IA

O setor hoteleiro passou por uma recuperação robusta em 2022 e 2023, impulsionada pela demanda reprimida, tanto de viagens a lazer, quanto corporativas. No entanto, com o fim das chamadas revenge travels, as projeções para 2024 indicam desafios, com uma possível estagnação devido ao fim da euforia pós-pandemia e da instabilidade econômica. O cenário vai exigir dos hoteleiros uma gestão estratégica e foco em eficiência operacional. De acordo com Claudio Cordeiro, diretor de produtos de Hotelaria da TOTVS, a IA (Inteligência Artificial), o marketing digital e uma agenda ESG (Environmental, Social and Governance) eficiente serão imprescindíveis para ter sucesso no próximo ano.

Navegar pela possível estagnação, que já mostra sinais com o crescimento mais desacelerado do setor, exigirá estratégias sólidas, como a administração cuidadosa das receitas, otimização de custos, aprimoramento da experiência do hóspede e investimentos estratégicos em tecnologia. Esses elementos serão determinantes para diferenciar os hotéis que prosperarão no ano que vem.

IA - Claudio Cordeiro

IAs generativas serão essenciais em 2024

Sem dúvidas, um dos principais temas nos últimos tempos é o papel da Inteligência Artificial Generativa no dia a dia dos hotéis. E a tendência para o próximo ano é de que este tópico continue em alta – e ainda mais integrado às rotinas”, afirma Cordeiro. “Por isso, devemos observar cada vez mais essa tecnologia incorporada na personalização de pacotes e no atendimento ao cliente por meio de chatbots”, complementa o executivo.

Cordeiro enfatiza, ainda, que a IA deve auxiliar os hotéis em outro aspecto importante: a precificação. “Plataformas de IA poderão analisar uma grande quantidade de dados e auxiliar gestores a tomarem melhores decisões com relação às suas tarifas, considerando variáveis como demanda, qualidade do serviço oferecido, concorrência e até mesmo buscas e avaliações na internet”, afirma. “Essas tecnologias levarão algum tempo para serem implementadas, mas estudos já começam a ser conduzidos. Então, vale ficar atento”.

ESG e marketing digital

Práticas em ESG deixaram de ser uma tendência e passaram a ser uma obrigação. “Os campos de atuação ESG para os hoteleiros são múltiplos, envolvendo desde a redução da produção de resíduos, a instituição de práticas de reciclagem e o uso de energia renovável nas instalações, até o desenvolvimento de projetos sociais com a comunidade local e a preocupação com a saúde física e mental dos colaboradores, por exemplo”, afirma o diretor de produtos de Hotelaria da TOTVS. 

“Neste contexto, também destaco que a tecnologia pode ser uma grande aliada para auxiliar as organizações na implementação destas iniciativas e a para identificação e aferição dos impactos sociais e ambientais, tornando todo o processo mais otimizado e eficiente”, complementa Cordeiro.

O executivo enfatiza, também, a necessidade de investir em uma boa estratégia de marketing digital. “Por meio de diferentes ferramentas digitais é possível automatizar tarefas de marketing, gerir de forma estratégica a base de clientes por meio do CRM e elaborar ações de atração de clientes para o negócio. Tudo isso tendo como objetivo garantir uma melhor experiência e atendimento ao hóspede. E o melhor, as técnicas e estratégicas de marketing podem ser aplicadas em hotéis de qualquer porte e hoje já existem no mercado ferramentas com pacotes acessíveis para todos os bolsos”, comenta.

“Se você pensa que isso é perfumaria, fique ligado, seu concorrente pode pensar o contrário e essa pode ser uma mudança de ponteiro importante nos resultados”, aconselha Cordeiro.

(*) Crédito da capa: standret/Freepik

(**) Crédito da foto: Divulgação/TOTVS