A hotelaria de Pernambuco vem testemunhando um aumento significativo na ocupação para os dias de Carnaval. De acordo com dados da ABIH-PE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco), os principais polos da festa, como Recife e Ipojuca, atingiram o patamar máximo de ocupação. As cidades contam com, respectivamente, 15,7 mil e 17,9 mil leitos. No Reinado de Momo é esperado 10% de crescimento em comparação ao mesmo período do ano anterior.

“Quando falamos em uma ocupação de 95% ou próximo disso, na verdade já marcamos um número extremamente positivo, algo que para nós representa praticamente a totalidade, levando-se em conta o quantitativo de quartos que precisam estar em margem de segurança para alguma eventualidade”, explica Carlos Periquito, presidente da ABIH-PE. Segundo ele, o período carnavalesco é um atrativo tanto para o turista interno quanto para os que vêm de fora, conforme informa o Diário de Pernambuco.

“A representatividade de Pernambuco nesta época movimenta toda a cadeia do turismo, incluindo a ampliação no número de voos, no consumo de alimentos e bebidas e todo um aquecimento conjunto da economia”, complementa.

“Nossa projeção é de um mês de fevereiro excelente, sobretudo no litoral. Ao fim do Carnaval, já estamos na mira do aumento da procura pelo turismo de lazer, seguido pelo nicho de eventos e negócios e, em seguida, um fortalecimento com a Semana Santa, se estendendo até junho, quando o ciclo de interesse deve recomeçar”, detalhou.

Projeção animadora para o primeiro semestre

Além do Carnaval, a expectativa é de uma recuperação contínua ao longo do semestre, com destaque para o turismo de lazer, eventos e negócios, e a proximidade da Semana Santa. Mesmo considerando os desafios deixados pela pandemia, a rede hoteleira está otimista com os sinais positivos e trabalha na manutenção de incentivos fiscais para impulsionar ainda mais o setor.

Em destinos como Olinda e Porto de Galinhas, a ocupação também se destaca, além das oportunidades profissionais. Em Olinda, a geração de postos de trabalho temporários cresce entre 20% e 30%, enquanto em Porto de Galinhas, o aumento na procura por reservas já foi antecipado desde o Réveillon.

No interior do estado, cidades como Bezerros e Pesqueira também se destacam na ocupação de hospedarias, impulsionadas por atrações locais como os papangus e caiporas.

Além dos feriados, o Centro de Convenções de Pernambuco tem planos de dobrar a quantidade de eventos este ano, o que deve colaborar para o resultado do estado.

(*) Crédito da foto: Fgmsp/Pixabay