade, avaliações de satisfação e outros produtos que lançaremos em breve, pois estamos em fase de criação de um braço de tecnologia.

HN: Recentemente, a startup chegou à Europa, com dois empreendimentos em Portugal. Quais são os principais desafios de gestão e diferenças entre os mercados?

AC: Escolhemos Portugal para iniciar a internacionalização da marca por vários motivos. Dentre eles, destaco a facilidade do idioma, costumes e cultura. Vejo as mesmas dores em ambos os mercados de falta de mão de obra especializada e tecnologia sendo mal utilizada. Existem muitos hotéis direcionando suas vendas online para OTAs, ou pior, sem site. Vamos implementar a filosofia Easy do outro lado do Atlântico para trazer resultados positivos, assim como fazemos no Brasil – de uma maneira Easy.

Tivemos o imenso prazer de poder contar com meu grande amigo e professor, Marcos Hennies, como nosso sócio e diretor Comercial e de Expansão na Easy Europa — empresa em fase de abertura em Lisboa. Com um profissional deste gabarito em solo português, tenho total certeza de nosso sucesso, não só nestes dois empreendimentos, como nos demais que surgirão.

HN: No Brasil, a Easy vem buscando fomentar praças pouco exploradas pelo setor hoteleiro, como a região Norte, por exemplo. Além dos eventos e webinars, de que forma a empresa planeja incentivar o segmento nestes locais? O que falta para a hotelaria se desenvolver?

AC: Vamos aumentar nossa capilaridade no Norte do país utilizando nossos próprios resultados, que por si só mostram o porquê ter a Easy como parceira. Assim como utilizaremos o poder público e órgãos locais — como a ABIH — pois nossa estratégia sempre foi e continuará sendo trazer mais progresso, empregos e profissionalização do setor, principalmente em regiões como a Norte, ainda mal esquecida e mal direcionada pelo turismo.

Assim como em Portugal, estamos investindo em pessoas com a gestão Comercial de Thiago Perea, com seu largo conhecimento. Já imaginamos um crescimento sustentável em todos os hotéis que contratarem nossos serviços comerciais. Com as obras de infraestrutura que podem mudar o acesso ao Oceano Pacífico, além do avanço no cultivo de grãos, piscicultura e pecuária, vejo que o Norte tem muito a crescer nos próximos anos. As autoridades públicas precisam investir na divulgação da cultura nortista, pois tenho a total certeza de que a região pode se tornar, em breve, a que mais cresce no Brasil.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Easy Hotéis