A rede social TikTok é conhecida por seus vídeos de dança e música pop. Para a Geração Z, contudo, o aplicativo vem sendo cada vez mais usado como mecanismo de busca. Por meio do algoritmo, usuários estão utilizando a ferramenta para encontrar informações surpreendentemente adaptadas aos seus gostos pessoais, aponta O Globo. Neste cenário, cabe a seguinte questão: hoteleiro, você está presente nesta rede? Se não, é hora de pensar seriamente a respeito.

Isso porque o aplicativo “queridinho” dos usuários está chamando cada vez mais atenção da hotelaria e das empresas de viagens, que têm desenvolvido estratégias na plataforma para atingir novos públicos.

A Meliá Hotels International, por exemplo, chegou à rede com o intuito de compartilhar experiências de luxo, destinos dos sonhos e propostas gastronômicas para atrair o consumidor, que demonstra um comportamento completamente novo em sua jornada de compra. O formato de vídeo do aplicativo permite que provedores de viagens e hotéis transporte os espectadores para um destino ou empreendimento, enquanto exibem os pontos altos de sua marca.

Jornada de compra

À medida que o comportamento do consumidor se torna mais e mais digital, o universo de maneiras de encontrar informações no mundo online está se expandindo. Justamente por isso, os hoteleiros precisam estar atentos a este movimento. É necessário estar onde o público interage, pois a jornada de compra é longa e envolve diversas etapas. Para a Geração Z, por exemplo, o TikTok é uma das principais oportunidades de ter contato com as marcas.

O trajeto envolve, primeiramente, a procura por um produto ou destino. Em seguida, é necessário despertar o desejo do consumidor, o que pode ser feito de diversas formas: vídeos atrativos, boa comunicação, linguagem atrativa, entre outras estratégias.

Vale lembrar que, na primeira etapa, o viajante ainda não decidiu por um destino ou empreendimento, mas sempre busca inspiração na internet, o que mais uma vez reforça a importância de o hoteleiro estar no TikTok. A internet também é a principal fonte para planejamento da viagem. Esse fator, aliado ao crescimento do uso dos smartphones, eleva o TikTok ao status de ferramenta indispensável.

Ao longo desta jornada, as marcas precisam estar presentes em todos os pontos de contato com o cliente e, hoje, o TikTok é um dos mais crescentes, visto que uma pesquisa no app geralmente é mais interativa do que digitar uma consulta no Google, por exemplo. Ao invés de apenas percorrer uma lista enorme de textos, os membros da Geração Z coletam recomendações de vídeos para identificar o que estão procurando.

(*) Crédito da foto: nikuga/Pixabay