Em um mundo altamente digitalizado, investir em cibersegurança é como investir em boas trancas para portas e janelas. A MGM Resorts sofreu um ciberataque que começou na noite do último domingo (10) e, apenas algumas semanas antes, a Caesars Entertainment passou por uma situação similar. O que você pode (e deve!) aprender com isso, hoteleiro? 

Há tempos, o Hotelier News alerta o hoteleiro sobre a importância de investir em cibersegurança. O setor de serviços como um todo vem se digitalizando, a exemplo da gastronomia, e a proteção de dados vem se tornando cada dia mais necessária para que o processo de digitalização represente, de fato, fortalecimento para o setor, em vez de se tornar uma fraqueza. 

A MGM Resorts ainda não confirmou se, durante o ataque, houve algum tipo de vazamento de dados. O saldo negativo que ficou foi a operação prejudicada e caótica, em que os clientes mal conseguiam pagar suas compras com cartão de crédito, por exemplo. Já a Caesars Entertainment, apesar de não ter tido problemas com a operação graças ao ataque, teria supostamente perdido US$ 15 milhões para os hackers, pagando uma espécie de resgate para os dados roubados, conforme aponta artigo do The Wall Street Journal. Esta informação, contudo, não foi confirmada por fontes oficiais da rede.

O valor dos dados

É válido ressaltar que os ataques ocorrem de diversas formas, apesar de terem como objetivo comum, na maioria das vezes, o roubo de dados e informações confidenciais, que podem ser tanto dos clientes, quanto dos colaboradores ou do próprio estabelecimento. O valor de informações, que vão desde o RG dos clientes até os horários de turno de colaboradores é inestimável, a personificação do ditado conhecimento é poder. 

Dados são ouro, hoteleiro. Proteja a sua mina! Aqui, no HN, temos extensivos artigos que contém desde dicas gerais de cibersegurança até tópicos mais específicos, como golpes realizados pelo Instagram e formas de se adequar à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

(*) Crédito da capa: Freepik