Visit Pernambuco: Como escalar seu negócio e multiplicar suas vendas do zero

A última palestra do primeiro dia do Visit Pernambuco foi a do consultor, treinador de vendas e turismólogo Bruno Barbosa, que abordou a importância desenvolver uma estratégia validada para escalar um negócio de turismo e multiplicar as vendas. Fundador da primeira escola do turismo do Brasil, a Entur, o executivo, que atua na aceleração de negócios turísticos, comentou sobre a necessidade de criar processos comerciais, conhecimento e prospecção em múltiplos canais.

O consultor destacou também a utilização da IA (Inteligência Artificial) para potencializar o crescimento dos negócios, a exemplo, do uso da tecnologia para análise de dados e planilhas. Já as landing pages permitem qualificar o lead, preparar para a compra e permitir o rastreamento do anúncio.

Para escalar ainda é preciso um software de gestão financeira, ter ferramentas de conversa (WhatsApp), soluções de análise de dados, CRM de vendas, um script de vendas validado, um processo de vendas organizado, conta em plataforma de anúncios (Meta, Google, Linkedin, entre outros), além de desenvolver um ambiente de crescimento na cultura da empresa.


Como gerar mais resultados para o seu hotel

Durante a palestra sua palestra no Visit Pernambuco, Lúcio Oliveira lembrou que apesar dos avanços do turismo, ainda falta muita estratégia para que a atividade possa se destacar mais. “É preciso conhecer o produto, o público-alvo e ter uma estratégia que englobe os três pilares: marketing, comunicação e vendas. Sem o marketing não se tem uma comunicação assertiva e sem isso não se chega às vendas”, afirmou.

De acordo com o especialista, é preciso investir não apenas no marketing direto quanto no digital e no tradicional (outdoor/ outbus). “Sabemos que o marketing te faz ser enxergado, a comunicação engaja e atrai até a conversão em vendas. É preciso também conhecer bem a praça e saber exatamente onde as pessoas que quero atingir estão”, lembrou.

O palestrante também deu dicas sobre a importância de desenvolver perguntas poderosas na triagem do cliente, tais como: “Qual o motivo da sua viagem? Quais os roteiros e destinos de maior interesse? Quando pretende viajar? Quem irá acompanhar?”, provocou.

Raphael Medeiros

Medeiros deu um panorama sobre como criar a estrutura de um funil lucrativo

Criando um funil de vendas lucrativo

Dando contiuidade à programação do Visit Pernambuco , o especialista em marketing digital Raphael Medeiros deu um panorama sobre como criar a estrutura do funil lucrativo para impulsionar os negócios e atividades do setor de turismo e hotelaria.

Segundo o palestrante, desenvolver estratégias multicanais é importante não apenas para os hotéis se destacarem no setor. “É necessário ter um conteúdo de qualidade, fazer anúncios, utilizar ferramentas de automação de marketing, otimizar processos, ter uma abordagem de venda consultiva e só desistir do cliente quando ele disser não quero”, enumerou Medeiros.


5º Visit Pernambuco é aberto em Porto de Galinhas

Inaugurada em atmosfera festiva e sob os acordes animados do frevo, a 5ª edição do Visit Pernambuco teve seu ponto de partida hoje (4), no Convention Center do Armação Resort, em Porto de Galinhas (PE). Já consagrado no calendário turístico de Pernambuco, o encontro visa fomentar o turismo de lazer no estado e tem uma expectativa de movimentação de negócios que ultrapassa os R$ 100 milhões. Ao todo, mais de 130 profissionais (compradores e fornecedores) participam do evento.

A agenda do Visit Pernambuco estende-se até amanhã (5), oferecendo não apenas rodadas de negócios entre compradores e fornecedores, mas também uma área de exposição que destaca destinos e hotéis associados à AHPG (Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas). Para além das negociações, os participantes terão a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos na programação de palestras do encontro.

Hoje, tópicos como gestão do tempo e inovação, funil de vendas lucrativo, comunicação e vendas, além da jornada do cliente, estarão em pauta. Amanhã, os painéis oferecerão uma visão do cenário do turismo no Brasil e no mundo, complementados por mesas redondas envolvendo operadoras de turismo e companhias aéreas. No ano passado, a agenda também foi intensa – e pode ser relembrada aqui.

Visit Pernambuco - abertura oficial 2023

Não faltaram frevo e um clima de otimismo na abertura do Visit Pernambuco

O evento recebe também uma caravana com 150 agentes de viagens de Pernambuco, em uma parceria com a Abav-PE. Além disso, o Visit Pernambuco trouxe ainda 50 participantes da América Latina e da Europa, além de 250 empresas de turismo apoiadas pelo Sebrae-PE para desenvolvimento dos micro e pequenos empreendedores.

Abertura

Durante a abertura oficial do evento, Eduardo Tiburtius destacou a importância do Visit Pernambuco para todo o trade local. “Temos um setor muito unido e fortalecido. Costumamos dizer que nossa concorrência é muito saudável e estamos sempre impulsionando um ao outro. Tivemos um 2023 desafiador, especialmente com a alta nos preços de passagens aéreas, mas esperamos um 2024 exitoso, pois estamos sempre nos reiventando”, disse o presidente da AHPG.

Já Otaviano Maroja, presidente do Porto de Galinhas Convention Bureau, ressaltou a crucial interação entre os profissionais durante o evento, assumindo um papel aglutinador para fomentar diálogos e buscar melhorias em toda a região. “Assumimos esse papel de player aglutinador, trazendo sempre o mercado para conversar e indo em busca de melhorias para toda a região”, destacou.

Presidente da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco), Eduardo Loyo ressaltou em sua fala que foram realizadas ações no Uruguai, Paraguai e Argentina ao longo do ano, assim como nos principais destinos emissores nacionais e internacionais. “Porto de Galinhas é um dos principais destinos do Brasil e cresce a cada ano pela união das pessoas que fazem o trade local. Além disso, é uma referência por ser pautado pela responsabilidade social e ambiental, seja com iniciativas para preservação das tartarugas marinhas ou capacitação da comunidade para inserção no mercado de trabalho”, lembra.

Já Mario Pilar, secretário municipal de Turismo do Ipojuca, preferiu reforçar a importância do Visit Pernambuco para o destino. “Hoje é um dia de celebração. É impossível falar do turismo no Brasil sem mencionar Porto de Galinhas. Visitamos quase toda a América Latina, o interior de São Paulo, Brasília, Minas Gerais e tantos outros locais, mostrando as belezas do nosso destino. Então, hoje é um dia de coroamento para os operadores que nos ajudaram a vender o nosso destino”, ratificou.  

* De Rachel Motta, especial para o Hotelier News

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Visit Pernambuco e Rachel Motta