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O cenário se repete em todas as categorias do setor: esvaziamento de mão de obra, falta de engajamento de colaboradores e queda na qualidade dos serviços. A hotelaria vive momentos desafiadores, seja por sequelas da pandemia ou pela falta de atratividade da indústria como um todo. Para reverter o quadro, a b2bhotel trabalha com algumas facilidades na otimização dos processos de recrutamento, oferta de funcionários extras sob demanda e realização de contratações assertivas.

É fato que a hotelaria é um setor com altos índices de turnover por tradição — problemática agravada pela crise gerada pela Covid-19. Com escalas robustas de trabalho e salários pouco atrativos, os hotéis agora sentem na pele a escassez de funcionários qualificados para atender à crescente demanda no reaquecimento do turismo.

E os impactos não se limitam apenas às operações. O cliente final também sentiu a defasagem na entrega dos serviços, com índices de qualidade em queda no país, principalmente em departamentos diretamente ligados ao atendimento ao hóspede, como Recepção, A&B (Alimentos & Bebidas) e Reservas.

A verdade é que, se contratar novos colaboradores já era um processo complexo, ele se tornou ainda mais problemático com a saída de muitos profissionais que enxergaram na hotelaria um setor sensível a crises e encontraram em outros segmentos, além de melhores salários, escalas mais amigáveis.

Para desafogar o trabalho do RH (Recursos Humanos) e elevar a produtividade e assertividade nas contratações, a b2bhotel se apoia em expertise no setor e tecnologia para otimizar os processos de recrutamento de equipes operacionais.

Hoteleiro de formação com mais de 25 anos de experiência na indústria, Higino Mandaji já sentiu de perto as dores do dia a dia operacional e as inquietações de um gestor de hotel. Com passagens por empresas como Bourbon Hotéis & Resorts, Intercity Hotels e Accor, o executivo atuou por mais de 10 anos como gerente geral.

Fundador da b2bhotel ao lado de Cris Vicentini — que também atuou em meios de hospedagens por quase 30 anos — Mandaji abriu a startup há mais de três anos, às vésperas da pandemia, em fevereiro de 2020. Por motivos óbvios, o projeto foi congelado durante os períodos mais agudos da crise e agora mais do que nunca sabe que seus serviços são necessários.

“Entendemos que a mão de obra sempre foi uma carência e uma dificuldade para os hotéis. Com a retomada da pandemia, sabemos que atuar na contratação de pessoal seria um pilar fundamental”, explica Mandaji.

Higino Mandaji

Mandaji atuou por 10 anos como gerente geral

Serviços prestados

Com mais de 100 hotéis em sua base de clientes, atualmente em 10 cidades e 100 mil trabalhos intermediados, a b2bhotel entrega a gestão, controle e organização de contratação de mão de obra, seja ela fixa, extra ou terceirizada.

“Em períodos de alta temporada, quando o quadro de funcionários precisa ser reforçado, promovemos essa terceirização. Muitos hotéis solicitam nossos serviços para realizar a contratação inicial em período de experiência para, em seguida, absorver os funcionários”, acrescenta o empresário.

A b2bhotel recebe dos empreendimentos a demanda pela vaga, enquanto a empresa realiza a divulgação em suas redes sociais e plataformas de parceiros, como bancos de prestadores de serviços.

“Trabalhamos com filtros de currículos de acordo com a vaga determinada pelo hotel. Apresentamos a oportunidade para os possíveis candidatos, como benefícios, escalas e ritmo de trabalho para, em seguida, agendarmos as entrevistas na data determinada pelo cliente, usando inclusive nossa experiência na gestão de hotéis para explicar aos interessados o que é a vaga e as principais atribuições da função”, complementa Mandaji.

Visando otimizar o tempo do departamento de RH, a b2bhotel ainda realiza os feedbacks negativos para os profissionais eliminados dos processos seletivos. A empresa também atende sob demanda de mão de obra extra, mesmo as de última hora.

“A contratação de funcionários extras é uma de nossas maiores demandas. Seja para cobrir faltas, atuar em eventos ou incrementar o quadro de colaboradores em períodos de alta taxa de ocupação, como feriados”, ressalta o executivo.

