* O jornalista viaja a convite da Wyndham Hotels & Resorts

Público engajado, números positivos e projeções otimistas, além de bom humor e um clima descontraído, marcaram a abertura oficial da Conferência Regional 2023 All Green da Wyndham Hotels & Resorts. Voltado para proprietários de hotéis da rede norte-americana na América Latina, além de parceiros comerciais e colaboradores, o evento é realizado no centro de convenções do TRS Yucatán, resort que integra um grandioso complexo turístico do Palladium Hotel Group na Riviera Maya, no México.

Segundo a Wyndham, mais de 200 executivos de diversos países da América Latina participam do encontro, que termina amanhã (19). Na programação, palestras sobre temas estratégicos para os proprietários de hotéis, como tecnologia, agenda ESG, RM (Revenue Management), performance atual e futura do setor, bem como perspectivas e tendências para o desenvolvimento hoteleiro. Além disso, hoje à noite (18), empresa fará a cerimônia de entrega de prêmios para os melhores profissionais e propriedades da rede – e com brasileiros na disputa.

A abertura oficial da conferência foi feita por Geoff Balotti, CEO global da Wyndham. Em sua fala, o executivo fez uma retrospectiva do desempenho da empresa no ano passado, ressaltando a boa performance dos hotéis, além do número de assinaturas e de aberturas. “Tanto no ano passado, como neste início de ano, estamos vendo performances recordes nos hotéis. Hoje, somos a empresa de hospedagem que mais cresce no mundo. Ainda assim, no fim da linha, é nosso desenvolvimento hoteleiro que melhor define nosso bom momento”, comentou o executivo.

“Abrimos praticamente um hotel por dia em 2022 globalmente, com uma importante contribuição da América Latina, onde fizemos ainda 49 assinaturas”, ressaltou Balotti, que concedeu uma entrevista exclusiva à reportagem do Hotelier News que será publicada nos próximos dias. “Estamos aqui nesta conferência para continuar esse relacionamento com vocês e seguir crescendo. É um evento para entendermos o que podemos fazer juntos para prosseguir essa trajetória de expansão”, continuou.

Balotti também destacou alguns números do pipeline da Wyndham, que conta com 219 mil quartos previstos para entrarem no inventário da empresa nos próximos anos. Desta oferta futura, 80% são novos projetos e 58% estão fora do mercado norte-americano. “Fomos a empresa que mais abriu hotéis no mundo e agradeço muito o nosso time de Desenvolvimento, que trabalhou com bastante afinco para chegarmos a esse grandioso pipeline”, disse.

Força de distribuição

Em sua fala, Balotti ressaltou também o grande poder de distribuição que a Wyndham oferece aos proprietários de hotéis. “É, sem dúvidas, nossa principal fortaleza e, de fato, entregamos resultados aos nossos parceiros. Por meio da força das nossas marcas e do nosso sistema de distribuição e programa de fidelidade, geramos mais vendas e incremento de RevPar, o que, no fim da linha, é o que turbina nosso crescimento em todo o mundo. São 10 trimestres consecutivos com aumento do pipeline.”

Wyndham - conferência regional latam - interna

Balotti: 2023 será melhor do que o ano passado

E, de fato, é impossível falar da capacidade de distribuição que a Wyndham proporciona aos proprietários de hotéis sem citar seu programa de fidelidade, que recentemente atingiu a marca de 100 milhões de consumidores em sua base de usuários. “Metade dos check-ins realizados em nossas unidades vem do programa. Ou seja, 50% da ocupação. Em algumas marcas, esse percentual é ainda maior, casa da La Quinta by Wyndham”, comentou Balotti. “São mais de 52 milhões de diárias globalmente oriundas do Wyndham Rewards”, acrescentou.

Para finalizar, o CEO da Wyndham falou sobre o All Green, programa de sustentabilidade que engloba as diferentes ações relacionadas à agenda ESG dentro dos hotéis da rede norte-americana. “Sabemos que essa transição é complexa. Todas as propriedades têm desafios para avançar na reciclagem de lixo ou no uso consciente de água, por exemplo. O programa tem cinco níveis de certificação e vamos apoiar nossos parceiros para que, no futuro, todos os seus hotéis recebem o selo no nível mais elevado”, disse.

Segundo Balotti, 85% dos hotéis da Wyndham na América Latina já receberam o selo All Green. O Brasil é destaque na região, com um índice de 90%, alguns deles no nível três, caso do Wyndham Gramado Termas Resort & Spa (veja Hotel In Loco). A meta da empresa é encerrar 2022 com todas as unidades latino-americanas certificadas.

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News