WTM-LA: Amazon Jungle Palace aumenta oferta de hospedagem

Hotel flutuante também tem planos de investir em pesca esportiva

Até meados de 2023, o Amazon Jungle Palace ganhará mais 35 apartamentos, elevando sua oferta a 145 UHs. Atualmente, o hotel flutuante conta com 66 acomodações, divididas nas categorias Luxo, Superior, Imperial, Nobre e Junior. O novo prédio foi pensado para atender principalmente famílias, com quartos conjugados e duplex.

“Mantemos nosso foco ecológico de expandir sem derrubar árvores. Inclusive, incentivamos nossos hóspedes a plantarem, possibilitando o acompanhamento do crescimento da árvore por um código”, comenta Vander Areosa, CEO do Amazon Jungle Palace.

Apesar da expansão, o executivo revela que o empreendimento pode tomar o caminho contrário. Pensando em elevar sua proposta de experiências na Amazônia, Areosa tem planos de transformar uma das torres de apartamentos em um espaço para pesca esportiva — atividade comum na região.

Vander Aerosa

“Com o aumento do número de apartamentos, pode ser que não haja ocupação em alguns períodos do ano. Logo, vamos investir em um módulo de pesca esportiva como forma de incrementar a experiência do hóspede”, acrescenta.

A demanda do empreendimento, assim como o restante do mercado, foi afetada pela pandemia, mudando o perfil de público da propriedade. “Hoje, temos grande parte de nossa ocupação composta por turistas nacionais, enquanto no pré-pandemia as demandas eram estrangeiras”, pontua Areosa.

Operando em sistema all inclusive, o Amazon Jungle Palace comercializa pacotes com passeios de barco, além de experiências na região da floresta. “Nas épocas de seca, realizamos luaus na praia, por exemplo. Estamos com boas expectativas para o verão amazônico, que acontece entre julho e dezembro”. (Por Nayara Matteis)


Best Buy Hotel passa pandemia ‘tranquilo’ e projeta crescimento robusto este ano

Consolidadora paulista prevê alta de 50% na receita este ano frente a 2019

Após firmar joint venture com um fundo de private equity britânico pouco antes do começo da pandemia, a BestBuy Hotel sobreviveu à crise sanitária com mais tranquilidade que muitos outros players do setor. Victor van Oorschot, fundador da consolidadora paulista, conta que a empresa atingiu o breakeven e prevê incremento de 50% na receita em 2022 frente a 2019. Ele conversou com a reportagem do Hotelier News hoje (6), durante a WTM-LA.

Segundo van Oorschot, a empresa já registrou aumento de 20% na receita no primeiro trimestre, quando comparado ao período pré-pandêmico. “Com a parceria com a Apax Partners, ganhamos uma musculatura financeira enorme. Durante a pandemia, conseguimos honrar todos os parceiros e cancelamentos, que dominaram em 2020.” afirma Oorschot.

Para isso, foi necessário um investimento na captação do público doméstico, visto que o internacional (carro-chefe histórico da Best Buy Hotel) tornou-se quase inexistente durante o auge da pandemia.

“Agora estamos com 50% para cada segmento. No entanto, esperamos que o público internacional retorne, podendo chegar a até 70% do share ao fim do ano”, explica. “Estamos há quatro meses no breakeven e bastante otimistas com a retomada. Diria que nossa estimativa de crescimento de 50% ao final de 2022 é até conservadora”, acrescenta Oorschot

Reestruturação da equipe

Recentemente, a empresa realizou um encontro com o núcleo comercial para alinhamento do plano de vendas para 2022 e anunciou a contratação de mais executivos para a área, que é o caso de Adiana Lemos, responsável pela atuação da empresa na região nordeste, e de Mariana Funcia, para os estados de Santa Catarina e Paraná. (Por Matheus Alves)


Othon Hotéis intensifica investimentos em lazer

Buscando atender às novas necessidades das famílias, marca tem apostado em novos espaços

Na Othon Hotéis, os investimentos para elevar a experiência dos clientes. De acordo com Jorge Chaves, diretor Comercial e de Operações da empresa, os empreendimentos têm recebido melhorias na estrutura de lazer, focadas principalmente nas famílias.

