Aqui no Hotelier News já deixamos claro a importância da presença no TikTok para os hoteleiros. Para reforçar essa ideia, o Skift reuniu alguns cases de sucesso de divulgação de marcas hoteleiras no aplicativo. Antes de prosseguir, uma dica e um spoiler: a missão para quem produz conteúdos nessa rede é criar vídeos curtos e bem feitos, mas que passem a sensação de autenticidade para os usuários.

Certo é que conteúdos de hotelaria vem ganhando popularidade e relevância na plataforma. Com isso, algumas marcas ganham a possibilidade de fazer campanhas de marketing de baixo custo atingindo públicos desejados com facilidade.

Se ainda não está convencido de que o aplicativo conhecido pelos vídeos de dança é capaz de estimular viagens e reservas de hospedagens, veja alguns números interessantes. Abaixo, alguns exemplos de tags bastante relevantes nos últimos tempos:

  • #besthotel (33 milhões de visualizações)
  • #hoteldesing (mais de 33 milhões)
  • #smallluxuryhotels (mais de 3 milhões)

“O TikTok não é mais considerado um aplicativo de tendência de dança para adolescentes”, alega Richard Hyde, diretor administrativo da Small Luxury Hotels. “A plataforma está envelhecendo rapidamente. Vimos o envolvimento de usuários de todas as idades em nossa conta Small Luxury Hotels of the World”, completa.

A AdWeek, publicação americana sobre comércio e publicidade, relata que, à medida que o aplicativo baseado na China se torna mais sofisticado, a idade média dos usuários continua a aumentar. Vale destacar que o TikTok foi o app mais baixado de 2021, com 656 milhões de downloads. “Não importa a geração do usuário, o apelo do conteúdo é universal”, diz Hyde.

Por abranger um público cada vez mais diverso, o Tik Tok é bastante vantajoso para marcas e empreendimentos independentes ou com recursos limitados. Outra vantagem é que a promoção de conteúdo gerado pelo usuário pode economizar na contratação de talentos, além de capitalizar a base de seguidores.

Engajando hotéis

Entre as ações do Small Luxury Hotels neste canal está a captura de imagens da Villa Franca, em Positano, que já conta com mais de 400 mil visualizações. Outra campanha bem-sucedida foi para o The Retreat Elcot Park, que surfou na onda da série Bridgerton, da Netflix.

Com a tag do seriado em alta no TikTok e usando um trecho da série, o hotel se colocou como uma opção de destino para fãs do programa. “O TikTok alcançou um público de 50 mil, 86% dos quais descobriram o vídeo por meio da página For You, o que significa que eles ainda não estavam nos seguindo”, alega Hyde. “Além da capacidade de descoberta, os ‘salvas’ são uma métrica importante para nós”, explicou. “Os usuários agora estão salvando os destinos que gostariam de visitar no futuro.”

Outro caso de sucesso foi a campanha para os Pod Hotels de Nova York, EUA. Neste caso, por conta da equipe reduzida de marketing digital, a estratégia foi patrocinar uma estadia para influenciadores da plataforma. Um dos posts derivados da campanha alcançou sozinho mais de 668 mil curtidas, o que revela a força do marketing de testemunho.

“Queremos que o consumidor veja que nossos quartos são divertidos, funcionais e que há espaço suficiente aqui”, comenta Shanna Soares, diretora de Marketing e Estratégia Digital da Pod Hotels. “Mas para outros, pode não ser para eles. É uma grande oportunidade para eles verem isso também. Esses vídeos são uma forma de sermos super autênticos”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Solen Feyissa/Unsplash