Segurança, privacidade, conforto e conveniência são alguns dos principais pré-requisitos buscados por hóspedes. E, quando se trata de hospedar celebridades, garantir esses aspectos essenciais é ainda mais importante e desafiador. A foto que ilustra esta matéria foi tirada em 2014, durante a passagem da banda One Direction no Brasil, e se engana quem pensa que o cenário atual é muito diferente disso.

Recentemente, a cantora Taylor Swift agitou uma legião de admiradores brasileiros, aglomerados em frente ao Hotel Fasano, na capital fluminense. Os fãs da artista se amontoaram, por horas, frente ao empreendimento onde a loirinha estava hospedada. A Polícia Militar precisou se mobilizar para reforçar a segurança da área, informou, na época, o G1.

Klaus Ziller, gerente geral do Hilton São Paulo Morumbi, destaca que a chegada de pessoas famosas exige da operação uma atenção meticulosa, desde o transporte até detalhes de segurança. “Preservamos todas as partes possíveis, atendendo às solicitações, para não impactar a experiência dos hóspedes gerais”, declarou o profissional, em entrevista ao Hotelier News.

Outra questão delicada é o aumento da demanda por mão de obra qualificada e especializada, visto que é uma situação atípica. “Em operações fora da rotina, estruturamos a equipe e contamos com profissionais adicionais, já treinados, para nos apoiar nesses momentos. A cibersegurança é uma prioridade em todos os momentos, mas a atenção extra principal está no aspecto físico, em evitar invasões”, conta Fabio Belletti, gerente de Hospedagem do Hilton São Paulo Morumbi. “O objetivo, além de garantir a segurança do artista e da propriedade, é que esse tipo de coisa passe desapercebida pelo viajante comum”, acrescenta.

Existem alguns empreendimentos que, de praxe, recebem hóspedes com perfil mais exclusivo, como é o caso do Nannai Muro Alto, localizado em Ipojuca (PE). “O público do resort já busca segurança, privacidade e exclusividade. Nós já desenvolvemos uma estrutura de segurança física e digital, mas, quando há um hóspede com perfil mais público, como artistas nacionais ou internacionais, nós tomamos alguns cuidados internos”, revela Carlos Lavecchia, gerente de Hospedagem do empreendimento.

A segurança não é o único desafio

Entre os cuidados citados por Lavecchia estão a comunicação interna com a equipe, enfatizando questões de sigilo e privacidade. “Além disso, a gente se coloca à disposição da equipe de assessoria e segurança daquela pessoa, para que possamos nos mobilizar de forma conjunta.”

Aliás, a segurança nem sempre é um desafio. Lavecchia enfatizou que, quando famosos viajam à trabalho, a situação é sempre mais delicada. “Shows, feiras, workshops, palestras… todas essas atividades profissionais são muito divulgadas pela equipe do profissional, porque querem que o público esteja presente. Então, claro, é mais difícil manejar do que quando o artista, simplesmente, sai de férias”, comenta o executivo.

Além de todos os aspectos que envolvem a privacidade da pessoa pública, também existem particularidades que dependem da atividade profissional desse hóspede. “Como o nosso produto já é personalizado, buscamos as preferências alimentares e de quarto, além dos horários de cada cliente. É padrão pedir a lista de solicitações, mas quando é uma pessoa pública, essas solicitações são mais fortes, mais volumosas”, revela Lavecchia.

Ele conta que as solicitações vão desde tipos específicos de comida e bebida, com tudo muito bem controlado, até questões estruturais. “Já tivemos que adaptar unidades para atender às exigências de silêncio, isolamento acústico e iluminação, que são fatores importantes para o bem-estar de cantores, por exemplo”, finaliza

(*) Crédito da foto: Andre Freitas/Ag News