“No Rio Othon Palace, por exemplo, temos um espaço kids incrível, com quase 140 metros quadrados (m²). A ideia deste produto, somada aos outros que estamos lançando – como saunas, spa e espaço co-working – é justamente atrair um segmento que já é muito conhecido nosso: o de lazer voltado para as famílias”, afirma.

WTM-LA - Jorge_Chaves “Além disso, temos o serviço de monitoria, no qual os pais deixam os filhos nos hotéis sem custo adicional algum. A ideia dessa iniciativa é oferecer um serviço distinto e diferente, para que os pais possam aproveitar também as outras áreas do empreendimento, que também oferece atividades externas na praia de Copacabana.

Já no Savoy Othon, produto três estrelas da marca, além do lançamento também de um espaço kids, um salão de jogos, visando a diversão de pais e filhos.

Investimentos

Ainda segundo Chaves, a Othon deve investir R$ 10 milhões nas unidades ao longo de 2022. “A maior parte desse investimento é no Rio Othon Palace, nosso principal produto. O hotel receberá 11 novas suítes, modernizando o hotel e oferecendo cada vez mais serviços”, explica.

Atualmente, a marca tem estudado a abertura de unidades em São Paulo, segundo Chaves. “Considerando o desempenho dos nossos produtos, estamos buscando expandir para o estado vizinho, ao mesmo tempo em que reforçamos nossa presença no Rio. Nesta nova realidade, sugiram novos públicos e necessidades. As pessoas buscam mais momentos com a família e justamente por isso estamos nos adaptando ao bleisure, unindo trabalho e lazer”, finaliza. (Por Lucas Barbosa)


Copa Sul (RJ) investe em melhorias e inclusão

Empreendimento carioca tem realizado reformas para atender a pessoas com necessidades especiais

Localizado em Copacabana, o Copa Sul Hotel tem feito investimentos em melhorias para garantir a inclusão de pessoas com necessidades especiais. Segundo Mônica Aguiar, gerente geral do hotel carioca, a adaptação da estrutura para atender a esse público está acontecendo de forma gradativa.

WTM-LA - Mônica_Aguiar“Estamos em um momento de transição, visando a inclusão. Por isso, estamos construindo um apartamento totalmente adaptado para pessoas com necessidades especiais. Com essa iniciativa, queremos estimular essas pessoas a viajar, e principalmente garantir o bem estar delas, que é nosso principal foco”, pontua.

Além disso, o Copa Sul também tem investido em mão de obra, ampliando o quadro de funcionários para atender à alta da demanda por hospedagem e serviços.

Ocupação

Nesses primeiros meses de 2022, a ocupação média do Copa Sul Hotel tem ficado entre 70% e 80%. “Isso tem dado um estímulo para o hotel e toda a equipe. Estamos vendo a luz no fim do túnel. Obviamente temos muitos ajustes para fazer, mas acredito que essa expectativa faz com que renovemos nossa esperança de voltar ao patamar do pré-pandemia”, completa Mônica.

Para os próximos meses, o hotel espera ocupação máxima nos feriados da Páscoa e do carnaval, em abril. “Além disso, também temos uma procura muito grande para o Rock In Rio e outros eventos, em que vamos atingir nosso pico de ocupação”, finaliza. (Por Lucas Barbosa)


Viagens corporativas faturam R$ 4,86 bilhões em janeiro

Receita do setor praticamente dobrou em um ano, segundo levantamento

No setor de viagens corporativas, a recuperação já é uma realidade. De acordo com Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da Alagev (Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas), o segmento faturou, em janeiro deste ano, R$ 4,8 bilhões. O resultado representa avanço de 91,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados fazem parte do LVC (Levantamento das Viagens Corporativas), feito pela entidade em parceria com a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). “Apesar do volume que tivemos em janeiro, é importante ressaltar a fragilidade da base comparativa, e destacar que ainda estamos performando 14,9% abaixo em relação aos primeiros meses de 2020”, destaca Giovana.

