WTM-LA: Hotéis Othon investe mais de R$ 14 milhões em melhorias estruturais

Com o retorno à normalidade após dois anos de pandemia, a hotelaria precisou se adaptar aos novos hábitos do consumidor. Pensando nisso, a Hotéis Othon irá investir, ao longo de 2023, mais de R$ 14 milhões em melhorias estruturais em seus dois empreendimentos.

“Desde a saída da pandemia, temos feito investimentos muito significativos em nossas propriedades. Estamos produzindo um novo conceito de suítes no Rio Othon Palace. Isso faz parte de toda a estratégia de reposicionamento do hotel e da rede, aproveitando o que temos de melhor, que é essa vista incrível de Copacabana”, disse em entrevista ao Hotelier News.

“Somado a isso, também estamos fazendo investimentos no nosso rooftop. Iniciaremos no segundo semestre uma reforma geral, com expansão da nossa piscina. Será um ambiente novo e completamente instagramável, visto que a maioria das pessoas que viajam busca ter recordações únicas e incríveis, e a ideia dessa reforma é criar e desenvolver um lugar que fique na mente dos nossos clientes”, complementa.

Outras iniciativas

Atualmente, a rede possui dois hotéis em Copacabana, totalizando 745 quartos, o que, segundo Chaves, é muito significativo, por se tratar de um dos principais destinos do Rio de Janeiro. “O Savoy, nosso empreendimento mais econômico, também está recebendo melhorias. Vamos reformar alguns andares nesse ano, com uma nova proposta de apartamentos, reposicionando a unidade”, finaliza. (Por Lucas Barbosa)


Meliá prevê alta de até 40% na receita no 1º tri

Neste começo de 2023, quem tem muitos motivos para estar otimista é a Meliá Hotels International. Isso porque a rede prevê incremento de até 40% na receita no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2022, segundo Fernando Gagliardi, diretor de Marketing e Vendas da empresa para a América Latina.

“Esse trimestre versus o ano passado teve crescimento bastante expressivo, porque desde janeiro temos registrado bons resultados, e março foi o pico. Além de superar o ano passado, também ficamos acima de nossas projeções, no âmbito América Latina”, disse o executivo em entrevista ao Hotelier News.

“No Brasil, isso é ainda mais destacado. Em São Paulo, principalmente, tivemos diárias médias que nunca havíamos registrado nos hotéis. A cidade estava lotada, com muitos shows, eventos, feiras, e tudo isso nos proporcionou esse resultado muito positivo”, complementa.

Reformas

Em relação aos produtos, Gagliardi afirma que a Meliá tem realizado melhorias em todos os empreendimentos. “O grande destaque é o Meliá Jardim Europa, o de maior reconhecimento em São Paulo. Concluímos a primeira fase da reforma, ampliando e renovando a sala de eventos. Iniciamos agora a parte do lobby, recepção, bar, e iremos concluir o restaurante ainda no primeiro semestre”, explica.

“No Meliá Nações Unidas, inauguramos a parte renovada de bar e restaurante, e também estamos trabalhando no lobby. No Meliá Paulista, estamos fazendo andares de apartamentos, o que mostra que a maioria dos nossos hotéis está em processo de modernização, para poder entregar um serviço melhor e condizente com a tarifa que estamos cobrando”, finaliza. (Por Lucas Barbosa)


Jurema Águas Quentes tem master plan de investimentos até 2030

Associado a Resorts Brasil recentemente, o Jurema Águas Quentes prevê melhorias, expansões e metas de projeção nacional para os próximos anos. Com 70% de seu público composto por turistas paranaenses, o empreendimento visa ampliar a participação de outros mercados emissores na carteira de clientes e, para ganhar ainda mais visibilidade, anunciou investimentos robustos em infraestrutura.

Presente na WTM-LA, Diego Garcia revela que o complexo já está em fase de mudanças. Após um 2022 de resultados promissores, o empreendimento aposta em transformações. “O ano passado foi um dos melhores desde que a pandemia explodiu. Encerramos com ocupação de 63% e receita total perto dos R$ 100 milhões”, conta o diretor de Vendas e Marketing do Jurema Águas Quentes.

Para efeito de comparação, o complexo alcançou R$ 77 milhões de faturamento em 2021, além de ocupação na casa dos 52%. Contudo, Garcia afirma que o calcanhar de Aquiles do Jurema Águas Quentes ainda é a diária média, que ganhará atenção especial em 2023.

