Ainda na ressaca de balanços financeiros de 2023, a Marriott International divulgou seus resultados. No ano passado, a rede alcançou uma margem de lucro de 48%, com lucro líquido de US$ 3,08 bilhões em uma receita de US$ 6,3 bilhões (após subtrair o montante que a empresa coletou e devolveu aos proprietários e gerentes de hotéis). O pipeline de desenvolvimento encerrou 2023 com 573 mil UHs.

A empresa disse ter visto uma força particular nos hotéis de luxo. O portfólio de hotéis de luxo da Marriott é “50% maior” do que seu concorrente mais próximo, afirma Anthony Capuano, presidente e CEO da companhia. No ano passado, o segmento foi alvo de expansão recorde para a empresa, com 58 novos acordos.

E se engana quem pensa que o luxo é a única prioridade da companhia. A Marriott também está planejando uma marca midscale transiente nos Estados Unidos, disse Capuano, sem dar mais detalhes. “Nossa equipe entregou excelentes resultados em 2023, à medida que a demanda por nosso portfólio continuou a crescer. O faturamento global por quarto disponível aumentou 15% e os quartos líquidos cresceram 4,7%”, orgulha-se o CEO.

Para Capuano, outro destaque é a equipe de desenvolvimento, que teve um excelente 2023. “Assinamos um recorde de 164 mil quartos ao redor do mundo, incluindo 37 mil quartos de nosso acordo com a MGM Resorts International. Além disso, o nosso pipeline de desenvolvimento atingiu um recorde de aproximadamente 573 mil UHs no final do ano. Durante 2023, adicionamos quase 81,3 mil quartos à nossa distribuição, com um em cada quatro quartos provenientes de conversões”, complementa o CEO.

O programa de fidelidade da companhia, Marriott Bonvoy, encerrou 2023 com 196 milhões de membros, o que significa crescimento de 10% na comparação anual

Quarto trimestre de 2023

No último trimestre do ano passado, a Marriott registrou um aumento de 7% no RevPar global, impulsionado por um forte desempenho internacional na Ásia-Pacífico e na Europa, onde o indicador cresceu 17%.

Nos Estados Unidos e Canadá, o RevPar aumentou mais de 3%. Além disso, a empresa teve um aumento de 10% no lucro EBITDA ajustado em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando US$ 1,197 milhões no quarto trimestre de 2023.

Perspectivas para 2024

Para o CEO, este ano tem tudo para ser tão bom quanto o último – ou ainda melhor. “Em 2024, esperamos outro ano de crescimento e retornos significativos para os acionistas. Com o incremento do faturamento global, antecipamos um aumento no RevPar de 3 a 5% ao longo do ano, além de crescimento de 5,5 a 6% no número de UHs. Esperamos que isso resulte em um EBITDA ajustado de aproximadamente US$ 4,9 bilhões a US$ 5,0 bilhões para o ano e nos permita devolver entre US$ 4,1 bilhões a US$ 4,3 bilhões aos acionistas, após considerar US$ 500 milhões para a compra do Sheraton Grand Chicago”, revela Capuano.

“Continuamos confiantes na taxa de crescimento anual composta de quartos líquidos de 5% a 5,5% em três anos, conforme discutido em nossa reunião com investidores em setembro de 2022”, complementa.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International