“Por outro lado, há boas expectativas e indícios de uma retomada. A dúvida que fica diz respeito à velocidade com que ela vai acontecer, por conta do momento político no Brasil, do conflito no leste europeu e da inflação, que eleva custo de passagens e combustíveis, fazendo com que o setor de viagens corporativas desaqueça”, completa.

A executiva credita o avanço a diversos fatores, como o retorno das atividades presenciais, devido ao aumento do índice de vacinação no Brasil. “O cenário atual tem estimulado a realização de eventos corporativos, além da vontade de as pessoas se reconectarem. Isso tudo gera aumento nas viagens, no comércio e na economia. São pontos muito importantes para o nosso mercado”, explica.

Para o restante do ano, Giovana afirma que deve haver continuidade do crescimento da demanda corporativa. “O que muda é que neste momento as empresas devem analisar mais minuciosamente quais eventos funcionam para elas, se condizem ou não com o perfil, entre outros fatores. Hoje, o orçamento das viagens corporativas está reduzido em quase 50% frente a 2019, o que deve estimular ainda mais essa reflexão por parte das empresas”, finaliza.

Na pesquisa, foram levados em consideração setores como transporte aéreo e rodoviário, meios de hospedagem, restaurantes, agências e operadoras, locadoras de veículos, entre outros. (Por Lucas Barbosa)


Beach Park mira segmento B2B no segundo trimestre

Empreendimento vem criando campanhas para incentivar o setor

Com o fim do primeiro trimestre e da alta temporada de verão, o Beach Park se prepara para os meses de baixa nas demandas de lazer. Já prevendo o declínio natural das reservas de famílias, o empreendimento volta seus esforços para atrair o mercado corporativo. Segundo Ivan Dias, gerente Comercial da unidade, campanhas vêm sendo desenvolvidas para estimular o segmento B2B.

“Lançamos campanhas para parceiros na semana passada com condições especiais para operadoras e OTAs. Nosso foco é trabalhar os meses de abril, maio e junho, além de aquecer os motores para a temporada de julho”, conta o executivo em entrevista ao Hotelier News durante a WTM-LA. Dias ressalta que o Beach Park promoverá ações específicas também para agências de viagens, com campanhas e premiações.

WTM- LA - Ivan dias

Apesar das férias de verão e Carnaval, o primeiro trimestre não foi como o esperado. As incertezas trazidas pela variante Ômicron puxaram as vendas de janeiro para baixo, bem como o receio de muitos turistas em viajar no feriado de fevereiro.

“A temporada foi boa dentro do cenário que estávamos vivendo, mas não foi excelente. Tivemos um cenário preocupante com a nova cepa, o que desacelerou as vendas em janeiro. Entretanto, não tivemos grandes volumes de cancelamentos e reembolsos”, avalia o gerente.

Em comparação com o verão de 2020 — ainda em pré-pandemia — o Beach Park ficou 30% abaixo em termos de faturamento em 2022. Dias explica que, além da variante, o setor aéreo vem se mostrando um agravante. “É sempre um tema sensível, mas este ano está mais difícil, pois as passagens estão muito caras. Agora, estamos em um momento positivo e acreditamos que 2022 será um grande ano”, finaliza. (Por Nayara Matteis)


Itacaré (BA) e a diversificação da experiência turística

O destino baiano aposta, além das atrações turísticas, no A&B para elevar experiência

“Itacaré fez o dever de casa”. Assim declarou José Alves, secretário de Turismo e Cultura do destino baiano, sobre este momento de retomada do setor. “Conseguimos capacitar bem a nossa mão de obra neste momento, estruturar cada vez melhor os empreendimentos hoteleiros e serviços oferecidos”, pontuou em entrevista ao Hotelier News.

WTM-LA - José_AlvesDe acordo com Alves, a pandemia estimulou o turismo a repensar suas estratégias. “No período, começamos a analisar nossas ações, para entendermos o que poderia ser melhorado neste retorno. Por exemplo, aumentamos nossa oferta de beach clubs, oferecendo uma estrutura melhor para quem quer ter seus momentos de lazer sem abrir mão do conforto”, completa.

