A Marriott International verificou suas metas de redução de emissões de gases do efeito estufa de curto e longo prazo através da SBTi (Science Based Targets), uma organização de ação climática global, que desenvolve ferramentas para permitir que as empresas estabeleçam objetivos de redução de emissões definidas com metodologia baseada em dados.

A empresa se comprometeu a reduzir suas emissões absolutas de gases do efeito estufa de escopo 1 e 2 em 46,2% até 2030, a partir de um ano base de 2019. Os gases do efeito estufa de escopo 1 são as emissões diretas que ocorrem a partir de fontes que são propriedade ou controladas pela rede, já no escopo 2 ficam as emissões indiretas associadas à geração da energia que a Marriott consome.

A companhia também se compromete a reduzir as emissões absolutas de gases do efeito estufa de escopo 3 — ou seja, todas as outras emissões indiretas que acontecem na cadeia de valor da empresa, mas não são controladas diretamente por ela — em 27,5% até 2030. Além disso, 22% de seus fornecedores terão metas de redução de emissões definidas com o uso de dados até 2028.

A Marriott também se comprometeu a alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa em toda a cadeia de valor até 2050, reduzindo as emissões absolutas de gases do efeito estufa de escopo 1 e 2 em 90% e as emissões de escopo 3 em 90% até 2050.

“A aprovação de nossas metas de curto e longo prazo é o resultado do trabalho árduo e dedicação das equipes da Marriott ao redor do mundo que estão comprometidas com nossa jornada de ação climática e criando o futuro da hospitalidade sustentável”, disse Anthony Capuano, Presidente e CEO da Marriott International.

Para alcançar seu objetivo de emissões líquidas zero, a Marriott está focando seus esforços em três pilares: redução do uso de energia, aumento da parcela de energia advinda de fontes renováveis e a compra de bens com pegadas de carbono menores.

Mariott e ESG

Recentemente, a empresa anunciou o lançamento do CAP (Climate Action Program), um programa que visa traçar planos de crescimento para a rede, levando em consideração os riscos climáticos e a necessidade de redução da pegada de carbono de sua operação.

A Marriott também define metas específicas de redução de carbono e energia para cada hotel de seu portfólio. Além de ter iniciado o compartilhamento de informações de sustentabilidade, incluindo dados de pegada de carbono de hotéis individuais em seu website.

Para a continuidade desse tipo de iniciativa, a coleta de dados é peça chave. Por isso, a rede vem aprimorando o MESH (Marriott Environment Sustainability Hub), uma plataforma em que as propriedades registram dados de consumo mensal de energia, água e resíduos.

A empresa também introduziu um programa que visa otimizar o gasto energético de suas propriedades com objetivo de reduzir os custos de energia e tem trabalhado junto aos fornecedores com o objetivo de reduzir suas emissões. A Marriott ainda criou uma plataforma de sustentabilidade e impacto social, o Serve 360, em apoio aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International