“Seguramos muito a diária média em 2022 e entramos em 2023 com foco nesse ajuste. Sentimos que o cliente entendeu o custo-benefício dentro de nossa composição de valores e sabe o preço das coisas. Uma diária de R$ 1,2 mil em 2019 era muito diferente do que é em 2023”, pontua Garcia.

Para incrementar a receita, o Jurema Águas Quentes espera ganhar espaço no Mice. No ano passado, o complexo recebeu 44 eventos. Atualmente, a fatia representa 15% do faturamento do empreendimento, e a meta é chegar a 35% este ano. “Ainda não temos um volume tão forte e vamos buscar esse mercado. O Jardins de Jurema abriu as portas em agosto de 2019, ainda durante a pandemia, e não tivemos tempo de divulgar nosso produto. É um desafio que temos pela frente, mas os orçamentos estão chegando”, destaca o diretor.

Investimentos à vista

Segundo Garcia, o Jurema Águas Quentes possui um plano de investimentos até 2030. O master plan contempla melhorias nas UHs do Lagos de Jurema, que também ganhou um centro de eventos e passará por reformas em suas piscinas e restaurante. Já o Jardins de Jurema contará com uma piscina de mergulho e um teatro.

“Essas obras devem receber o aporte na casa dos R$ 20 milhões, com previsão de entrega até meados de 2024”, diz Garcia. No Lagos, 70% das UHs já foram entregues, enquanto o novo restaurante deve ser aberto em junho. “As piscinas serão feitas em fases para não impactar a experiência do hóspede”, pontua.

Outro grande projeto do complexo é a construção de um parque aquático, que atenderá a ambos os resorts, bem como ao público externo. “A previsão de entrega do parque é 2028 como uma atração para o público que ainda não consome jurema ou que deseja passar o dia”, acrescenta o diretor.

Por fim, o Jardins de Jurema ganhará mais um bloco com 75 apartamentos e um spa. Já o Lagos de Jurema passará por uma revitalização de sua recepção. (Por Nayara Matteis)


“São Pedro Thermas Resort já superou expectativas”, diz Zubaran

Inaugurado há três semanas, o São Pedro Thermas Resort é a nova aposta da Enjoy Hotéis & Resorts no segmento de multipropriedade. Em entrevista ao Hotelier News durante a WTM-LA, Alexandre Zubaran  afirma que o empreendimento vem superando expectativas logo no início de sua operação.

“A expectativa para esse resort já era alta mesmo antes de sua abertura. Agora, três semanas depois, as primeiras respostas estão surgindo — o que nos dá mais certeza de que os resultados serão ainda melhores e mais sustentáveis”, revela o CEO da Enjoy Hotéis & Resorts.

De acordo com o executivo, o São Pedro Thermas Resort vem operando com ocupação máxima, impulsionada pelo forte apelo regional da cidade. “Estamos lotados e, em alguns períodos, já encerramos as vendas. Com o sucesso comercial que tivemos, mais proprietários optaram por colocar suas acomodações no pool”.

Com 100% de suas frações vendidas, o empreendimento faz parte do ciclo de expansão da Enjoy. Zubaran adianta que o crescimento da rede, em um primeiro momento, será totalmente focado no Sudeste e destinos próximos. “Estamos em busca de locais consolidados na região, em um plano que deve se estender até 2025. Já temos mais dois empreendimentos em estudo”.

alexandre zubaran

Cautela para 2023

A Enjoy Hotéis se mostrou cautelosa durante a pandemia, mas sem deixar de fazer negócios. De acordo com o CEO, nas fases mais agudas da crise, a rede capacitou cerca de 3 mil agentes de forma remota. “Criamos produtos para os agentes de viagens parceiros continuarem vendendo. Quando o regional começou a responder no lazer, estávamos prontos”, relembra o executivo.

Passados os momentos mais críticos da pandemia, a Enjoy se beneficiou da demanda regional, que segue forte devido aos preços das passagens aéreas. E, mesmo prevendo bons resultados este ano, Zubaran pondera que o grupo mantém os pés no chão sabendo que existem desafios à frente.

“O fluxo de longa distância e o corporativo devem retomar. Nossa expectativa de crescimento para 2023 é modesta, mesmo com muitos feriados e demanda regional forte. Este será um ano de muitos altos e baixos, pois ainda temos uma economia andando de lado”, avalia Zubaran. (Por Nayara Matteis)


Luzeiros Fortaleza se destaca com retrofit e alta demanda

Aproveitando as modernizações da orla da cidade, o Luzeiros Fortaleza entrou na onda e também realizou seu próprio retrofit. Com uma nova categoria de acomodações, voltada para o long stay, a propriedade da Hotéis Luzeiro vem se sobressaindo frente aos seus irmãos de rede.

