A indústria da gastronomia, que ganhou ainda mais importância nos últimos anos, tem sido tradicionalmente lenta na adoção de tecnologias e soluções digitais. Entretanto, durante a pandemia, que trouxe instabilidade econômica, o segmento mudou e passou a olhar além do tradicional para atender às novas necessidades do consumidor, recorrendo à digitalização para se adaptar à nova realidade, tendo impacto direto na hotelaria, aponta o Hotel News Resource. Assim, algumas tendências precisam ser observadas ao longo do ano.

Neste cenário, a tecnologia e inovação ajudaram os restaurantes a mudar a maneira como operam, para garantir resultados mais expressivos nessa era contactless. De pedidos online a autoatendimento e pagamentos sem contato, passando pela entrega e retirada, a indústria de Alimentos & Bebidas não pode mais ignorar as tendências que estão ajudando as empresas a se reinventarem para permanecerem relevantes e competitivas.

Com a instabilidade econômica, o setor é “obrigado” a rever sua política de gastos, visto que os consumidores também estão apertando seus orçamentos. Muitas vezes, a tecnologia pode ser a solução para encontrar maneiras de otimizar qualquer tipo de negócio. Além disso, a qualidade e experiência serão fundamentais, considerando que os clientes estão cada vez mais exigentes.

Prevê-se, por exemplo, que a indústria de gastronomia será totalmente impulsionada pelo consumo fora dos restaurantes, usando a tecnologia não apenas para melhorar as operações e a prestação de serviços, mas também para reimaginar os restaurantes.

Principais tendências

Sistemas de pedidos online e apps de entrega: dada a vulnerabilidade dos restaurantes a restrições e regulamentos sanitários, os sistemas de pedidos online e os serviços de delivery sem contato continuam a ser parte integrante desse processo de digitalização. Segundo estimativa da Statista, o mercado global de entrega de comida é estimado em US$ 130,2 bilhões e deve crescer para US$ 223,7 bilhões até 2027.

Pagamento sem contato: essa tendência se tornou cada vez mais popular na gastronomia. Essa tecnologia não serve apenas para fazer um pedido online. Ela também permite que os clientes paguem pela comida com um smartwatch, smartphone ou cartão inteligente, por meio de um aplicativo ou dispositivo contactless.

Sistema de reservas online: embora reservar uma mesa por telefone fosse considerado conveniente, o surgimento de uma tecnologia que permite que esse processo seja feito online inicia uma nova era no setor. Provedores como Eat App, Wisely e Open Table permitem que os clientes vejam os lugares disponíveis e façam reservas quando quiserem.

Otimização da operação: à medida que os pedidos online continuam a aumentar, os restaurantes devem adotar novas maneiras de simplificar suas operações. Os sistemas de exibição de cozinha são painéis de menu digitais para funcionários, que ajudam os estabelecimentos a otimizar o trabalho de back-of-house. Com ele, a equipe não precisará de uma caneta ou bloco de notas para anotar os pedidos.

Gerenciamento automatizado: soluções de gerenciamento de estoque automatizado ajudam os restaurantes a rastrear o inventário de alimentos e bebidas, antecipar quantidades e agendar novos pedidos com maior eficiência.

QR Codes: os códigos QR estão lentamente substituindo os menus de restaurantes. Já popular, a tecnologia está gradualmente se tornando global, com mais e mais restaurantes em todo o mundo adotando. Nos últimos anos, os downloads de QR codes aumentaram mais de 750% nos últimos anos.

Tecnologia de entrega de comida: uma das tendências de tecnologia mais atraentes na indústria de gastronomia é a implementação de veículos autônomos na entrega de alimentos. Essa tecnologia pode não apenas agilizar o processo de entrega, mas também reduzir os custos dela.

Como resultado do processo de digitalização, os restaurantes têm mais tempo para se concentrar em encantar seus convidados com novas experiências.

(*) Crédito da capa: jaywennington/Unsplash