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O setor hoteleiro está constantemente se reinventando, adotando novas práticas. Neste cenário, um dos grandes focos do segmento tem sido a agenda ESG (Environmental, Social and Governance), que envolve ações de preservação ambiental e desenvolvimento social. E essa tem sido uma das prioridades do Grupo La Torre, que tem atuado fortemente para garantir uma operação mais sustentável.

Em entrevista ao Hotelier News, Luigi Rotunno, CEO do grupo, destacou que as iniciativas voltadas para o ESG foram iniciadas após o interesse em reduzir a pegada de carbono do resort, localizado em Porto Seguro (BA). “Acabamos estudando e analisando de que forma poderíamos contribuir com essa pegada de carbono zero, e isso nos abriu um mundo de possibilidades, envolvendo não só a sustentabilidade ambiental e o environment, mas também a governança e o social”, pontua.

“Estamos abraçando o ESG pelo segundo ano consecutivo, mas já possuíamos um programa social muito inovador há mais de uma década. Juntamos isso às pautas de sustentabilidade e está sendo uma experiência muito positiva para nós”, completa Rotunno.

Iniciativas

Nos últimos anos, diversas medidas foram adotadas pelo grupo, com o intuito de atingir as metas de ESG. Entre elas, está a redução do uso de copos plásticos no resort. Entre 2019 e 2020, o número de copos utilizados chegava a 63 mil por mês. Em maio do ano passado, eram contabilizados 4,8 mil. “Hoje, já devemos estar na faixa dos 2 mil. É uma questão de comprometimento eliminar o plástico e substituir por copos de vidro e garrafas térmicas”, destaca o CEO do Grupo La Torre.

Nas amenities disponibilizadas pelo hotel, a redução do uso de plástico também é considerável. De 2019 a 2022, o número de dispensers plásticos utilizados saltou de 250 mil/ano para 2,5 mil/ano.

Além disso, o Grupo La Torre também reaproveita 80% dos resíduos orgânicos. Segundo Rotunno, esses resíduos passam por dois tipos de biodigestores: um em que são transformados em água limpa para jardinagem, e outro no qual são transformados em gás, alimentando espaços como a hamburgueria do resort.

“Também fizemos uma parceria com uma empresa de compensação de carbono via blockchain. Assim, temos trabalhado para reduzir nossa pegada de carbono e só no primeiro trimestre conseguimos compensar 313 toneladas”, diz o executivo.

Envolvendo a comunidade

Rotunno explica que, dentro da agenda ESG do Grupo La Torre, o envolvimento da comunidade é fundamental. Por isso, são desenvolvidas ações das quais moradores do entorno do resort participam, como o mutirão de limpeza na praia do Mutá.

“Convidamos hóspedes, moradores da comunidade, e fazemos uma longa caminhada na praia para limpá-la. A limpeza é algo que fazemos cotidianamente, mas o mutirão serve para chamar a atenção da população sobre a importância de preservar as praias, alertando para a gravidade da situação. Neste ano, infelizmente vimos várias tartarugas morrendo presas em resíduos plásticos”, diz.

O grupo também criou o projeto Adote Uma Árvore, há dois anos. O objetivo é fazer doações de mudas de árvores aos hóspedes, e estimular o plantio. “Hoje, fazemos isso de duas a três vezes por ano. Entendemos que plantar árvores não deve se resumir apenas ao Dia do Meio Ambiente. Compramos cerca de 2 mil mudas, especialmente de Pau Brasil, e doamos para a comunidade e hóspedes”, acrescenta.

Grupo La Torre - Adote_Uma_Árvore

Projeto distribui diversas mudas para hóspedes e comunidade local

 

O executivo reforça que essas ações também ajudam a incrementar a experiência do hóspede, pois em muitos casos envolve famílias inteiras, hospedadas no resort. “Por isso, colocamos mais um E, de ‘experiência’, ao final da sigla ESG. Acredito que o turismo e a hospitalidade devem abraçar essa pauta, porque a maioria dos resorts está situada em áreas nas quais o meio ambiente é um fator primordial. O Grupo La Torre abraçou esse conceito e estamos conseguindo influenciar outros hotéis. Esse aprendizado transforma a sociedade”, finaliza Rotunno.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grupo La Torre