Segundo o secretário, a ocupação hoteleira na cidade tem dado sinais evidentes de recuperação desde a segunda metade do ano passado. “Desde agosto de 2021, temos registrado ocupação em torno de 70%, chegando a 100% nos feriados. E essa performance tem se repetido neste começo de 2022”, explica.

Atualmente, Itacaré conta com aproximadamente 6 mil UHs, divididas entre hotéis de alto padrão e pousadas. “Estamos bem estruturados para atender a todos os bolsos e gostos”, ressalta.

A importância do A&B na experiência do viajante

Alves afirma ainda que o segmento de A&B (Alimentos & Bebidas) também tem contribuído consideravelmente para a recuperação do turismo em Itacaré. “A gastronomia na nossa cidade é um atrativo à parte. “Então, alinhados à excelente estrutura hoteleira da qual dispomos, a gastronomia e os eventos garantem uma experiência completa e diferenciada”, finaliza. (Por Lucas Barbosa)


Com 2 unidades, Wyndham Alltra abre caminho no mercado sul-americano

Marca all inclusive atende a diferentes perfis de público

Em outubro de 2021, a Playa Hotels & Resorts uniu forças com a Wyndham Hotels & Resorts para o desenvolvimento de uma nova bandeira voltada ao segmento all inclusive. Batizada de Wyndham Alltra, a marca é a 22ª do portfólio da rede norte-americana e visa atender ao aumento da demanda por empreendimentos com tudo incluso, impulsionada pela pandemia nos últimos anos.

“A proposta é trazer propriedades com a possibilidade do cliente experimentar um all inclusive de alta qualidade e tarifas competitivas, sempre respeitando nossos pilares de gastronomia, wellness e entretenimento”, explica Jessica Fabbrini, representante de Vendas do Playa Hotels para a América Latina. “Repaginamos o conceito de entretenimento dentro de hotéis all inclusive, pois observamos que o cliente latino-americano está em busca de empreendimentos que respeitem os protocolos e ofereçam experiências gastronômicas e de bem-estar”, acrescenta.

Até o momento, a Wyndham Alltra conta com duas propriedades — uma em Cancún e outra em Playa del Carmen. O Wyndham Cancun – All Inclusive Resort é voltado para famílias, enquanto o Wyndham Alltra Playa del Carmen tem como foco principal o público adulto e não recebe crianças.

WTM- LA - wyndham alltra

Verónica Sarmiento e Jessica Fabbrini

“O perfil de público de Playa del Carmen são jovens e adultos. Já as famílias buscam mais reservas na região de Cancún. Os clientes têm se mostrado muito satisfeitos e realizamos algumas adaptações nos empreendimentos, com reformas nas áreas de A&B (Alimentos & Bebidas) e lobby – o que trouxe um frescor para os hotéis”, complementa Jessica.

Verónica Sarmiento, diretora de Vendas & Marketing do Wyndham Alltra Playa del Carmen, salienta que o posicionamento da marca em ambos os nichos reforça a ideia de que a bandeira está ao alcance de todos, mas sem deixar seus pilares de lado.

“É uma marca fresca, dinâmica que chega para atender ao segmento all inclusive com experiências e significado. Os produtos foram bem aceitos pelo público, principalmente pelos mais de 9 milhões de membros do Wyndham Rewards. Queremos que os resorts sejam uma oportunidade para os clientes se conectarem com a cultura local”, destaca a diretora.

Público brasileiro

Em março, as ocupações dos empreendimentos chegaram a 70%, com grande expressividade do público brasileiro. Dentre as demandas latino-americanas, o Brasil está entre os principais emissores de hóspedes dos resorts, competindo diretamente com Argentina e Paraguai.

Durante a WTM-LA, Verónica pontua que a Wyndham Alltra busca abrir novos caminhos no mercado sul-americano. “A bandeira tem muita força nos EUA e Canadá. Agora, estamos buscando oportunidades com nossa equipe na América do Sul para apresentar o produto. São resorts com valor agregado e estamos com ocupações positivas”, finaliza a diretora. (Por Nayara Matteis)

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis, Lucas Barbosa e Bruno Churuska/Hotelier News