Enquanto entidades internacionais se movimentam para orientar o setor hoteleiro em direção a operações mais sustentáveis, na outra ponta, as empresas buscam fazer sua parte. Recentemente, a Wyndham Hotels & Resorts divulgou seu relatório ESG (Environmental, social, and corporate governance), reforçando seu compromisso com o planeta, a diversidade e a inclusão. E tais iniciativas levaram a cadeia de hotéis a ser reconhecida pela DiversityInc e Forbes por sua dedicação em prol dessas agendas.

A DiversityInc destacou a Wyndham como uma empresa com práticas líderes de diversidade para 2022. Já a Forbes apontou a rede como uma das Melhores Empregadoras para a Diversidade 2022.

“O significado da visão da nossa empresa – ser a empresa hoteleira líder mundial, oferecendo o melhor valor aos proprietários e hóspedes – é mais importante do que nunca. Acreditamos que, como o maior franqueador de hotéis do mundo, temos a responsabilidade de fortalecer as comunidades nas quais servimos, protegendo o meio ambiente para as gerações futuras, continuando o crescimento e o sucesso de nosso sistema global de franquias”, afirma Geoffrey A. Ballotti, presidente e CEO da Wyndham.

“Testemunhamos a incrível resiliência de nossos proprietários, convidados e membros da equipe durante os últimos dois anos. E à medida que as pessoas voltam a viajar em números recordes, estamos ansiosos para recebê-los em Wyndham, onde temos uma marca para cada hóspede enquanto trabalhamos para continuar avançando em nossa cultura orientada por valores” , acrescenta o executivo.

Diversidade, equidade e inclusão

A Wyndham também recebeu outra pontuação alta no Índice de Igualdade Corporativa de 2022 da Human Rights Campaign, que mede a igualdade no local de trabalho LGBTQ. Avançando em seu compromisso com a equidade e diversidade, a rede lançou o programa Women Own the Room — com foco na expansão da presença de mulheres como proprietárias de hotéis.

A iniciativa foi projetada para capacitar empreendedoras a romper com uma indústria hoteleira predominantemente masculina, concedendo contratos de desenvolvimento para profissionais do sexo feminino em projetos no Colorado, Delaware, Texas, Virgínia, Oklahoma e Flórida.

“Criamos uma cultura que promove um local de trabalho inclusivo para os membros de nossa equipe, onde todos os indivíduos são tratados com respeito e podem alcançar sucesso pessoal e profissional”, comenta Monica Melancon, diretora de Recursos Humanos da Wyndham.

Sustentabilidade

Acelerando seus esforços ambientais, a empresa anunciou que os hotéis em todo o mundo serão obrigados, como parte da conformidade com o padrão da marca, a atingir o nível 1 no Wyndham Green Program até abril de 2023.

O programa é uma certificação de cinco níveis que ajuda reduzir a pegada ambiental de um hotel, inclui uma ferramenta proprietária de gerenciamento ambiental que rastreia dados para ajudar os empreendimentos a melhorar sua eficiência energética, reduzir emissões, conservar água e reduzir o desperdício, ajudando a impulsionar os resultados financeiros do proprietário. O trabalho da Wyndham foi reconhecido por sua participação nas respostas à mudança climática e segurança hídrica do CDP.

Até 2025, a empresa se comprometeu a reduzir as emissões absolutas de carbono nos Escopos 1 e 2 em 15%, em comparação com a linha de base de 2019, e alcançar 100% de energia renovável na sede corporativa e nos escritórios norte-americanos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Wyndham Hotels & Resorts