“Nossas últimas UHs foram entregues na semana passada. Os outros hotéis são novos e ainda não necessitam de melhorias. Em Fortaleza, espelhamos a fachada com vidro por conta das obras na orla”, explica Carlos Nascimento, diretor Comercial da Luzeiros Hotéis.

Os três empreendimentos da rede no Brasil possuem demanda majoritariamente corporativa, sendo 70% da ocupação composta por hóspedes a negócios. Apesar da pandemia ter afetado essa fatia de mercado, a Luzeiros acredita que conseguiu manter os quartos reservados por clientes business.

Carlos Nascimento

“O ano passado foi maravilhoso e o primeiro trimestre de 2023 também. Acredito que Recife vai avançar mais nos próximos meses com o retorno massivo da malha aérea internacional, especialmente em mercados sul-americanos”, conta Nascimento.

Praças em alta

São Luís, que possui grande demanda corporativa, vem observando um movimento interessante de negócios hospitalares, o que promete impactar a ocupação do empreendimento maranhense. “Muitos grupos norte-americanos estão comprando hotéis na região, o que nos possibilita trabalhar com essa demanda”, salienta o diretor.

Em Fortaleza, Nascimento afirma que o Luzeiros se destaca em diária média, atualmente na casa dos R$ 400. “Somos uma referência na cidade e nossa concorrência não consegue alcançar nossa tarifa”, finaliza. (Por Nayara Matteis)


La Torre Resort reforça foco no ESG

Atualmente, um dos grandes focos do La Torre Resort (BA) é adequar sua operação à agenda ESG. Por isso, o empreendimento reforça, em sua participação na WTM-LA, seu foco nessas iniciativas. Uma das principais novidades para este ano é a inauguração da usina fotovoltaica, prevista para julho, o que permitirá à propriedade atingir a autossuficiência energética.

“A usina já está em construção. A partir disso, o resort terá 100% de energia verde, com 60% sendo produzida na nossa planta fotovoltaica, com o restante a cargo de uma empresa parceria”, afirma Luigi Rotunno, CEO do Grupo La Torre, em entrevista ao Hotelier News.

“O caminho é esse: levar o resort para que o mais próximo possível do carbono zero, e também fazer que seja sustentável do ponto de vista energético, além de envolver a natureza nas experiências oferecidas aos hóspedes”, complementa o executivo.

Sustentabilidade, governança e reformas

Rotunno destaca que as iniciativas do La Torre Resort reforçam a importância de os resorts abraçarem a bandeira do ESG. “Nossa ideia é transformar essa agenda em uma experiência para o hóspede. Na parte de governança, iremos fazer uma capacitação de todos os colaboradores para o atendimento ao público autista, já que abril é justamente o mês de visibilidade dessas pessoas. Esse treinamento é algo que fazemos anualmente para manter nossa equipe cada vez mais preparada para atender da melhor forma possível os diferentes perfis de hóspedes”, complementa.

O CEO do La Torre Resort diz que a propriedade também tem realizado retrofits para garantir maior conforto aos hóspedes. “Terminamos a renovação de todos os apartamentos standard neste ano e, agora, iremos iniciar esse processo em 50 acomodações da categoria family“, revela.

“O La Torre investe muito em manutenção para manter o produto sempre atualizado e novo. Além disso, estamos preparando algumas experiências novas. De julho a outubro, por exemplo, é a temporada das baleias na região e, este ano, temos um barco próprio para que os hóspedes possam vivenciar essa experiência”, finaliza. (Por Lucas Barbosa)


Cana Brava Resort (BA) anuncia ampliação da estrutura de lazer

Participando da 11ª edição da WTM-LA, o Cana Brava All Inclusive Resort anunciou que ainda este ano fará a ampliação de sua estrutura de lazer, com uma nova piscina. A iniciativa, segundo Rafael Espírito Santo, visa elevar ainda mais a experiência do hóspede.

WTM-LA - Cana_Brava_All_Inclusive_Resort“É um espelho d’água de mais de 600 m² (metros quadrados), com borda infinita e de frente para o mar. Nossa expectativa é que fica pronto ainda este ano. É nossa terceira piscina, que já está em construção, inclusive”, destaca o diretor Comercial do Cana Brava Resort.

“Nossa ideia é ter um resort sempre com novidades. Temos um público habitué muito forte e, por isso, precisamos estar sempre inovando, trazendo novas experiências para eles. Esse é o nosso principal objetivo”, completa.

