A Wyndham Hotels & Resorts inicia 2023 com uma importante conquista em sua agenda ESG. No Brasil, 90% das unidades da rede foram certificadas pelo programa global de sustentabilidade da empresa, o Wyndham Green, que busca reduzir impactos gerados por sua atividade e operar de forma mais eficiente por meio de iniciativas ecologicamente corretas.

Na América Latina, esse índice está perto de 85%, o que faz o Brasil liderar o ranking de países da região. “A Wyndham reforça seu compromisso global com o meio ambiente, sendo parte da visão estratégica da companhia fomentar uma cultura orientada por valores em que proteger os recursos naturais é essencial”, afirma Eduardo Cruz del Rio, vice-presidente de Operações para América Latina e Caribe.“ O Programa foi desenvolvido para mostrar como os hotéis podem reduzir custos operacionais por meio da eficiência, ajudar a gerar receita e ainda aumentar a fidelidade à nossa marca”, comenta o executivo.

A meta é chegar ao final deste ano com 100% dos empreendimentos certificados, reforça Cruz del Rio. Ele ainda destaca o forte incentivo da rede junto aos investidores para que as unidades adotem fortemente o programa em sua plenitude. “Para uma empresa que tem como foco entregar o melhor resultado aos hóspedes e seus investidores, ter as certificações do nosso programa de sustentabilidade é essencial”.

O programa conta com cinco níveis de certificação, que englobam, entre outros fatores: uso consciente de água e energia, destinação correta de resíduos, eficiência operacional e educação e engajamento de hóspedes e funcionários.

Dos 36 hotéis certificados no Brasil, o Wyndham Gramado Termas Resort & Spa é o que lidera o ranking, estando já no nível 3, que prevê: descargas eficientes em áreas comuns, uso conscientize de energia em áreas comuns, uso de produtos de limpeza ecológicos e iluminação externa eficiente.

Quando se olha para os 247 hotéis do grupo na América Latina, o volume de empreendimentos participantes no programa (gerenciados e franqueados) chega a quase 85%, ou seja, 208, o que coloca a região em primeiro lugar na comparação percentual com as outras localidades da rede — que se aproximam de 50% — e mesmo em uma análise com o nível de adesão global.

“A América Latina vem sendo um exemplo para o mundo, quando olhamos para a rede. Os investidores e os times operacionais estão cada vez mais se engajando na necessidade de que nossos hotéis estejam em sintonia com o meio ambiente”, acrescenta o executivo.

Unidades em destaque

O Wyndham Gramado Termas Resort & Spa foi o primeiro brasileiro a possuir a certificação LEED – Leardership in Energy and Environmental Design, se mantendo como Green Building. Entre as suas ações ganham destaque: uso de vidro duplo, garantindo iluminação natural em quase todos os ambientes, sensores de presença em todos os espaços internos, estação de tratamento de água para uso em vasos sanitários e sistema de irrigação, além de um programa de separação, reciclagem e descarte de lixo produzido.

“O programa trouxe uma maior conscientização a colaboradores, proprietários e hóspedes com relação à importância do meio ambiente e evidenciou a responsabilidade de todos. Criamos um movimento no hotel e vimos a animação de todos para atingir as metas. Uma das ações que mais vêm gerando envolvimento é a oferta gratuita de água potável em vários pontos do hotel, onde cada um pode encher sua garrafinha e assim evita o uso de copos plásticos”, pontua Marc Balanger, gerente geral do empreendimento.

No Wyndham Garden São Paulo Convention Nortel, as práticas de preservação do meio ambiente também são fortes. Além de um programa de educação e conscientização dos hóspedes, o hotel de 345 apartamentos tem o Espaço de Eventos Immensità anexado, que é referência na cidade de São Paulo por conta de certificações ambientais conquistadas. “Estar sempre em dia com as boas práticas de sustentabilidade é vital para a manutenção da hotelaria”, destaca Dalmo Valim, gerente geral da propriedade.

No Wyndham Golden Foz Suites, no Paraná, 100% do aquecimento da água que abastece os 200 apartamentos é feito por um sistema que usa a energia solar, ou seja, 100% sustentável. Em menos de cinco anos da adoção do sistema, além de estar em linha com as boas práticas de preservação ambiental, a economia gerada já pagou os custos de implantação. Por dia, são usados 35 mil litros de água no hotel.

Outro sistema adotado foi a adaptação do telhado do empreendimento, que capta a água da chuva, com capacidade de até 25 mil litros de armazenamento, para utilização nas descargas dos vasos sanitários do empreendimento. “O programa é uma ferramenta que faz todos a se engajarem em um olhar mais crítico sobre o meio ambiente e assim buscar alternativas para melhorias”, diz Mario Apollo, gerente geral do hotel

O Wyndham Olímpia Royal Hotels, no interior de São Paulo, foi um dos empreendimentos que conquistou a certificação neste começo de ano, o que para o recém-chegado gerente geral, Mario Pio, é algo preponderante para o sucesso do empreendimento. “Demonstrar nosso compromisso com a sustentabilidade a nossos hóspedes, investidores e colaboradores é um trabalho diário e efetivo. Tenho certeza de que essa certificação nos guiará também por um caminho de maior eficiência operacional e economia de custos de serviços públicos”.

Abaixo lista de hotéis da rede no Brasil com a certificação:

  • Ramada by Wyndham Lagoa Santa INTL Airport Belo Horizonte
  • Ramada Encore by Wyndham Belo Horizonte Luxemburgo
  • Ramada Encore by Wyndham Belo Horizonte Minascasa
  • Ramada Encore by Wyndham Rio de Janeiro Ribalta
  • Ramada Encore by Wyndham Cruzeiro
  • TRYP by Wyndham Sao Paulo Guarulhos Airport
  • Ramada by Wyndham Campinas Viracopos
  • Wyndham Foz do Iguacu
  • TRYP by Wyndham Ribeirao Preto
  • Ramada by Wyndham Macae Hotel & Suites
  • Wyndham Sao Paulo Berrini
  • Wyndham Garden Sao Paulo Convention Nortel
  • Wyndham Garden Ribeirao Preto Convention
  • Wyndham Gramado Termas Resort & Spa
  • Wyndham Rio de Janeiro Barra
  • Wyndham Olimpia Royal Hotel
  • Days Inn By Wyndham Cascavel
  • Ramada by Wyndham Belo Horizonte Lourdes
  • Wyndham Sao Paulo Paulista
  • TRYP by Wyndham Rio de Janeiro Barra Parque Olimpico
  • Grand Palladium Imbassai, All Inclusive Resort & Spa

(*) Crédito da foto: Divulgação/Wyndham Hotels & Resorts