Mandaji enfatiza que a maior procura está direcionada principalmente a duas funções: camareiras e garçons, seguidas pelos profissionais de cozinha. “Sendo que, como a camareira precisa de um treinamento mais técnico, é o maior gargalo do setor”, pontua o fundador.

Busca refinada

Para encontrar os candidatos às vagas, a b2bhotel atua em diferentes frentes de buscas para ampliar seu leque de atuação. São elas:

  • Indicação de hotéis parceiros
  • Rede de relacionamento dos fundadores
  • Indicação de colaboradores
  • Indicação de prestadores de serviços
  • Redes sociais
  • Canais de empregabilidade
  • Entidades e sindicatos
  • Anúncios offline em TVs e jornais
  • Instituições de formação de profissionais

“Estas são algumas de nossas ferramentas de busca. Quando o profissional é indicado, existe um grau maior de confiabilidade, o que é um fator relevante. As escolas de formação também são diferenciais que levamos muito em consideração”, acrescenta Mandaji.

Atualmente, a base da b2bhotel possui mais de 8 mil profissionais cadastrados com dados protegidos pela LGDP (Lei Geral de Proteção de Dados). A equipe realiza a triagem dos candidatos, além de fazer entrevistas para entender o perfil, experiência e formação dos colaboradores.

Para as vagas CLT, a entrevista final fica a cargo do RH dos hotéis, que são os responsáveis por bater o martelo das contratações. No caso de vagas extras, o perfil do candidato fica cadastrado na base da b2bhotel para oportunidades futuras, conforme a experiência de cada um.

A b2bhotel também possui assessoria jurídica para o acompanhamento dos contratos, processos, regras, termos de uso e políticas de privacidade dos hotéis e profissionais. Os serviços da empresa ainda contemplam o pagamento dos funcionários, seguro contra acidentes (de vida, acidentes médicos e odontológicos, inclusive de trajeto), relatórios gerenciais e plataforma de controle de informações.

“Temos uma estrutura voltada para o modelo de trabalhar, com gatilhos de segurança jurídica de impessoalização dos chamados, periodicidade dos serviços e a possibilidade dos profissionais atuarem em diferentes empreendimentos — ponto que quebra a questão de vínculo com a empresa”, reforça Mandaji.

Cris Vicentini

Cris é responsável pelas capacitações

Redução de turnover

Uma das grandes missões da b2bhotel é reduzir a taxa de turnover dos hotéis por meio de contratações bem definidas e facilitar a operação das unidades hoteleiras. Mandaji explica que em casos de vagas em contrato CLT, existem profissionais com características distintas.

“Sempre haverá aquele colaborador que se desliga rapidamente mesmo após todo o processo, mas são exceções. Muitas vezes, o profissional não se adaptou ao ritmo de trabalho ou à cultura da empresa”, pondera o executivo.

Mandaji enfatiza que a maior parte dos funcionários contratados via b2bhotel permanecem, reduzindo a taxa de rotatividade dos hotéis e economizando o tempo de trabalho do RH. “Conseguimos economizar nesse processo e entregar candidatos assertivos, mesmo aqueles contratados em caráter de urgência. Temos muitos exemplos de empreendimentos que contavam com uma pessoa apenas para ligar para candidatos e monitorar anúncios. É um impacto real na organização, tanto operacional quanto em redução de custos”.

Capacitação para ir além

Para trazer candidatos mais qualificados para dentro dos hotéis, a b2bhotel também conta com um hub de conhecimento – braço de capacitação liderado por Cris. Com uma equipe especializada, a empresa oferece cursos em parceria com entidades, como o Sebrae e Senac, além da prefeitura de Curitiba, plataformas de educação, instituições de ensino, associações e redes hoteleiras.

“Oferecemos aulas online, presenciais, cursos, eventos, lives e assessorias. Em Foz do Iguaçu, por exemplo, realizamos uma capacitação presencial onde os alunos tiveram acesso a uma série de palestras, inclusive com direcionamento para início de curso superior em Hotelaria ou Turismo”, conta Mandaji.

Até o momento, o hub de conhecimento da b2bhotel capacitou quase 500 profissionais em cursos presenciais e outros 1,2 mil em formato online, além de fornecer conteúdos gratuitos em suas redes sociais e canal do YouTube.

Para saber mais, acesse o site.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/b2bhotel