Outras estratégias

Ainda segundo Espírito Santo, a propriedade também apresentou sua nova marca durante a WTM-LA, complementando o processo de retrofit feito nos últimos anos. “Hoje, 100% das nossas acomodações estão renovadas. Então, a nova marca chancela toda a transformação pela qual o Cana Brava vem passando”, salienta.

O executivo diz que a principal estratégia do Cana Brava, comercialmente falando, é buscar uma distribuição diversificada. “Esse é nosso principal segredo. Estamos presentes nas operadoras, agências, venda direta e OTAs. É esse conjunto que nos faz ter alta ocupação”, revela.

“Trabalhamos com paridade para dar mais condição de venda, para que todos os canais possam comercializar o Cana Brava. Justamente por isso, nossa ocupação média anual está na casa dos 80%”, finaliza Espírito Santo. (Por Lucas Barbosa)


Selina prevê abertura de unidade em julho de 2023

O primeiro empreendimento greenfield do Selina no Brasil deve abrir as portas ainda este ano. A propriedade, localizada em Bragança Paulista, é a terceira unidade da rede em São Paulo e a décima em terras brasileiras.

De acordo com Camila Safi, gerente de Vendas do Selina, a inauguração do hotel foi postergada para 2023 por conta de processos internos, mas salienta que a expectativa para o empreendimento é alta.

“O Selina Bragança Paulista traz a ideia de sair do urbano. O foco do hotel será em famílias, wellness e lazer, mas sem deixar de lado o corporativo. Podemos dizer que é mais semelhante a um resort, mas sem perder a essência do Selina”, conta Camila.

A propriedade contará com quartos privativos e compartilhados (marca registrada da rede), além de coworking, estrutura de lazer e atividades à beira do Lago Taboão.

Novos mercados

Segundo a gerente, a rede está em fase de prospecção de sua primeira propriedade no Nordeste, mas sem revelar quais destinos estão na mira do grupo hoteleiro. “Algumas cidades estão sendo estudadas, mas nada é definitivo ainda”, adianta.

Quanto ao balanço de 2022, Camila afirma que foi um período de desafios, mas que permitiu ao Selina ganhar mais visibilidade. “Muitas pessoas que não nos conheciam passaram a saber quem somos. Amadurecemos muito e nosso marketing está ainda mais consolidado. Fizemos três aberturas e chegamos a US$ 1 milhão no mercado brasileiro”, finaliza. (Por Nayara Matteis)


 Thermas All Inclusive Resort aposta em grupos e melhor idade para elevar ocupação durante a semana

Participando da edição 2023 da WTM-LA, aberta hoje (3), em São Paulo, o Thermas All Inclusive Resort tem apostado em novas estratégias para elevar a ocupação durante a semana, de forma a se aproximar dos resultados dos finais de semana, quando o indicador chega a 100%. Uma dessas estratégias da propriedade localizado em Poços de Caldas (MG) é o foco na melhor idade e nos grupos.

WTM-LA - Ricardo_Maia

Ricardo Maia, executivo de Contas e Eventos do Thermas All Inclusive Resort, pontuou que a iniciativa se deve ao fato de esse público ter maior disponibilidade para viajar durante a semana. “Por se tratar de um destino turístico, é normal que a demanda caia um pouco durante a semana. Então, nossa estratégia contempla a participação em feiras e eventos como a WTM-LA justamente para fazer parcerias com agências para trazer esse novo público e melhorar os resultados”, afirma.

Maia ressalta ainda que o regime all inclusive, adotado pelo empreendimento, tem atraído ainda mais os hóspedes. “Temos superado as expectativas. Além disso, estamos associados à Resort Brasil, o que nos confere um destaque maior frente ao grande público. Nossa ocupação tem sido excelente, consolidando a retomada”, completa.

Aumento de visibilidade

Outra iniciativa, que é a participação em eventos, também ajudam a ampliar a visibilidade do empreendimento, avalia o executivo. “Nossa meta é essa: apresentar nossos atrativos para as agências de turismo e novos mercados emissores. Hoje, estamos com a venda direta nas redes sociais, site e motor de reservas. Porém, queremos diversificar nosso share para elevar a divulgação da unidade”, explica.

Segundo Maia, as agências são um público fundamental, pois atingem clientes que o próprio empreendimento não conseguiria de maneira orgânica. “E a fidelidade que eles proporcionam é muito importante, pois dá maior credibilidade ao nosso destino”, finaliza. (Por Lucas Barbosa)

(*) Crédito da capa: Lucas Barbosa/Hotelier News

(**) Crédito das fotos: Lucas Barbosa e Nayara Matteis/Hotelier News