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O ano de 2024 começou em ritmo acelerado. Logo na sequência da temporada de janeiro, o Carnaval se aproxima ainda na primeira quinzena de fevereiro com a promessa de movimentar o setor hoteleiro. Às vésperas de períodos de alta demanda, é sempre bom revisitar o planejamento para garantir os hotéis tenham em mãos boas estratégias de aumento de receitas, tanto diretas como indiretas. E, se necessário, recalcular a rota.

Em um mercado competitivo como o atual, a otimização das operações assim como o aumento da margem de lucro são cada vez mais essenciais. É preciso sempre levar em conta que o segmento possui um elevado custo operacional, em especial com a mão de obra, mas também com insumos, que vão de alimentos e bebidas às roupas de cama, toalhas, equipamentos dos quartos e das áreas comuns, e por aí vai. Para que 2024 seja mais rentável e produtivo para a hotelaria brasileira, Claudio Cordeiro, diretor de Produtos de Hotelaria da TOTVS, destaca duas frentes  fundamentais para compor uma estratégia de aumento de faturamento:

  • Na frente de vendas, é preciso divulgar o estabelecimento para atingir o potencial hóspede no momento certo e ter uma precificação otimizada, considerando a sazonalidade, outro fator fundamental para o setor.
  • Na operação, é importante reduzir e otimizar custos, sem afetar a percepção de valor do cliente.
claudio cordeiro

Cordeiro destaca relevância do canal direto

Estratégias de venda: o canal próprio faz a diferença

Quem atua no setor hoteleiro sabe que quarto vazio é prejuízo e que não estar na internet é quase como não existir. Nos dias atuais, é preciso estar presente em todas as plataformas, agregadores, aplicativos de reserva e ainda se destacar em cada uma delas. E além de tudo isso, é importante investir em um canal próprio de vendas. Sabemos que as plataformas cobram taxas significativas para os hotéis utilizarem seus serviços e forçam tarifas mais baixas.

Com um canal próprio de vendas, é possível trabalhar uma precificação mais otimizada, já que não é necessário pagar taxas a intermediários, e ainda oferecer para o hóspede diferenciais que agregam na geração de receita, como upgrade de quartos, early check-in e late check-out, serviços de spa, entre outros. Dessa forma, além do crescimento no volume de vendas, é possível aumentar o ticket médio e, consequentemente, a receita e o lucro.

“Ter um canal de vendas próprio também é uma chave importante para fortalecer a estratégia de fidelização dos hóspedes. Por meio de um programa de fidelidade, por exemplo, é possível oferecer vantagens para clientes recorrentes. Assim, além de melhorar a taxa de ocupação, você ainda pode ganhar um embaixador da sua marca, que vai ajudar na divulgação do seu hotel, resort ou pousada”, acrescenta Cordeiro.

O executivo da TOTVS também ressalta que para alavancar ainda mais os números de reservas, os hotéis podem lançar mão de estratégias de marketing digital e inbound marketing para atingir um hóspede potencial no momento certo e converter o interesse dele em venda. “O segredo é encontrar o mix ideal entre as diversas estratégias de inbound, SEO w mídia paga para potencializar o investimento com foco no retorno em vendas. Ferramentas de gestão e automatização de marketing digital são grandes aliados nessa missão. Com elas, é possível, inclusive, fazer uma segmentação do seu público-alvo, para oferecer o quarto certo para o cliente certo”, pontua.

Do outro lado do balcão

Quando olhamos para as operações internas, é quase impossível falarmos em otimização de processos e redução de custos sem mencionar tecnologia. Hoje existem diversas ferramentas no mercado que auxiliam os negócios do setor hoteleiro a aprimorarem sua gestão, com ERPs especializados com módulos administrativos, fiscais e financeiros, auxiliando em processos como contas a pagar e receber, precificação e gestão de reservas.

“Além disso, a grande riqueza de dados gerada pela tecnologia hoje é uma mina de ouro para os hotéis estudarem seu desempenho, analisarem os dados dos hóspedes – em conformidade com a LGPD, claro – e também pensarem em estratégias para expandir seu lucro e aumentar seu ticket médio”, avalia Cordeiro.

“Em um mercado cada vez mais desafiador, aprimorar a gestão hoteleira, reduzir custos e aumentar a receita são estratégias mandatórias que podem impactar brutalmente os resultados do negócio tanto no curto como no longo prazo”, finaliza o executivo.

(*) Crédito da capa: Ben_Kerckx/Pixabay

(**) Crédito da foto: Divulgação/TOTVS